Adoro aleatoriedade! Mas discordo de que re-rolagem (rerrolagem?) é uma solução à questão sorte! Gosto de jogos que te dão opções de lidar com os resultados dos jogos! Dois exemplos de jogos da minha coleção que adoro e, que usam dados como principal mecânica são As Viagens de Marco Polo e A Batalha dos Cinco Exércitos... Um euro e um ameritrash. Estes dois jogos dão opções de ações quaisquer que sejam os resultados dos dados. Se por "acaso" numa rolagem de cinco dados no Marco Polo eu obter os resultados 1, 1, 1, 1 e... 1. eu terei muitas opções para jogar, sete camelos ou sete moedas ou uma combinação desses recursos, só pra começar, as multas custarão apenas uma moeda, as viagens ficarão mais baratas e etc. (poucos recursos? sim! Mas ainda há opções!). O mesmo ocorre com o Batalha dos Cinco Exércitos. Saíram apenas alistamentos na rolagem do turno? com o exército das sombras você pode se mover com os morcegos ou usar a habilidade de Bolg, com os Povos Livres vc vai reforçar suas defesas e, dos dois lados do conflito, há cartas poderosas que podem ser usadas com o resultado dos dados... (não poderei atacar? Não! Mas ainda há opções!).
Agora, notem que outros jogos lidam de forma diferente com a aleatoriedade dos dados. Xcom é um exemplo (ele e os demais jogos citados fazem parte da minha pequena coleção), nele não hã compensação, um resultado ruim É um resultado ruim! (e o dado de seis faces tem apenas duas delas com o resultado que os jogadores precisam...) A primeira coisa que eu digo a quem vai jogar pela primeira vez Xcom é: "Não podemos ficar dependentes dos dados, se tivermos que rolá-los o tempo todo, vamos perder!".
Então como proceder nesse caso? Bom, com o tempo (e as derrotas!) percebi que Xcom quer que os jogadores desenvolvam tecnologias e saibam qual a melhor hora de aplicá-las e onde concentrar seus esforços (onde concentrar o maior numero de dados). Eu entendo que os jogadores "torçam o nariz" para xcom devido justamente a essa "curva de aprendizagem" muito longa de como lidar com os dados, mas depois que vc entende o jogo brilha!
Adoro aleatoriedade! Mas principalmente, adoro descobrir como as mentes criativas dos game designers a usam de forma instigante (depois que eu entendo como é que eles querem que eu como jogador a use) em seus jogos!