Quando falamos em eventos para demonstração de jogos em desenvolvimento (protótipos) todo mundo já pensa no eixo RJ-SP, mas existe uma cena que já não está tão tímida na região do Vale do Itajaí em Santa Catarina.
O evento chamado de Vale do Ludo, realizado na cidade de Blumenau(SC), que tem como porta voz o entusiasta João Rodrigues (conhecido na região como Agile), está se tornando como um ótimo celeiro de ideias e vitrine de jogos em desenvolvimento de game designers catarinenses.
Na edição de 2017, levamos o protótipo em estágio avançado do Grasse (jogo de autoria da minha esposa biancamelyna, na qual sou co-autor). Mas, para minha surpresa, esbarrei com muitos projetos legais que quero compartilhar com vocês.
Vassalos(My Lord)

Tinha jogado uma versão de mais ou menos um ano atrás. O jogo do fabriciobnu, que é um dos cabeças do grupo 4fun de Blumenau, está mecanicamente muito bom. O Vassalos (ou My Lord, ainda não sei se o nome foi mudado) é um WP bem rápido e estratégico com uma forma de pontuar bem peculiar, com um ponto ótimo de mercadorias que você deve entregar para o clero ou para o senhor feudal. Disparado foi um dos meus favoritos do evento.
Seizon

Abstrato do prolífico RafaArrivabene, onde uma cobra deve comer um dos dois sapos do adversário, e os sapos por sua vez tem que sobreviver aos ataques da cobra. O jogo tem uma inspiração no jogo de celular snakes e me lembrou vagamente o clássico Bagha-Chall. Um jogo assimétrico que vale a pena ficar de olho.
Card-Heroes

Card game cooperativo com forte influência do jogo de PC “Darkest Dungeon” onde o posicionamento do seu personagem do time é melhor ou pior para certas habilidades. Os inimigos usam a mesma mecânica de posicionamento que é o forte do jogo. Apesar de não ser o meu estilo favorito, o Card-Heroes vai agradar com certeza o pessoal que gosta de coops. Inclusive pode ser utilizado como um ótimo filler, pois as partidas são bem rápidas, em 3 deu mais ou menos 20 minutos.
The Game of Mugs: The Drink of the Drunks

O que esperar de um Party Game feito em Blumenau a terra da Oktoberfest e da cerveja? Um drink game para maiores ora! Cada jogador controla um personagem bebedor de um país específico que tem é mais forte para uma bebida e mais fraco para outra. Não consegui jogar esse, mas a mesa sempre estava muito agitada, com muitas gargalhadas (e não tinham bebidas reais nesse dia).
I Ching (nome provisório)

Outro jogo do Arrivabene, um set collection com inspiração no I Ching. O protótipo estava lindo com toda uma simbologia temática.
Grasse

Esse é o nosso filho mais querido. Jogamos ele com um pessoal eurudo casca grossa, e os feedbacks foram melhores do que esperávamos.
Estes foram os que acabei jogando ou observando com mais atenção, mas além desses, tínhamos o Bollywood Card Game, os jogos da linha Rotfather, RPGs autorais e outros que infelizmente não tive tempo de acompanhar.

Além dos protótipos o evento contou com a participação da editora Kronos Games Kronos Games. O Persio e a Angélica, proprietários da editora e super simpáticos, estavam apresentando o seu mais recente lançamento “Spartacus”, que estava disponível para jogar.

O evento ainda contou com diversos produtos artesanais de temática nerd, pintores de miniaturas, videogames retro, palestras de desenvolvedores de games indie, painel de Star Wars, etc. Faltou foi tempo! E que venha a edição de 2018!