Os tipos de cartas no Magic the Gathering. PARTE IV.
Bem-vindos novamente caros leitores, hoje damos continuidade às nossas matérias sobre o universo do jogo de cartas colecionáveis, Magic the Gathering. Como dito em nossa matéria anterior hoje iremos conhecer um tipo de carta entre os mais recentes que foram adicionados ao jogo; as cartas de Planinautas.
O que são Planinautas?
Como já foi dito em nosso primeiro artigo os Planinautas/Planeswalkers são poderosos praticantes de magia que são capazes de viajar entre os diferentes mundos/planos que existem através do multiverso. Embora cada um desses mundos possua magos poderosos de diferentes raças e culturas eles não conseguem fazer essa travessia entre os planos. Somente aqueles que despertaram sua Centelha de Planinauta conseguem atravessar as Eternidades Cegas, que são uma forma de espaço vazio que está entre e ao mesmo tempo ligando todos os planos. Também como já foi dito, os jogadores de Magic The Gathering representam poderosos Planinautas lutando entre si e as cartas de Planinautas dentro do jogo representam aliados que você convoca para auxiliar nessa luta.
Como a Centelha de um Planinauta desperta?
Geralmente a Centelha desperta após um evento extremamente traumático ou uma experiência de quase morte. Isso é uma amarga verdade para quase todos os Planinautas, em algum momento crítico de suas vidas, quando eles se encontravam à beira da morte, suas Centelhas despertaram levando-os para outro mundo. Muitos imaginam que isso pode ser um mecanismo de defesa final que se ativa inconscientemente, no último momento, para garantir a sobrevivência do ser. Mas em alguns casos a própria vida do mago não precisa estar em risco, algumas vezes o que está em risco é sua sanidade, em outras a Centelha despertará devido à grande fúria ou grande pavor. De qualquer forma dificilmente é um evento ligado a momentos agradáveis…
Como funcionam as cartas de Planinautas?
Elas funcionam de maneira quase similar às cartas de criaturas. Exceto que os Planinautas não possuem ataque além de algumas pequenas peculiaridades relativas ao Combate e Mágicas. Na imagem em anexo vocês podem conferir a carta da Planinauta “Nissa, Voz de Zendikar” com legendas para seus principais detalhes. Abaixo segue a descrição e as informações referentes às regras de cada um desses detalhes.
- - - Nome e Custo: Não há muito o que ser dito, você vai ter o nome/título da carta além de seu custo para invocar a mágica. Muitos Planinautas tem diversos nomes conforme as coleções e as histórias das quais eles participam avançam. Isso significa que cada carta com nome ou título diferente terá também habilidades diferenciadas. Como as Criaturas e Feitiços você só pode jogar cartas de Planinautas durante a sua Fase Principal, a menos é claro, que um efeito ou habilidade o permita fazer isso durante outras fases.
- - - Tipo de carta e Sub-tipo Lendário: O tipo de carta Planeswalker permaneceu em inglês na versão brasileira do jogo, mas pelo menos não é uma palavra tão distante do termo Planinauta que muito já usam em nosso país. O nome/palavra Nissa é um Sub-tipo Lendário o que implica que cada jogador só pode ter uma cartas com esse Sub-tipo em jogo. É uma restrição bem similar às regras de permanentes lendárias que já expliquei no artigo sobre Criaturas e Terrenos*. (Veja o trecho no final desse artigo.)
- - - Lealdade Inicial: As cartas de Planinautas tem uma funcionalidade bem particular que as difere das cartas de criaturas. Como já disse eles não possuem valores de Ataque ou Resistência, mas eles possuem um valor de Lealdade que é, simplificando, o mesmo que energia ou vida deles. No caso da “Nissa, Voz de Zendikar” ela entre em jogo com três pontos de Lealdade, e esse valor pode aumentar ou diminuir conforme o jogo avança. Vocês devem ter notado que não marquei as habilidades da carta, isso porquê essas habilidades estão ligadas à Lealdade da carta.
Cada uma dessas habilidades só pode ser usada UMA VEZ POR TURNO e tem um CUSTO representado por um número. A primeira habilidade dessa carta da Nissa contém um “+1”, isso significa que usar essa habilidade vai ACRESCENTAR um ponto de lealdade à Nissa, da mesma forma que se escolher usar sua segunda habilidade que possui um “-2” você teria que REDUZIR dois pontos de lealdade da Nissa, enquanto sua terceira habilidade tem um “-7” como custo o que não pode ser pago a menos que você use a primeira habilidade da Nissa durante alguns turnos antes de poder usar a última habilidade. Se a Lealdade de um Planinauta chegar a ZERO (ou menos no caso do combate como explicarei adiante) ele será colocado no cemitério.
Mas nem tudo será fácil para você ou seus Planinautas aliados. Como mencionei acima há alguns pequenos detalhes em relação ao combate e efeitos de mágicas que podem afetar as cartas de Planinautas:
- - Combate: Durante o combate o jogador pode normalmente sempre ataca o outro jogador e não as suas criaturas. Eu mencionei →normalmente← pois os Planinautas não são criaturas e como são “considerados” aliados do jogador eles podem ser atacados também. Dessa forma, durante a declaração de atacantes um jogador pode designar quantas criaturas ele puder para atacar um Planinauta do oponente. Mas da mesma forma como um jogador pode escolher criaturas para defender a si mesmo ele também pode designar quantas ele puder para defender seu Planinauta.
Conforme a combate se resolve se alguma criatura chegar a causar dano de combate à um Planinauta, este irá perder uma quantidade equivalente de Lealdade e se a mesma chegar a ZERO ou menos ele será colocado no cemitério.
- - Mágicas: No Magic existem muitas mágicas que podem causar dano nos jogadores, notoriamente a cor Vermelha é especialista nisso, e essas mesmas mágicas podem também atingir os Planinautas de seus inimigos. Essa parte é um pouco mais simples de explicar, sempre que você lançar uma mágica que cause dano a um oponente, você pode optar para que aquela mágica cause seu dano à um Planinauta que aquele jogador controle e assim como no combate se sua Lealdade chegar a ZERO ou menos ele será colocado no cemitério. Note que em vias de regras a mágica ainda tem como alvo o jogador, isso foi decidido para não se mexer demais nos textos de regras e outro detalhe é que você NÃO pode escolher dividir uma parte do dano entre o jogador e o restante no Planinauta dele, o dano inteiro tem que ser atribuído a um dos dois.
Bem meus caros leitores, primeiramente gostaria de pedir desculpas pelo atraso prolongado para a publicação deste artigo. Houve uma série de complicações que me impediram de dedicar o devido tempo para essa tarefa, mas tudo parece resolvido agora. Até a próxima!
Post originalmente feito pelo Colecionador na pagina do Mestre dos dados no Facebook, link logo abaixo:
*Segue o trecho do artigo mencionado para revisão: [A regra é bem simples e se resume da seguinte maneira: “Se um jogador controlar duas permanentes lendárias com o mesmo nome, ele terá que escolher uma delas para permanecer em jogo e colocar a outra no seu cemitério.” (Cemitério é uma zona de jogo onde ficam as cartas descartadas, mágicas lançadas e criaturas que morreram.)]
Mais material relacionado a Magic do canal no link abaixo: