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  3. Cooperatividade é uma mecânica?

Cooperatividade é uma mecânica?

  • avatar
    professor09/03/17 02:00
    avatar
    professor
    09/03/17 02:00
    1120 mensagens MD

    Cooperatividade é uma mecânica? Há quem diga que sim, mas vejamos:

    Um jogo pode possuir unicamente a mecânica de alocação de trabalhadores. Suponha que eu seja o designer desse jogo e então eu resolvo ao invés de utilizar a alocação de cartas eu resolvo substituir essa mecânica por construção de baralho.

    Perceberam como uma mecânica pode substituir a outra?  Agora vejamos o seguinte: Eu posso criar um jogo unicamente com a suposta mecânica cooperatividade? No exemplo anterior será que eu poderia substituir a alocação de trabalhadores pela suposta mecânica cooperatividade? Claro que não! E sabe por que? Por que cooperatividade não é uma mecânica! Simples assim.

    Cooperatividade é um elemento que um jogo pode conter, em diferentes graus, ou nem ter. Se um jogo não possui o elemento cooperativdade ele só pode ser competitivo! Então ou o jogo é cooperativo, ou ele é competitivo, ou um misto desses dois extremos.

    Outro dia foi propagado aos quatro ventos que Pandemic foi responsável pelo aumento da utilização da “mecânica” cooperatividade nos jogos de tabuleiro. Essa falácia foi propagada por ninguém menos que o próprio autor do jogo baseado em uma análise bastante questionável de dados manipulados do BGG..

    Vamos supor que essa informação fosse verdade. Será que os jogos de alocação de trabalhadores ou outras mecânicas cederam espaço para os jogos com a “mecânica” cooperativa?  Claro que não! Jogos cooperativos só se opões as jogos competitivos ou semi-cooperativos, como expus anteriormente. Então se 12% dos jogos hoje são cooperativos (em algum nível), eu digo uma coisa: 88% não são. Acho que esse segundo  número é bem mais expressivo.

    Aonde quero chegar com essa conversa toda? Precisamos entender melhor as informações que se multiplicam e espalham-se rapidamente e analisá-las com mais cuidado antes de tomá-la como verdade. E devemos chegar ao ponto de questionar até mesmo coisas que estão supostamente estabelecidas. Existem 51 mecânicas mesmo? Cooperatividade é uma mecânica?

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    Comentários:

  • MOITA1980
    991 mensagens MD
    avatar
    MOITA198009/03/17 08:22
    MOITA1980 » 09/03/17 08:22

    Também acho esquisito.  Na práxis, está mais para um objetivo ou condição de vitória, do que uma mecânica.  

    2
  • E2EK1EL
    2393 mensagens MD
    avatar
    E2EK1EL09/03/17 08:40
    E2EK1EL » 09/03/17 08:40

    tbm acho que não.

    mas sempre um jogo cooperativo tem outra descrição na mecanica, por exemplo:

    cooperativo, alocação de trabalhadores (Robinson Crusoe)

    ou

    cooperativo, construção de baralhos

    1
  • professor
    1120 mensagens MD
    avatar
    professor09/03/17 08:52
    professor » 09/03/17 08:52

    MOITA1980::Também acho esquisito.  Na práxis, está mais para um objetivo ou condição de vitória, do que uma mecânica.  


    Pois é Moita. Penso da mesma forma.

    E2EK1EL é bem isso. Eu não conheço nenhum jogo formado exclusivamente pela suposta mecânica cooperatividade. Mas conheço jogos unicamente com rolar e mover, blefe, dedução, etc..

    1
  • DWilliam
    650 mensagens MD
    avatar
    DWilliam09/03/17 09:39
    DWilliam » 09/03/17 09:39

    Dentro do meu achismo sem muita pesquisa penso assim: "Mecânica" é um termo com problemas, pois sugere algo maior do que usamos na prática. Em nosso contexto (baseado principalmente no que encontramos no BGG) poderia ser visto melhor como "componente de regra". Por favor, não estou propondo mudar o nome, mas, sim, seu entendimento. Sendo assim, alguns desses "componentes" seriam bem simples e outros compostos por um pequeno conjunto de intruções-regras ("deck building", por exemplo). O importante é que possam ser identificados e reaproveitados em outros contextos de regras/jogos.

    Uma característica desses "componentes de regras" simples seria geralmente não se sustentarem sozinhos em um jogo. Precisam se interligar em mais "componentes de regras" para serem implementados. Por exemplo, "Jogadores com diferentes habilidades" (Variable Player Powers) ou "Eliminação de jogadores" (Player Elimination). Estes também não poderiam definir um jogo razoável sozinhos. É nessa categoria que coloco a "Cooperação". Nesse caso fica mais claro que "Competição" também seria uma, mas por ser tão identificada em nossa noção histórico-cultural de jogos ela ficaria meio que "implícita", daí a opção por destacar apenas seu "oposto". 

    O ponto é que alguns componentes seriam alçados ao nível "mecânica" no BGG porque são frequentemente encontrados em jogos. Talvez, no futuro, certos componentes de regra conhecidos nossos como "Objetivos ocultos diferentes" (Marco Polo, The Gallerist, etc) ou "Todos perdem" (CO2, Archipelago, etc) possam ser alçados à "mecânica" no BGG. Claramente não é uma ciência exata.

    3
  • professor
    1120 mensagens MD
    avatar
    professor09/03/17 10:02
    professor » 09/03/17 10:02

    Eu vejo muita confusão com o termo mecânica, mesmo de gente que se considera entendido(a) do assunto. Consigo ver a definição de mecânica de duas maneiras que usualmente é citada:


    • Conjunto de regras: Acho que é o mais usual. O pessoal fala da mecânica quando na verdade está se referindo ao conjunto de regras de um jogo.
    • Forma de interagir no jogo:A gente interage com o jogo por meio das mecânicas, é aquela regra em sua forma mais simples que diz que você deve jogar o dado e andar conforme o o resultado, ou que você deve posicionar um meeple sobre o tabuleiro.


    Acho que as duas formas podem coexistir sem problemas. O prejuízo é quando quem está realizando a comunicação não estabelece a diferença e confunde o  leitor/espectador.


    DWilliam : Eu só pontuaria quando você menciona que "Uma característica desses "componentes de regras" simples seria geralmente não se sustentarem sozinhos em um jogo".

    Acredito que o entendimento de mecânica em sua forma mais pura deva partir justamente do fato de que a mecânica por sí só, e sem nenhuma outra pode sim constituir um jogo. Se o jogo vai ser interessante ou não, aí é outra história.


    O que você  me fez pensar e que eu não havia parado pra pensar é que:


    Se cooperatividade for uma mecânica, competitividade também é. Talvez smi-cooperatividade também o seja. Então não teríamos apenas 51 mecânicas "canônicas".



    Essas reflexões são doidas... rs

    1
  • joaoclaudio
    3451 mensagens MD
    avatar
    joaoclaudio09/03/17 10:19
    joaoclaudio » 09/03/17 10:19

    Tô com o DWilliam,  que se para uma mecânica existir deve ser possível fazer um jogo somente com uma mecânica algumas tem que sumir. Além das que ele citou não consigo ver um jogo que só tenha tabuleiro modular, pois se vira um jogo de montar tabuleiro pula para tile placement.

    Acredito que cooperação virou uma mecânica, pois é natural ao se propor um jogo que exista um desafio. Esse desafio geralmente é sobrepujar outro jogadores, quando os jogadores se unem contra um desafio que q vitória será compartilhada vira um jogo de cooperação.

    Acredito que na teoria dos jogos tenha uma explicação melhor do que essa que eu dei. :-D

    2
  • professor
    1120 mensagens MD
    avatar
    professor09/03/17 10:37
    professor » 09/03/17 10:37

    joaoclaudio::Tô com o DWilliam,  que se para uma mecânica existir deve ser possível fazer um jogo somente com uma mecânica algumas tem que sumir. Além das que ele citou não consigo ver um jogo que só tenha tabuleiro modular, pois se vira um jogo de montar tabuleiro pula para tile placement.

    Acredito que cooperação virou uma mecânica, pois é natural ao se propor um jogo que exista um desafio. Esse desafio geralmente é sobrepujar outro jogadores, quando os jogadores se unem contra um desafio que q vitória será compartilhada vira um jogo de cooperação.

    Acredito que na teoria dos jogos tenha uma explicação melhor do que essa que eu dei. :-D


    Eu não conheço (ainda) um jogo somente com tabuleiro modular. Mas é possível não acha? Na verdade é uma ideia até bem interessante. Acredito também nessa inclusão da cooperatividade  como mecânica como uma consequência histórica. Mas se isso for verdade a definição do que é uma mecânica acaba caindo muito no situacional sem nunca nos fornecer parâmetros para um entendimento maior para uma compreensão mais aprofundada dos elementos de design de jogos. Falo isso não como uma afirmação, mas como um questionamento de quem está tentando estudar o assunto.




    ps: joaoclaudio você tá la no grupo do jogatibabg tb? 

    2
  • pablogbo
    817 mensagens MD
    avatar
    pablogbo09/03/17 10:53
    pablogbo » 09/03/17 10:53

    Eu sempre achei que cooperativos e competitivos fossem tipos de jogos, uma categoria, assim como euro e ameritrash e não como uma mecânica.
    Pfv me digam que NÃO andam por aí considerando ameritrash e euro como mecânicas tbm! kkkkkkk
    Tem muito mercham e culto ao "novo" entorno dos cooperativos... Se a galera que fez jogos que usam app fossem mais ligeira no marketing, eles tinham inventado um nome como por exemplo: Eletronic IA e dado a esta característica o status de A MAIS NOVA MECÂNICA de BOARD GAME kkkkk

    Aqueles antigos dungeons crawlers já não eram, em alguma medida, cooperativos?

    1
  • professor
    1120 mensagens MD
    avatar
    professor09/03/17 11:09
    professor » 09/03/17 11:09

    pablogbo::Eu sempre achei que cooperativos e competitivos fossem tipos de jogos, uma categoria, assim como euro e ameritrash e não como uma mecânica.
    Pfv me digam que NÃO andam por aí considerando ameritrash e euro como mecânicas tbm! kkkkkkk
    Tem muito mercham e culto ao "novo" entorno dos cooperativos... Aqueles antigos dungeons crawlers já não eram, em alguma medida, cooperativos?


    Pois é ... A gente sempre ouve alguém falar que o hobby se expandiu muito no Brasil e tal, mas na verdade ele expandiu no mundo inteiro e muito rápido. O que está acontecendo no Brasil é só um reflexo dessa "explosão" mundial.  E com tanta coisa acontecendo ao mesmo tempo e sendo sucedida de forma cada vez mais rápida a gente acaba sendo bombardeado com tanta coisa, tanta informação, tanta noticia que sinto as vezes falta de uma reflexão sobre tudo isso.

    Você colocou bem esse ponto pablogbo: essas duas classificações de jogos (americanos e europeus) de alguma forma e por mais imprecisa que seja atualmente, também definem aspectos do jogo que poderiam ser elevados ao status de mecânicas. é justamente por isso que estou propondo essa conversa para que a gente pense um pouco mais sobre o que define "de fato" uma mecânica. Por que eu não acharia estranho, e não julgaria errado se alguém me dissesse que eurogame e ameritrash fossem mecânicas a partir do momento que cooperatividade e competitividade também o são.

    Outra coisa que você citou bem importante é o tal do culto ao novo. Eu jogava Heroquest e Dungueonuest lá no incio dos anos 90 e aqueles sempre foram jogos cooperativos. E uma coisa que tavez por falta de tato com outras midias, o pessoal não sabe é que cooperatividade é uma ONDA em voga em diversas mídias de entretenimento e os grandes pivôs de tudo isso foram o video-games da geração passada. Isso tudo aliada à retração que o mercado de RPG sofreu em meados da decáda 2000-2010.

    Mas um problema que me preocupa bastante no meio, e em outras áreas também é que a gente está muito preocupado com a nova noticia. Sabe aquela coisa de querer saber o que vem depois? E depois. E depois. Uma coisa que eu acho que deve ser uma preocupação de gente bem mais dedicada ao hobby é como os grandes jogos não recebem tanta envase como os jogos mais recentes  (e muitas vezes jogos de conteúdo e autenticidade bem duvidosa). Eu entendo isso em partes como a falta de conteúdo das noticias, dos jogos e das conversas que temos em nosso meio. Claro que existem exceções mas a grande maioria do tempo dedicado ao ´hobby "fora do jogo" é um mar de desperdício.

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