pablogbo::Eu sempre achei que cooperativos e competitivos fossem tipos de jogos, uma categoria, assim como euro e ameritrash e não como uma mecânica.
Pfv me digam que NÃO andam por aí considerando ameritrash e euro como mecânicas tbm! kkkkkkk
Tem muito mercham e culto ao "novo" entorno dos cooperativos... Aqueles antigos dungeons crawlers já não eram, em alguma medida, cooperativos?
Pois é ... A gente sempre ouve alguém falar que o hobby se expandiu muito no Brasil e tal, mas na verdade ele expandiu no mundo inteiro e muito rápido. O que está acontecendo no Brasil é só um reflexo dessa "explosão" mundial. E com tanta coisa acontecendo ao mesmo tempo e sendo sucedida de forma cada vez mais rápida a gente acaba sendo bombardeado com tanta coisa, tanta informação, tanta noticia que sinto as vezes falta de uma reflexão sobre tudo isso.
Você colocou bem esse ponto
pablogbo: essas duas classificações de jogos (americanos e europeus) de alguma forma e por mais imprecisa que seja atualmente, também definem aspectos do jogo que poderiam ser elevados ao status de mecânicas. é justamente por isso que estou propondo essa conversa para que a gente pense um pouco mais sobre o que define "de fato" uma mecânica. Por que eu não acharia estranho, e não julgaria errado se alguém me dissesse que eurogame e ameritrash fossem mecânicas a partir do momento que cooperatividade e competitividade também o são.
Outra coisa que você citou bem importante é o tal do culto ao novo. Eu jogava Heroquest e Dungueonuest lá no incio dos anos 90 e aqueles sempre foram jogos cooperativos. E uma coisa que tavez por falta de tato com outras midias, o pessoal não sabe é que cooperatividade é uma ONDA em voga em diversas mídias de entretenimento e os grandes pivôs de tudo isso foram o video-games da geração passada. Isso tudo aliada à retração que o mercado de RPG sofreu em meados da decáda 2000-2010.
Mas um problema que me preocupa bastante no meio, e em outras áreas também é que a gente está muito preocupado com a nova noticia. Sabe aquela coisa de querer saber o que vem depois? E depois. E depois. Uma coisa que eu acho que deve ser uma preocupação de gente bem mais dedicada ao hobby é como os grandes jogos não recebem tanta envase como os jogos mais recentes (e muitas vezes jogos de conteúdo e autenticidade bem duvidosa). Eu entendo isso em partes como a falta de conteúdo das noticias, dos jogos e das conversas que temos em nosso meio. Claro que existem exceções mas a grande maioria do tempo dedicado ao ´hobby "fora do jogo" é um mar de desperdício.