Os tipos de cartas no Magic the Gathering. PARTE III.
Bem-vindos novamente caros leitores, hoje damos continuidade às nossas matérias sobre o universo do jogo de cartas colecionáveis, Magic the Gathering. Como dito em nossa matéria anterior hoje iremos explorar dois outros tipo de cartas, os Feitiços e Mágicas instantâneas.
Estes tipos de cartas são muito similares entre si, ambos são efeitos que quando resolvidos geralmente duram no máximo até o fim do turno. A principal diferença é a “velocidade” em que essas mágicas podem ser conjuradas e por velocidade eu me refiro ao tema do jogo onde algumas mágicas mais complexas demandam mais tempo para serem conjuradas pelo mago, mas mecanicamente, dentro de uma partida, as diferenças são como se segue:
FEITIÇOS: São mágicas que só podem ser conjuradas durante sua fase principal de seu turno, similarmente às outras mágicas já citadas nas matérias anteriores como criaturas, encantamentos, artefatos e planinautas.
MÁGICAS INSTANTÂNEAS: São mágicas que podem ser conjuradas em QUASE qualquer fase de qualquer turno. Como o próprio nome já diz estas são mágicas muito rápidas, que não demandam muita concentração do mago e podem ser usadas em reação (que no jogo chamamos de “resposta”) à outras mágicas usadas pelo oponente.
Vou dar um exemplo bem prático de jogabilidade para diferenciar essas mágicas:
Se seu oponente controlar um “Leopardo-das-correntes-do-éter” e estando no turno dele ele poderia usar o Feitiço “Maior que a Vida” para aumentar seu poder e resistência até o fim do turno deixando o Leopardo com seis de ataque além de sete de resistência. O plano dele é atacar com essa criatura para causar muito mais dano assim que começar a fase de combate dele.
Criatura
Feitiço usado
Se você só tiver em sua mão uma carta como Fluxo Incendiário você só poderia usar essa carta durante o seu turno, então você não poderia fazer nada para evitar que o Leopardo de seu oponente fique muito forte para te atacar.
Feitiço Fluxo Incendiário
Porém se você tivesse ao invés disso a carta Incinerar em sua mão seria possível usar ela para eliminar o Leopardo de seu oponente antes que o feitiço dele se resolva para deixar ele muito forte e além disso a mágica “Maior que a Vida” iria ser descartada pois perdeu seu alvo original. (Isso será explorado mais em futuras matérias sobre interações e efeitos.)
Mágica Instantânea Incinerar
Da mesma forma se o turno fosse o seu e você lançasse seu Fluxo Incendiário, ou mesmo o Incinerar, seu oponente não poderia usar a carta “Maior que a Vida” porquê como se trata de um feitiço ele não pode jogar a carta no turno do oponente e portanto não poderia impedir sua criatura de morrer.
Pois bem meus caros leitores, essa terceira parte se encerra por aqui. Na próxima parte pretendo falar sobre os Planinautas. Até a próxima!
Vote no Canal para o premio Ludopedia de Mídia escrita:
Material originalmente postado na pagina do Facebook Mestre dos Dados pelo Colecionador:
Mais material relacionado a Magic no canal no link abaixo: