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  4. Laboratório do Mestre: Melhor Grupo para Campanha parte 01

Laboratório do Mestre: Melhor Grupo para Campanha parte 01

Descent: Journeys in the Dark (Second Edition)
  • avatar
    gebson08/11/16 23:57
    avatar
    gebson
    08/11/16 23:57
    1112 mensagens MD

    Laboratório do Mestre #09: Melhor Grupo de Descent parte 01



    https://ludopedia.com.br/uploads/01/834/invyfk.jpg


    Olá galera, de volta após muito tempo afastado devido a um projeto pessoal que estou fazendo sobre Harry Potter, mas agora que estou com mais tempo livre devido a reta final do projeto Print and Play estou voltando com os materiais periódicos aqui no canal e na página do facebook, e para iniciar esse retorno eu vou postar um laboratório do Mestre focado especialmente nos personagens do jogo Descent, falando quais são os melhores e quais as melhores equipes de se montar na minha opinião.

    Classes e personagens, quais os melhores?



    https://ludopedia.com.br/uploads/01/010/gbs9b4.png

    Como todos os que jogam Descent sabem, o jogo é composto por 4 tipos de classes diferentes: os Guerreiros, os Magos, os Curandeiros e os batedores. Todos devem fazer uma combinação de personagem e classe a qual ele pode seguir, então não basta apenas o personagem ter bom status para que ele seja bom em jogo, uma boa combinação de personagem e classe vai fazer toda a diferença no decorrer de uma campanha, pois bem, para que esse material não fique extenso demais eu vou dividí-lo em 3 partes, na primeira vou falar dos personagens, seus status e habilidades, na segunda parte vou falar sobre as classes, quais são as melhores para cada personagem, e por fim vou fazer um resumo mostrando as melhores combinações de personagens e classes para iniciar uma campanha. Lembrando que vou falar inicialmente apenas das classes e personagens da caixa básica, e que esses serão a minha opinião sobre bons grupos.


    Personagens


    A caixa base do jogo Descent vem com 8 personagens jogáveis, dois para cada tipo de classe base, abaixo eu vou mostrar cada um desses 8 personagens e deixar a minha opinião sobre cada um deles, suas vantagens e desvantagens e seus status no geral.


    Guerreiros


    https://ludopedia.com.br/uploads/01/983/x9ot44.png



    Grisban The Thirsty



    https://ludopedia.com.br/uploads/01/202/4cr6f7.jpg



     Grisban, o personagem anão do jogo, tem seu status de perícias focado ao máximo em força, muito dificilmente ele vai chegar a falhar em um teste relacionado a força, ele tem um bom valor em força de vontade, já as suas outras perícias, conhecimento e percepção são uma negação, valores extremamente baixos e só um milagre para fazer ele passar em um teste relacionado a perícia em questão, principalmente se for relacionado a percepção que seu valor é 1.

    Quanto ao seu status de combate ele tem um bom valor de vida, mas os seus outros status são abaixo da média, como a sua fadiga e o seu movimento, ele tem um dado cinza de defesa inicial assim como muitos outros personagens do jogo. No geral, esses status do personagem são aceitáveis.

    As suas habilidades são também bem medianas, sendo que a sua habilidade que pode ser usada a qualquer momento no jogo lhe permite descartar uma condição sempre que o personagem fizer uma ação de descansar e a sua habilidade heróis lhe permite fazer um novo ataque em uma rodada, elas não são nem de longe as melhores habilidades em personagens desse jogo, e poderiam ser um pouco melhores a meu ver.
    Syndrael



    https://ludopedia.com.br/uploads/01/334/345sf5.jpg

    Syndrael, a contra parte guerreira da caixa base, é totalmente o oposto do Grisban, a personagem é uma elfa guerreira, com valores em seus status muito mais equilibrados e bem distribuídos. Suas perícias são consideravelmente balanceadas, exceto pela perícia de vontade e percepção, que são seus valores mais baixos, mas ainda assim valores com os quais se dá para passar em um teste relacionado. No geral ela é uma personagem mediana em várias das suas perícias.

    Ela tem os seus status de combate bem parecidos com os de Grisban, a diferença maior entre os personagens é o seu movimento que tem 1 ponto a mais que Grisban, o que pode fazer muita diferença dentro de uma missão. Os seus pontos de vida são 12, dois pontos a menos que o outro guerreiro, fadiga e defesa inicial são iguais para ambos os personagens.

    Vamos agora falar um pouco mais sobre as suas habilidades, a sua habilidade base que pode ser usada durante toda a missão é muito boa, ela recupera 2 pontos de fadiga sempre que não se mover em um turno, e isso vai poder acontecer muitas vezes durante uma missão, o que vai fazer com ela sempre esteja com uma boa quantidade de pontos de fadiga para gastar. A sua habilidade heroica permite fazer com que você e outro herói a uma distância de até 3 casas de você façam uma ação de movimento, essa habilidade pode parecer meio fraca a primeira vista e os jogadores acharem que um ataque a mais émuito melhor, mas eles podem estar enganados, uma ação de movimento extra para dois personagens pode fazer com que eles melhorem uma posição estratégica em uma missão ou desfaça algum movimento errado que colocou algum personagem fraco a frente de batalha, essa habilidade pode ser muito útil em vários momentos da missão.
    Qual Guerreiro é o Melhor?


    Eu gostaria de dizer que Grisban é o melhor personagem porque gosto muito da raça anã e dos seus costumes, mas infelizmente não posso dizer isso, Syndrael é uma personagem bem mais completa e equilibrada que Grisban, com mais pontos de movimento que lhe permitem sempre estar a frente de batalha, um conjunto de habilidades bem mais utilizáveis que as de Grisban, Syndrael na minha opinião ê a melhor opção em guerreiro da caixa base.

    Curandeiros


    https://ludopedia.com.br/uploads/01/763/uxam6d.png



    Avric Albright

    https://ludopedia.com.br/uploads/01/399/63n0w5.png

    As perícias de Avric são um conjunto de perícias razoavelmente equilibradas, com o seu principal foco em vontade e conhecimento, e deixando um pouco mais baixo força e percepção. Seus valores assim como de Syndrael são baixos, mas são passáveis em testes relacionados.

    Os seus status de combate são consideravelmente bons, ele tem um bom valor de pontos de vida e movimento, o que pode fazer dele uma das frentes de batalha do grupo e com seu valor de movimento possibilitar a sua chegada em todos os outros personagens que necessitam da sua ajuda, seu dado de defesa é cinza, praticamente um dado padrão para iniciar, e sua fadiga é mediana, o que poderia ser melhor já que ele pode vir a gastar muita fadiga dependendo de com qual tipo de classe ele venha a jogar.

    As suas habilidades e um sopro de vida para todos os personagens perto dele, a sua habilidade base dá a todos os outros personagens a habilidade de gastar um“Surge”da sua jogada de dado para recuperar 1 ponto de vida, isso é uma habilidade muito boa, pois permite que os próprios jogadores se curem sem precisar muito da ajuda de Avric. Já a sua habilidade heroica faz com que ele role 2 dados vermelhos e cure todos a até 3 quadrados dele em um valor igual ao número de “corações” que saiu nos dados, essa é uma ótima habilidade que pode ser usada naqueles momentos de desespero, ela vai dá uma vida nova ao grupo, facilitando muito a vida de todos.

    Ashrian



    https://ludopedia.com.br/uploads/01/468/vc5kiw.jpg

    Assim como muitos personagens, Ashrian tem valores equilibrados em sua perícias, seus melhores valores são percepção e vontade, seus dois status mais baixos ficam igualmente com conhecimento e força, em termos de perícias Ashrian não tem muita diferença de Avric, apenas diferenciando os tipos de perícias focadas.

    Os seus status de combate por outro lado são um pouco diferentes do Avric, ela tem um ótimo valor em movimento o que pode ajudá-la bastante a chegar nos personagens que realmente precisam da sua ajuda, por outro lado ela tem um valor em pontos de vida um pouco mais baixos que o normal para um curandeiro, o que faz com que ela não seja tão boa na linha de frente do grupo, seus outros status são iguais ao de Avric, 4 pontos de fadiga que assim como Avric podem ser pouco e um dado de defesa cinza.

    As suas habilidades são muito boas, a sua habilidade base atordoa qualquer inimigo (servo) que tenha iniciado seu turno adjacente a ela, o que é muito bom, mas vamos aos problemas da habilidade, primeiro ela não tem um valor muito grande em vida, o que faz com que se ela estiver a frente de batalha não dure muito tempo por lá, o segundo problema é o overlord, se ele for bem estrategista nunca vai colocar monstros corpo a corpo para a atacarem, e sempre vai dificultar as coisas para que ela termine o seu turno adjacente a mais de um monstro. Agora a sua habilidade heróis é realmente muito forte, ela escolhe um tipo de grupo de monstros e atordoa todos os monstros do grupo escolhido, inclusive os monstros mestres, essa habilidade não tem alcance, não tem teste, não tem nada para evitar, é muito boa, você escolhe o grupo de monstro e “BUUUM!!!!”... atordoados.

    Qual Curandeiro é o Melhor?


    Essa pergunta, diferentemente dos guerreiros, é mais complicado de dizer qual o melhor, ambos são muito bons em determinadas funções e momentos do jogo, Avric para manter o grupo sempre curado e de pé, e Ashrian para controlar as mob de monstros durante a missão, mas como tem que escolher um eu indicaria Avric, pois além de ser uma segunda linha de frente em batalha ele é verdadeiramente um curandeiro e está lá para manter os pontos de vida do grupo sempre o mais alto possível.

    Magos


    https://ludopedia.com.br/uploads/01/474/fkbl7z.png

    Leoric of the Book



    https://ludopedia.com.br/uploads/01/355/jld41r.png

    As perícias de Loricnão são tão bem distribuídas como as dos outros personagens, ele tem como o seu principal foco conhecimento, tornando muito fácil para ele passar em um teste relacionado a essa perícia, sua percepção também tem um valor bom, já sua vontade e força possuem valores bem baixos, principalmente a sua força que é 1, o que torna quase impossível ele passar em um teste nessa perícia.

    Os seus status de combate são bem típicos de um mago, alto valor em fadiga para poder usar suas habilidades em abundância, valor de movimento bom para se manter sempre a uma distância considerável dos confrontos, mas seus pontos de vida não podem nem vê um ataque, o seu valor é bem baixo o que faz com que ele não aguente muitos ataques feitos contra ele (acho que não sobrevive a 3 ataques bem feitos pelo overlord).

    As suas habilidades são um conjunto de boas habilidades, a sua habilidade base dá uma penalidade de -1 de dano a todos os monstros a até 3 quadros de você, isso é muito bom para você que vai possivelmente sobreviver a alguns ataques a mais contra si e ainda ajuda o grupo a receber menos dano se o monstro estiver ao alcance da sua habilidade, é uma habilidade base muito forte que não precisa de nada para ser ativada. A sua habilidade heroica lhe permite fazer um ataque extra com uma arma magia, mas esse ataque é feito a todas as criaturas adjacentes a você, ao invés de ser feito a uma criatura a distância, é novamente outra habilidade boa para quando você estiver cercado por inimigos, ela vai limpar todos os inimigos que estiverem colada no personagem.

    Widow Tarha



    https://ludopedia.com.br/uploads/01/103/kuob5w.jpg

    A personagem Tarha, que mais parece uma xamã, tem seus valores de perícia bem mais equilibrados que o de Leoric, assim como ele o seu maior valor é em conhecimento seguido por vontade, suas outras duas perícias são baixas, mas não é um valor baixo ao ponto de se tornar impossível um teste relacionado a perícia.

    Tarha tem um valor de status de combate bem diferente de Leoric, seus valores de movimento são iguais, mas seus valores de vida são um pouco mais elevados possibilitando-a sobreviver um pouco mais quando for alvo de inimigos, mas seu valor de fadiga é um ponto mais baixo que faz que se torne a ativação das sua habilidades mais limitadas.

    As suas habilidades são relativamente boas, a sua habilidade base lhe permite rolar novamente um dos seus dados de ataque, possibilitando a Tarha obter melhores resultados em seus ataques. A sua habilidade heroica faz com que você faça um ataque em dois monstros na sua linha de visão, não importando a distância entre eles, como ambos os monstros são considerados alvos você pode usar efeitos de arma para afetar os dois monstros com os mesmo efeitos.

    Qual Mago é o Melhor?


    Os magos da caixa base são ambos bons, mas Leoric tem uma leve vantagem em cima de Tarha na minha opinião, Leoric tem em sua habilidade base um redutor de dano que pode ajudar muito a todos do grupo, esse redutor vai ajudar em muito o grupo durante as missões o que faz dele melhor para compor um grupo do que Tarha.

    Batedor


    https://ludopedia.com.br/uploads/01/752/yn9k1m.png

    Jain Fairwood



    https://ludopedia.com.br/uploads/01/783/jb1a05.png

    Jain tem seus valores de perícias bem equilibrados, com seu valor mais focado em percepção seguido de conhecimento, sua força e vontade possuem ambos os mesmos valores, como já citei muitas vezes acima, valores equilibrados nas perícias dos personagens me chamam muito mais atenção que um personagem que tem um alto valor em uma perícia e todas as outras muito baixas.

    Seus status de combate por outro lado são altos em alguns pontos, ela tem um bom valor de movimento e fadiga, possibilitando um bom movimento pelo mapa e uma boa quantidade de utilização de suas habilidades de classe, o que mais me preocupa mesmo seriam os seus pontos de vida que são bem baixos, ela tem poucos pontos de vida e muito dificilmente sobreviveria a muitos ataques feitos contra ela, então é sempre bom mantê-la atrás da linha de frente do seu grupo para que dificulte que ela seja o alvo do overlord.

    As suas habilidades são um conjunto muito bom, a sua habilidade base lhe permite sofrer uma perda de fadiga sempre que algum dano for causado a você, essa é uma boa habilidade base pois anula um pouco o baixo valor de pontos de vida da personagem, o problema mesmo é que caso você fique sempre trocando dano por fadiga você vai ter poucas chances de usar algumas de suas habilidades de classe. Já a sua habilidade heróis é bem interessante, ela lhe permite fazer um movimento com o dobro do seu valor normal de movimento e ainda fazer um ataque durante esse movimento, essa habilidade é muito boa para realocar a personagem pelo mapa.

    Tomble Burrowell



    https://ludopedia.com.br/uploads/01/449/gkq2ri.png

    Tomble tem sua perícia em valores desbalanceados, o seu maior valor é de percepção seguido por vontade, ele tem um baixo nível de conhecimento e um nível mínimo de força, já citei acima o que acho sobre perícias desequilibradas e Tomble não foge a regra.

    Tomble tem seus status de combate bem baixos, e seu valor de movimento chega até a ser mais baixo que o de Jain, o que torna Tomble um combatente meio que fraco, os seus outros valores de combate são idênticos ao de Jain e ele segue as mesmas limitações da mesma.

     Tomble tem um conjunto de habilidades mediano, a sua habilidade base lhe permite usar os dados de defesa de outros heróis adjacentes a ele sempre que ele for atacado, o que pode ser bom a primeira vista, o problema mesmo é que Tomble tem poucos pontos de vida e mesmo uma boa jogada de defesa pode deixá-lo com poucos pontos de vida restantes. A sua habilidade heroica é bem fraquinha na verdade, ele pode mover sua figura pelo mapa a até 4 quadrados, esse movimento pode pular terrenos difíceis e barreiras, mas mesmo assim não é uma habilidade boa para ser uma habilidade heroica.

    Qual Batedor é o Melhor?


    Assim como eu não tenho muito o que pensar sobre qual guerreiro é melhor, com os batedores segue o mesmo ideal, Jain é consideravelmente melhor que Tumble, tanto em status de combate quanto em perícias, as suas habilidades também são bem melhores que as de Tumble, fazendo dela a melhor batedora da caixa base na minha opinião.

    Qual o Melhor Grupo Inicial?



    Bem, seguindo as dicas que dei até o momento, o grupo ideal para se iniciar uma campanha na caixa base seria Syndrael como guerreira, Avric como curandeiro, Leoric como mago e Jain como batedora. Se for realmente vê, essa é uma combinação muito boa de personagens, tanto Syndrael quanto Avric podem fazer uma linha de frente no campo de batalha, segurando os danos mais pesados que viria a ser desferido no grupo, um pouco mais atrás teríamos Jain, a batedora que pode ter um valor baixo de vida, mas ainda pode usar o seu valor de fadiga para receber alguns danos direcionados a ela, e na linha de trás do grupo como sempre temos o Leoric o mago, auxiliando sempre o grupo com suas habilidades a distância e sempre que possível beneficiando o grupo com a sua habilidade base que reduz os danos dos inimigos. A meu ver esse seria o melhor grupo inicial para a sua campanha.

    E você, qual o melhor grupo na sua opinião em termos de personagens? Lembrando que a escolha de classe faz toda a diferença na construção do personagem, aqui estamos apenas falando dos status e habilidades de cada personagem, no próximo post vou falar sobre as classes da caixa base e quais as melhores combinações com cada personagem.

    Deixe a sua opinião de grupo para uma campanha inicial.

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    Comentários:

  • Iurie
    152 mensagens MD
    avatar
    Iurie09/11/16 07:47
    Iurie » 09/11/16 07:47

    Boas análises!

    Discordando um pouco do seu time, na minha opinião o melhor grupo é:

    Sydrael - concordo com a mobilidade! A habilidade heroica também vai permitir fazer algumas maravilhas!

    Avric (alias ele é fundamental em qualquer campanha) - é o verdadeiro healer. A Ashirian funciona mais como uma offhealer/support mas ela dificilmente vai salvar vidas como o Avric.

    Widow Tartha - o undead é absurdamente forte. Serve como meat shield, permite o necro atacar até 3x por turno e tem uma skill que bate em TODOS no campo de visão com 3 dados. A passiva de dar reroll é bem forte considerando que você pode salvar de um erro no dado azul em um momento critico.

    Tumble - de fato, a arqueira tem algumas habilidades de bater mais forte, no entanto, o Tumble é o treasure hunter. Se você jogar direito com ele, vai quase garantir 100% das missões que seu grupo pegue o baú de tesouro (um item extra). Isso depois de alguns mapas vai te dar uma vantagem absurda! pegar caixas nesse jogo é fundamental! Além disso, tumble tem as suas vantagens e pode ficar tão resistente (1 dado de defesa natural, + o dado de um amigo adjacente, + o dado de uma armadura) que o overlord não vai nem querer bater nele, fazendo com que sua fragilidade fique esquecida. Se no final da campanha você ainda pegar a Dwarven Firebomb.... 

     

    1
  • gebson
    1112 mensagens MD
    avatar
    gebson10/11/16 09:29
    gebson » 10/11/16 09:29

    Iurie::Boas análises!

    Discordando um pouco do seu time, na minha opinião o melhor grupo é:

    Sydrael - concordo com a mobilidade! A habilidade heroica também vai permitir fazer algumas maravilhas!

    Avric (alias ele é fundamental em qualquer campanha) - é o verdadeiro healer. A Ashirian funciona mais como uma offhealer/support mas ela dificilmente vai salvar vidas como o Avric.

    Widow Tartha - o undead é absurdamente forte. Serve como meat shield, permite o necro atacar até 3x por turno e tem uma skill que bate em TODOS no campo de visão com 3 dados. A passiva de dar reroll é bem forte considerando que você pode salvar de um erro no dado azul em um momento critico.

    Tumble - de fato, a arqueira tem algumas habilidades de bater mais forte, no entanto, o Tumble é o treasure hunter. Se você jogar direito com ele, vai quase garantir 100% das missões que seu grupo pegue o baú de tesouro (um item extra). Isso depois de alguns mapas vai te dar uma vantagem absurda! pegar caixas nesse jogo é fundamental! Além disso, tumble tem as suas vantagens e pode ficar tão resistente (1 dado de defesa natural, + o dado de um amigo adjacente, + o dado de uma armadura) que o overlord não vai nem querer bater nele, fazendo com que sua fragilidade fique esquecida. Se no final da campanha você ainda pegar a Dwarven Firebomb.... 

     

    Ótimo grupo o seu tambem. E sempre muito complicado chagar a uma decisão definitiva em relação a esse assunto, um grupo nunca e o preferido de todos, sempre tem alguém que acha um personagem mais legal que outro, e muito (pelo menos aqui no meu grupo) jogam com um personagem apenas porque acharam a imagem e miniatura dele legal, e isso fica pior quando se tem algumas expansões com novos heróis, as possibilidade de um grupo perfeito aumenta muito. 
    Quanto a minha opinião de grupo, tentei fazer ele mais voltado para jogadores iniciantes, Tumble e realmente um personagem muito bom, mais pode ser que jogadores iniciantes não tenham a manha de usar todo o seu potencial, então decidir optar pela Jain que e uma personagem boa e fácil de se jogar, quanto a Leoric segue a mesma ideia.
    Obrigado pela sua opinião de grupo, logo vou começar as classes e fazer uma formação que acho ideal par um grupo iniciante.

    1
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