Lúdicos na Estrada::Bem-vindos a Waterdeep — ou, a partir de agora no texto, Águas Profundas — uma grande cidade dos Reinos Esquecidos. Eu até diria que é a terceira cidade mais famosa desse reino, perdendo apenas para Neverwinter (ou “Nevenunca”) e para a cidade mais famosa, principalmente devido ao sucesso de um jogo: Baldur’s Gate, ou “Portão de Baldur” (quem é Baldur? e qual é desse portão?).
Caros
Lúdicos na Estrada,
murilocd,
Spooky e
wilianpc
Olha, o Lords of Waterdeep é um dos meus jogos preferidos, empatado cabeça com cabeça com o Stone Age (quando eu jogo Waterdeep ele é o meu preferido em relação ao Stone Age, já quando eu estou jogando o Stone Age acontece o contrário, e o Stone Age passa a ser o preferido). Entre os dois, o Lords of Waterdeep leva a vantagem de ter interação e furação de olho, que o Stone Age não tem. Por outro lado, o Stone Age não tem dependência de idioma, enquanto o Lords of Waterdeep tem essa dependência (mesmo jogando com cartas com paste-up, ainda existem tiles de locais e o tabuleiro em inglês).
Aliás, falando em dependência de idioma, o Lords of Waterdeep, assim como todo o universo do D&D, é de propriedade da Wizards of the Coast (a mesma dona do Magoic: The Gathering). A Wizards por sua vez pertence à Hasbro desde 1997. Curiosamente, a Hasbro nunca licenciou diretamente o jogo para outra editora lançar edições locais, mas apenas permitiu que algumas editoras imprimisse o jogo, sem qualquer alteração, inclusive de idioma.
Muito recentemente, surgiu a notícia de que a Hasbro permitiu que Renegade Game Studio reimprimisse cópias do jogo e da expansão Scoundrels of Skullport, em 2026. Isso fez muita gente imaginar que haveria um financiamento coletivo, e que finalmente o Lords of Waterdeep viria em versão nacional PT-BR. Só que a realidade não é bem essa, porque, pelo menos até onde eu sei, o que haverá é uma reimpressão do jogo original e não uma nova versão.
Por outro lado, a Mosaico disse que iria trazer o jogo e lançar nacionalmente, então é possível que realmente em outubro de 2026, surja essa versão em português do "Senhores de Águas Profundas" (não faria mais sentido traduzir Lords como, sei lá... Lordes). No entanto, eu acho que seria muito salutar, que as pessoas antes de colocar a sua versão com paste-up, toda bonitinha à venda, dar uma pesquisada no histórico da editora, principalmente no caso do Campeões de Midgard. A Mosaico anunciou que lançaria o Campeões de Midgard ainda antes da Pandemia, colocou no site da empresa, respondia a todo os contatos que o jogo já estava "em fase de produção", e durante anos a ficha do Ludopedia do jogo era apenas atualizada adiando a data de lançamento para o ano seguinte. Isso durou anos, até que um dia, a data de lançamento foi retirada da ficha do Ludopedia (curiosamente o nome da Mosaico ainda está na ficha do jogo, como se ela tivesse lançado), o jogo saiu do site da editora e nunca mais ela tocou no assunto. Nem mesmo para dar um escaraecimento a quem esperou tantos anos confiando que a Mosaico lançaria o jogo. Eu sei que muita gente vai dizer que eu sou o chato, que sempre lembra dessa história, e numa boa, eu não me incomodo nem um pouco com isso. Nesse caso eu vou ser chato sim, e se depender de mim, só vai cair na conversa da Mosaico de que vai lançar o jogo XYZ, quem quiser cair. Dito isso, eu sinceramente recomendo muita cautela, antes de tomar qualquer atitude, em relação a essa editora.
Por fim, sinceramente, eu acho que a única coisa que justificaria alguém vender a sua cópia de Lords of Waterdeep, seria se o jogo realmente viesse em português, o que particularmente eu acho improvável. Além disso, vale a pena lembrar que é uma reimpressão do jogo e não uma versão Big Box, incluindo a expansão, pelo menos até onde foi anunciado. Por isso, mesmo que a pessoa esteja interessada na expansão, o que deve acontecer (estou apenas especulando), é que a expansão seja reimpressa e lançada separadamente. Nesse caso basta comprar apenas a expansão, e manter o seu jogo base com paste-up, se for o caso do lançamento manter o idioma original.
Um forte abraço e boas jogatinas!
Iuri Buscácio