Logo Ludopedia
Novidades
  • Informações
  • Ludonews
  • Lançamentos
  • O que vem por ai
  • Em Breve
  • Anúncios
  • Financiamento Coletivo
Jogos
  • Pesquisa
  • Todos os Jogos
  • Editoras
  • Domínios
  • Categorias
  • Temas
  • Mecânicas
  • Ranking
  • Board Games
  • RPG
  • +Rankings
  • Por Dentro
  • Ludozine
  • Análises
  • Dúvida de Regras
  • Aprenda a Jogar
  • Jogatinas
  • Ludopedia
  • Prêmio Ludopedia
  • Censo Ludopedia
  • Colaborar
  • Cadastro de Jogo
Comunidade
  • Fórum
  • Todos os fóruns
  • Tópicos Recentes
  • Últimas 24 horas
  • Listas
  • Todas as listas
  • Listas Mais Vistas
  • Mídias
  • Canais
  • Podcasts
  • Conteúdo
  • Grupos
  • Arquivos
  • Imagens
  • Videos
Mercado
  • Ludostore
  • Marketplace
  • Leilões
  • Todos os Anúncios
  • Quero Vender
  • Smart Trails
  • Últimos Cadastros
Jogos ({{totalJogos}}) Mercado ({{totalAnuncios}}) Tópicos ({{totalTopicos}}) Usuários ({{totalUsuarios}}) Canais ({{totalCanais}}) Listas ({{totalListas}})
Nenhum Jogo Encontrado
  • {{jogo.nm_jogo}} ({{jogo.ano_publicacao}}) {{jogo.nm_distribuidora}} {{jogo.qt_jogadores_str}} {{jogo.tempo_jogo}}
Nenhum Anúncio Encontrado
  • {{anuncio.nm_item}} {{anuncio.qtde}} anúncios A partir de {{anuncio.vl_venda|formataValor}}
Nenhum Tópico Encontrado
  • {{topico.titulo}} Por {{topico.usuario}} {{topico.nm_jogo}}
Nenhuma Lista Encontrada
  • {{lista.nm_lista}} Por {{lista.usuario}} {{lista.qt_itens|plural('item', 'itens')}}
Nenhum Usuário Encontrado
  • {{usuario.usuario}} Membro desde {{usuario.dt_cadastro|mesAnoExtenso}}
Nenhum Canal Encontrado
  • {{canal.nm_canal}} {{canal.qt_postagens|plural('postagem','postagens')}} Última {{canal.dt_ultima_postagem|dataHoraHuman}}
Ver todos os resultados ({{totalJogos}}) Ver todos os resultados ({{totalAnuncios}}) Ver todos os resultados ({{totalTopicos}}) Ver todos os resultados ({{totalUsuarios}}) Ver todos os resultados ({{totalCanais}}) Ver todos os resultados ({{totalListas}})
Entrar Cadastre-se

Acesse sua conta

Crie sua Conta
Ou acesse com as redes sociais

Crie sua conta

Ou utilize suas redes sociais

Menu de Navegação

  • Novidades
    • Informações
    • Ludonews
    • Lançamentos
    • O que vêm por aí
    • Em Breve
    • Anúncios
    • Financiamento Coletivo
  • Jogos
    • Pesquisa
    • Todos os Jogos
    • Editoras
    • Domínios
    • Categorias
    • Temas
    • Mecânicas
    • Ranking
    • Board Games
    • RPG
    • +Rankings
    • Por Dentro
    • Ludozine
    • Análises
    • Dúvida de Regras
    • Aprenda a Jogar
    • Jogatinas
    • Ludopedia
    • Prêmio Ludopedia
    • Censo Ludopedia
    • Colaborar
    • Cadastro de Jogo
  • Comunidade
    • Fórum
    • Todos os fóruns
    • Tópicos Recentes
    • Últimas 24 horas
    • Listas
    • Todas as listas
    • Listas Mais Vistas
    • Mídias
    • Canais
    • Podcasts
    • Conteúdo
    • Grupos
    • Arquivos
    • Imagens
    • Videos
  • Mercado
    • Ludostore
    • Marketplace
    • Leilões
    • Todos os Anúncios
    • Quero Vender
    • Smart Trails
    • Últimos Cadastros

Minha Conta

Avatar

0
  • Usuário
  • Perfil
  • Coleção
  • Partidas
  • Partidas Pendentes
  • Badges
  • Chamados
  • Grupos
  • Canais
  • Edições
  • Seguindo
  • Meeps
  • Saldo Meeps
  • Atividades Meeps
Ver tudo
  • {{notificacao.dt_notificacao|dataHoraHuman}}
Ver tudo
  • {{mensagem.assunto}} ({{mensagem.resumo}})
    {{mensagem.usuario}} - {{mensagem.dt_mensagem|dataHoraHuman}}
Ver tudo
  • {{config.descricao}}
  • Como Comprador
  • Meu Mercado
  • Minhas Compras
  • Avaliações Pendentes
  • Reembolsos
  • Endereços
  • Como Vendedor
  • Minhas Vendas
  • Meus Anúncios
  • Meus Leilões
  • Pergunta não Respondidas
  • Aguardando Envio
  • Meu Saldo
Fale conosco Ajuda Sair da conta
  • Menu
  • Jogos
    • Lançamentos Nacionais
    • Ranking
    • Prêmio Ludopedia
    • Cadastrar um jogo
    • Pesquisa
    • Pesquisa Avançada
    • Editoras
    • Domínios
    • Categorias
    • Temas
    • Mecânicas
  • Canais
    • Últimas Postagens
    • Últimas Postagens - Inscritos
    • Canais
    • Canais - Inscritos
    • Meus Canais
  • Fórum
    • Fóruns
    • Tópicos Recentes
    • Tópicos que sigo
    • Últimas 24 Horas
    • Tópicos Não Lidos
    • Tópicos Favoritos
    • Criar um Tópico
  • Listas
    • Listas Recentes
    • Listas Não Lidas
    • Minhas Listas
    • Listas Favoritas
    • Criar uma Lista
  • Mercado
    • Ludostore
    • Meu Mercado
    • Anúncios
    • Leilões
    • Trocas
    • Criar um anúncio
    • Criar um Leilão
  • Vídeos
    • Todos os Vídeos
    • Análise
    • Customização
    • Entrevista
    • Evento
    • Jogatina
    • Regras
    • Unboxing
    • Subir um vídeo
  • Multimídia
    • Arquivos
    • Imagens
    • Subir Arquivo
    • Subir Imagens
  • Podcasts
    • Todos Podcasts
    • Últimos episódios
  • Grupos
    • Pesquisar um Grupo
    • Meus Grupos
    • Criar um Grupo
  • Partidas
    • Minhas Partidas
    • Cadastrar uma Partida
  • Sobre
    • Fale Conosco
  1. Fórum
  2. Análises
  3. Race for the Galaxy
  4. [Race for the Galaxy] O Belo, o Race e o Galaxy

[Race for the Galaxy] O Belo, o Race e o Galaxy

Race for the Galaxy
  • avatar
    LuisPerdomo13/05/26 10:11
    avatar
    LuisPerdomo
    13/05/26 10:11
    1403 mensagens MD

    Olá, jovens.

    Antes de iniciar o texto propriamente dito, eu gostaria de deixar um recado ao Marcelo Pires Vieira, mais popularmente conhecido como Belo:

    Belo, eu te amo, cara. Sério! Se por acaso este texto chegar até você, quero que saiba que eu sou muito seu fã! Belo, cante no meu casamento, por favor! Não te peço mais nada, juro!

    Pronto, dado o recado, podemos falar de Race for the Galaxy.

    Race, para os íntimos, é um jogo que foi inspirado no Puerto Rico, mas que desenvolveu seu estilo próprio. Vários elementos de seu irmão mais velho estão ali: a seleção de ações do tipo “eu ganho mais, mas todo mundo faz alguma coisa”, a parte logística (produção, envio etc.), assim como as construções que dão pontos bônus ao final da partida (no caso aqui são os desenvolvimentos de custo 6).

    Mas Race não é apenas um spin-off de Puerto Rico, ele lembra um pouco o irmão mais velho sim, mas ao parar para jogá-lo, você sente que está jogando Race for the Galaxy. Claro, o jogo tem seus méritos próprios, adicionou outras mecânicas interessantes: a divisão entre mundos e desenvolvimentos, os mundos produtores e exploráveis, a parte militar, fora as inovações das expansões (que eu já acho um pouco demais, mas vamos falar delas ao final). A questão aqui é mais que o conjunto das partes, Race tem personalidade.

    Ao falar de personalidade, não me refiro às artes toscas de Clip Art dos anos 90 ou da iconografia questionável (ainda que bem funcional depois que você assimila, devo admitir), mas falo de sua fluidez na partida, seu ritmo próprio, da sensação de progressão em um espaço de tempo tão limitado. Tá muito abstrato? Vamos devagar.

    Na verdade não, temos que ir depressa, como o próprio nome sugere, Race é de fato uma corrida, ainda que não seja um jogo explicitamente de corrida nos moldes tradicionais. Race é uma corrida por pontos, por eficiência. A partida termina em um pulo, porque ao completar o seu tableau ou ao esgotar a pilha de pontos, já era. Fim de papo, quem tem mais pontos vence. Pode parecer lento olhando apenas a mão inicial, mas quando a engrenagem começa a girar, em poucas rodadas a partida está definida. E então resta apenas aquela sensação de “vamos outra?”.

    Um dos aspectos que particularmente mais aprecio em Race é como as cartas têm múltiplas utilidades sem precisar indicar isso com um monte de textos em cada canto possível da carta. Quer jogar a carta normalmente? Pague o custo dela. Qual é o custo? Outras cartas, então descarte-as. Ela produz um recurso? O recurso é, adivinhe, outra carta. Coloque uma carta virada para baixo para indicar isso.

    E dessa forma o baralho compartilhado se esgota rapidamente. De certo modo, esse garimpo pelas melhores cartas me lembra vagamente o Galaxy Trucker, dadas as devidas proporções. E quais são as melhores cartas? Depende muito, porque não existe uma estratégia dominante, você pode focar em recursos, em certos desenvolvimentos e suas sinergias, em militarismo, enfim, o jogo vai te dizer. Mas não é como se o jogo te jogasse, uma mesma mão inicial pode ser interpretada de várias formas, e o jogo permite que isso seja possível, depende do seu curso de ação ao longo da partida.

    Como disse anteriormente, Race é derivado de Puerto Rico, a seleção de ações é parecida, mas aqui entra a cereja do bolo: a simultaneidade. Em Puerto Rico, você escolhe uma ação, ganha seu bônus, realiza sua ação, e os demais fazem o mesmo sem bônus; então o próximo jogador escolhe outra ação, e o ciclo se repete. Em Race for the Galaxy, essa lógica do bônus se mantém, mas todos selecionam as ações simultaneamente. Esse jogo mental de “o que os outros vão selecionar” é parte dessa tal “personalidade” própria do Race.

    Lembra que eu falei que é uma corrida por eficiência? Quer coisa mais eficiente em um jogo do que até os seus adversários trabalharem para você? As ações são selecionadas e reveladas simultaneamente, mas elas têm uma ordem para acontecer. Uma depende da outra. Você não pode produzir no seu planeta se você não tiver um planeta, então você (ou alguém) tem que selecionar essa ação. Aí entramos num The Mind, uma leitura de mesa minuciosa tentando detectar isso.

    E quando todos os planetas se alinham (desculpa por esse trocadilho), jovem, você se lembra de por que esse jogo ainda se mantém relevante mesmo após tantos anos e com tantos outros jogos do gênero competindo no mercado. A prova que o sistema funciona e não se trata de mera sorte é que tem verdadeiros profissionais nesse jogo por aí. Caso você seja um mero mortal como eu, já tentou jogar competitivamente contra um cracudo no BGA? Parece que todas as cartas vêm certas na mão do jovem. Mas não é bem isso, ele que sabe tornar essas cartas certas.

    Existem muitos outros engine builders interessantes por aí, para todos os gostos: mais simples, mais complexos, com mais elementos além do engine building em si. E, como sempre, defendo que gosto é altamente pessoal e subjetivo, mas quando tanta gente ainda gosta e fala sobre esse jogo, mesmo depois de tantos outros tentarem apagar a sua glória, isso certamente não é trivial, jovem. Tem que respeitar.

    E as expansões? Eu confesso que não gosto tanto delas. Eu tenho algumas, mas deixei de lado todas as cartas que incluíram novas mecânicas. Joguei solo algumas vezes com a primeira expansão, é um bom modo solo, mas não é muito a minha praia. Gosto das peças de objetivo da primeira expansão, mas também não faço muita questão de jogar com elas. O que eu mais gosto são as cartas “mais do mesmo”, tem umas bem interessantes nesse bolo. Só o base já é mais que suficiente.

    Tá, falei do Belo, do Race, e o Galaxy? Eu sou mais do Moto G. Sem fazer merchan, muito pelo contrário, eu sou aquele velho que usa o celular só para funções básicas e só troco de celular quando ele pede arrego.

    Até o próximo jogo, jovens.
    Forte abraço,
    Luis Perdomo

    4
    0
    31

  • Canal

    Veja Também

    Luis Perdomo

    Veja Também

    Até a próxima, jovens
    [Tichu] Qual é o seu Tichu?
    [Battle Line] Um Knizia para dois no capricho
    [Catan] Te odeio, mas obrigado por tudo
    Rejogabilidade é uma ilusão

    Compre agora o jogo Race for the Galaxy na LUDOSTORE
    R$ 193,00 (no boleto)
    Visualizar OfertaVer

    Comentários:

  • adolfocaetano
    591 mensagens MD
    avatar
    adolfocaetano13/05/26 10:38
    adolfocaetano » 13/05/26 10:38

    LuisPerdomo::Olá, jovens.

    Antes de iniciar o texto propriamente dito, eu gostaria de deixar um recado ao Marcelo Pires Vieira, mais popularmente conhecido como Belo:

    Belo, eu te amo, cara. Sério! Se por acaso este texto chegar até você, quero que saiba que eu sou muito seu fã! Belo, cante no meu casamento, por favor! Não te peço mais nada, juro!

    Pronto, dado o recado, podemos falar de Race for the Galaxy.

    Até o próximo jogo, jovens.
    Forte abraço,
    Luis Perdomo

    É meus amigos! Cada um tem seu gosto para tabuleiros... e música...:'(.
    Mas, deixando as brincadeiras de lado, esse é um que está na minha lista de "querer jogar" faz tempo, mas nunca tive a oportunidade. Depois que surgiu a onda "hype pra todo lado", esse tipo de jogo saiu da mesa do povo que costuma ter montoeira de jogos. .O tal cidadão do qual comento ocasionalmente, com mais de trocentos jogos tinha, mas nunca jogamos, pois era sempre o melhor último jogos da semana retrasada que precisava ir pra mesa. Como cansei do "caboco" e me afastei, nunca pude jogar.
    Mas, voltando à música, deixo aqui reticências em protesto às coisas que esse povo escuta (e eu que achava que sertanejo tipo zezé de camargo e pagodeiros tipo belo eram o fundo do poço, não sabia que o brasileiro tem o dom de cavar pra encontrar lama mais fedorenta embaixo!)
    Eis as reticências: ...

    1
  • LuisPerdomo
    1403 mensagens MD
    avatar
    LuisPerdomo13/05/26 10:46
    LuisPerdomo » 13/05/26 10:46

    adolfocaetano::...

    Eu tenho um gosto musical bem versátil na real. Toco piano e cavaquinho, vou do clássico ao popular (escuto até trap, funk, eu brinco que eu deixo o algoritmo maluco, vai de Vivaldi a Barões da Pisadinha em uma faixa), mas o Belo fala com o meu coração (não é piada, não é ironia), eu fui num show dele e quase passei mal de tanto gritar (a Sra. Perdomo já estava ficando constrangida).

    Eu sou aquele cara que você vê na rua de fone e acha que tá ouvindo Heavy Metal, mas tá escutando Soweto no talo.

    Mas voltando ao Race, vale a pena ao menos conhecer, nem que seja no BGA. Se tiver uma oportunidade, jogue, jovem.

    2
  • adolfocaetano
    591 mensagens MD
    avatar
    adolfocaetano13/05/26 11:16
    adolfocaetano » 13/05/26 11:16

    LuisPerdomo::
    adolfocaetano::...

    Eu tenho um gosto musical bem versátil na real. Toco piano e cavaquinho, vou do clássico ao popular (escuto até trap, funk, eu brinco que eu deixo o algoritmo maluco, vai de Vivaldi a Barões da Pisadinha em uma faixa), mas o Belo fala com o meu coração (não é piada, não é ironia), eu fui num show dele e quase passei mal de tanto gritar (a Sra. Perdomo já estava ficando constrangida).

    Eu sou aquele cara que você vê na rua de fone e acha que tá ouvindo Heavy Metal, mas tá escutando Soweto no talo.

    Mas voltando ao Race, vale a pena ao menos conhecer, nem que seja no BGA. Se tiver uma oportunidade, jogue, jovem.

    Também sou eclético, indo do pop Michael Jackson até hard rock do AC DC, passando por clássicos eruditos de vivaldi e Mozart e jazz do Frank Sinatra (adoro músicas tipo big bands a la Glenn Miller). Mas tenho minhas ressalvas, e normalmente elas estão onde o povaréu gosta. "Você é hipster?" Não, só detesto o que tem nas dez mais do spotfy
    Quanto ao jogo, gostaria de aprender a jogar numa mesa, com jogo físico. Não gosto de tentar aprender no BGA pois não tem o amiguinho pra lhe tirar dúvidas... tem o chato que lhe dá uma notificação dizendo que você joga devagar!

    1
  • alex2306
    413 mensagens MD
    avatar
    alex230613/05/26 11:17
    alex2306 » 13/05/26 11:17

    Melhor card game, se tivesse sido lançado recentemente teria ganho mais prêmio do que na época em que foi onde não tinhamos tanta visibilidade e reconhecimento. A ponto de ir que em 2025 foi parar no hall da fama. 

    Um jogão, entendo que ele tem barreiras tanto na mecânica e nas iconografias. Apanhei assim como muitos apanham no começo, mas depois que você quebra elas. Se torna um clássico.

    • 2025 BoardGameGeek Hall of Fame Inductee
    • 2010 Ludoteca Ideale Official Selection Winner
    • 2010 Japan Boardgame Prize Voters' Selection Nominee
    • 2008 Tric Trac Nominee
    • 2008 Tric Trac de Bronze
    • 2008 Spiel der Spiele Hit für Experten Recommended
    • 2008 JoTa Best Card Game Winner
    • 2008 JoTa Best Card Game Nominee
    • 2008 Japan Boardgame Prize Voters' Selection Nominee
    • 2008 International Gamers Awards - General Strategy; Multi-player Nominee
    • 2008 Golden Geek Best Gamer's Board Game Nominee
    • 2008 Golden Geek Best Card Game Winner
    • 2008 Golden Geek Best Card Game Nominee
    • 2008 Golden Geek Best Board Game Artwork/Presentation Nominee
    • 2008 Golden Geek Best 2-Player Board Game Nominee
    • 2008 Fairplay À la carte Winner
    • 2007 Meeples Choice Award Winner
    • 2007 Meeples Choice Award Nominee

    4
  • LuisPerdomo
    1403 mensagens MD
    avatar
    LuisPerdomo13/05/26 11:19
    LuisPerdomo » 13/05/26 11:19

    alex2306::Um jogão, entendo que ele tem barreiras tanto na mecânica e nas iconografias. Apanhei assim como muitos apanham no começo, mas depois que você quebra elas. Se torna um clássico.

    É exatamente isso, jovem. Esse vale o esforço.

    0
  • LuisPerdomo
    1403 mensagens MD
    avatar
    LuisPerdomo13/05/26 11:21
    LuisPerdomo » 13/05/26 11:21

    adolfocaetano::Também sou eclético, indo do pop Michael Jackson até hard rock do AC DC, passando por clássicos eruditos de vivaldi e Mozart e jazz do Frank Sinatra (adoro músicas tipo big bands a la Glenn Miller). Mas tenho minhas ressalvas, e normalmente elas estão onde o povaréu gosta. "Você é hipster?" Não, só detesto o que tem nas dez mais do spotfy

    Muito bom gosto, jovem. E entendo perfeitamente.


    adolfocaetano::Quanto ao jogo, gostaria de aprender a jogar numa mesa, com jogo físico. Não gosto de tentar aprender no BGA pois não tem o amiguinho pra lhe tirar dúvidas... tem o chato que lhe dá uma notificação dizendo que você joga devagar!

    E tá certíssimo, jovem. Presencialmente tem outra pegada.

    0
  • Raio
    2529 mensagens MD
    avatar
    Raio13/05/26 11:36
    Raio » 13/05/26 11:36

    Tá aí um jogo que eu gostaria que a editora tivesse mais carinho.

    Primeiro, melhorasse a iconografia que é bem ruim.
    Segundo, que lançasse as expansões.

    Joguei uma vez só tem quase uma década e a experiência foi péssima. De la pra cá nunca mais nem peguei na mão.

    É uma pena mesmo.

    3
  • LuisPerdomo
    1403 mensagens MD
    avatar
    LuisPerdomo13/05/26 11:41
    LuisPerdomo » 13/05/26 11:41

    Raio::Tá aí um jogo que eu gostaria que a editora tivesse mais carinho.

    Primeiro, melhorasse a iconografia que é bem ruim.
    Segundo, que lançasse as expansões.

    Joguei uma vez só tem quase uma década e a experiência foi péssima. De la pra cá nunca mais nem peguei na mão.

    É uma pena mesmo.

    Eu tenho curiosidade de ver esse jogo com uma nova iconografia, mas confesso que depois de tanto tempo acostumado com essa, eu provavelmente estranharia, apesar de entender.

    Concordo, esse jogo merece mais amor, de qualquer forma.

    Eu dei muita sorte com meu antigo grupo nesse título. A galera gostou de primeira. 

    O bom é que ele roda muito bem em 2, minha contagem favorita, então é fácil de ver mesa.

    3
  • Patanga
    1563 mensagens MD
    avatar
    Patanga13/05/26 12:04
    Patanga » 13/05/26 12:04

    Eu só lembro do Guarda Belo do desenho do Zé Colméia (que com a reforma ortográfica passou a se chamar Zé Colmeia)

    Joguei uma vez e achei legal, confuso nos ícones, mas fiquei com preguiça de aprender mais. Seria ótimo jogar com quem já sabe e pegar por osmose as manhas.

    2
Responder
  • 1(current)
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Race for the Galaxy - [Race for the Galaxy] O Belo, o Race e o Galaxy
  • Logo Ludopedia
  • LUDOPEDIA
  • Ludopedia
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Apoiador
  • Mídia Kit
  • API
  • LudoStore
  • Acesso a Loja
  • Leilões
  • Meeps - Cashback
  • Quero Vender
  • Ajuda
  • Políticas
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Devolução e Reembolso
  • Redes Sociais
  • Mee - Mascote da Ludopedia
LUDOPEDIA COMERCIO LTDA - ME | CNPJ: 29.334.854/0001-96 | R Dr Rubens Gomes Bueno, 395 - São Paulo/SP | contato@ludopedia.com.br

Este site utiliza cookies, conforme explicado em nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições.