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  2. Oficina de Jogos
  3. [PROJETO] 000: Karanvanserai

[PROJETO] 000: Karanvanserai

  • E2EK1EL
    2393 mensagens MD
    avatar
    E2EK1EL11/08/16 08:59
    E2EK1EL » 11/08/16 08:59

    Como eu posso ajudar de alguma maneira nesse projeto?

    0
  • norDicoBR
    714 mensagens MD
    avatar
    norDicoBR11/08/16 10:36
    norDicoBR » 11/08/16 10:36

    professor::
    norDicoBR::Existem tabuleiros individuais ou apenas o central?

    Houveram dois momentos no projeto em que consideramos a ideia de ter um tabuleiro individual para para os jogadores.

    1) A quantidade de recursos que o jogador manipulava era muito grande e o tabuleiro individual surgia como uma alternativa para contabilizar esses recursos. Essa necessidade meio que desapareceu quando enxugamos um pouco a economia do jogo e balanceamos a aquisição e venda de recursos por parte dos jogadores.

    2) Teve uma ocasião em que a disputa por determinadas regiões do tabuleiro era muito intensa e os jogadores que realizavam seus turnos primeiro, levavam bastante vantagem em relação aos demais. Ao tabuleiro individual cabia de alguma forma compensar isso dando oportunidade aos jogadores de realizar ações que fossem especificas e exclusivas de seu tabuleiro.  Isso foi contornado quando modificamos a maneira com a qual a ordem dos turnos era estabelecida.

    Hoje o tabuleiro está bem enxuto. Eu diria apropriado para uma distribuição digital. A versão atual está bem mais "clean" que imagem apresentada no post. E digamos assim: ele está mais intuitivo e didático.  Acredito que em breve a gente deve trazer mais informações sobre isso.

    Filosofo_R obrigado pelos comentários. Estão todos registrados aqui. O números e jogadores ideal é 4. Passar desse número inevitavelmente eleva o downtime. Mas o jogo se comporta bem  com 6 pessoas. Nosso foco por enquanto é deixar tudo redondinho pra 4 jogadores e depois disso "de repente" tentar balizar as peculiaridades de uma partida com mais jogadores.


    Muito obrigado a todos por prestigiar essa nossa empreitada.

    Parabéns pelo projeto. Torço para ter sucesso.
    Minha pergunta sobre os tabuleiros individuais é decorrente de que eu acho que muitos jogos pecam por não haver diferença entre facções ou lideranças. No caso de um CIV game às vezes lhe dão os Mongóis ou Americanos ou Astecas e no final das contas é tudo igual. Mas aí você vê jogos como Civilization onde existe uma certa assimetria das facções e isso me agrada muito. Apesar do Hyberborea não ser um CIV game e mais controle de área ele possui uma opção muito bacana de vc querer ou não usar poderes assimétricos das facções. Os tabuleiros individuais do Nations possuem dois lados que também permitem isso. Já o Endeavor, apesar de ser um jogo bem legal  e famoso ainda assim não diferencia os jogadores e no final das contas todos meio que sabem o que cada um está correndo atrás pois normalmente é o seu objetivo também.
    O Ignacy, autor do Robinson Crusoé disse várias vezes que se ele receber um protótipo simétrico ele nem olha. 

    0
  • professor
    1120 mensagens MD
    avatar
    professor11/08/16 11:25
    professor » 11/08/16 11:25

    Acredito que quando um jogo possui assimetria entre os jogadores o desenvolvedor tem a necessidade de gastar muito mais tempo para balancear o jogo. Vamos pensar no Terra Mystica por exemplo. Cara o jogo é fantástico e com cada facção você tem uma experiência de jogo completamente diferente. Só que para balancear um jogo desses, imagine quanto tempo foi gasto?

    Agora a gente entra em um problema que eu e algumas pessoas com quem converso enxergamos: Estamos em um momento em que todo mundo que quer lançar um jogo, quer fazer isso "pra ontem". E o resultado disso são jogos lançados com cara de protótipo, ou que não trazem nada de novo para os jogadores. E eu não estou falando de arte ou acabamento de componentes. Falo de jogabilidade mesmo.

    E o pior é que nós compramos esses jogos e passamos a adora-los simplesmente por que eles alguém foi pago para dizer que ele é bom. Isso acontece lá fora e acontece aqui no Brasil também. É "a onda" e todo mundo que surfar nela enquanto ela dura. E essa pressa é justificável pelo seguinte: se esses jogos perderem essa onda, eles não se venderão depois, em um momento no qual o mercado esteja com um nível de sanidade maior.     

    Aconteceu isso algum tempo atrás com os jogos digitais. O resultado é que você vê um monte de jogo genérico no google play, "cada um mais cópia do outro". 

    Confesso que nesse projeto existe a ideia de darmos aos jogadores habilidades diferentes sim. Mas primeiro queremos ter um modo assimétrico que seja "redondinho". Depois disso podemos experimentar novas coisas como feedback da comunidade. A vantagem é que não temos pressa e podemos dedicar o tempo que for necessário para lapidar o jogo até que ele assuma sua forma final. 



    2
  • norDicoBR
    714 mensagens MD
    avatar
    norDicoBR11/08/16 11:49
    norDicoBR » 11/08/16 11:49

    professor::Acredito que quando um jogo possui assimetria entre os jogadores o desenvolvedor tem a necessidade de gastar muito mais tempo para balancear o jogo. Vamos pensar no Terra Mystica por exemplo. Cara o jogo é fantástico e com cada facção você tem uma experiência de jogo completamente diferente. Só que para balancear um jogo desses, imagine quanto tempo foi gasto?

    Agora a gente entra em um problema que eu e algumas pessoas com quem converso enxergamos: Estamos em um momento em que todo mundo que quer lançar um jogo, quer fazer isso "pra ontem". E o resultado disso são jogos lançados com cara de protótipo, ou que não trazem nada de novo para os jogadores. E eu não estou falando de arte ou acabamento de componentes. Falo de jogabilidade mesmo.

    E o pior é que nós compramos esses jogos e passamos a adora-los simplesmente por que eles alguém foi pago para dizer que ele é bom. Isso acontece lá fora e acontece aqui no Brasil também. É "a onda" e todo mundo que surfar nela enquanto ela dura. E essa pressa é justificável pelo seguinte: se esses jogos perderem essa onda, eles não se venderão depois, em um momento no qual o mercado esteja com um nível de sanidade maior.     

    Aconteceu isso algum tempo atrás com os jogos digitais. O resultado é que você vê um monte de jogo genérico no google play, "cada um mais cópia do outro". 

    Confesso que nesse projeto existe a ideia de darmos aos jogadores habilidades diferentes sim. Mas primeiro queremos ter um modo assimétrico que seja "redondinho". Depois disso podemos experimentar novas coisas como feedback da comunidade. A vantagem é que não temos pressa e podemos dedicar o tempo que for necessário para lapidar o jogo até que ele assuma sua forma final. 




    Isso aí...não ter pressa significa que podem dar atenção ao playtest e ao feedback da comunidade.

    2
  • professor
    1120 mensagens MD
    avatar
    professor11/08/16 14:08
    professor » 11/08/16 14:08

    E2EK1EL::Como eu posso ajudar de alguma maneira nesse projeto?


    Sempre tem um jeito de ajudar. E ajuda sempre é bem vinda. A gente só precisa estruturar melhor esses estágio no qual o projeto se encontra e poder dizer exatamente o que esperamos da ajuda de quem estiver interessado. Acredito que em cerca de mais uns 20 dias a gente consegue fazer isso.

    0
  • E2EK1EL
    2393 mensagens MD
    avatar
    E2EK1EL11/08/16 14:35
    E2EK1EL » 11/08/16 14:35

    professor::
    E2EK1EL::Como eu posso ajudar de alguma maneira nesse projeto?


    Sempre tem um jeito de ajudar. E ajuda sempre é bem vinda. A gente só precisa estruturar melhor esses estágio no qual o projeto se encontra e poder dizer exatamente o que esperamos da ajuda de quem estiver interessado. Acredito que em cerca de mais uns 20 dias a gente consegue fazer isso.

    se precisa de alguém pra fazer testes pode contar comigo

    1
  • Findreans
    421 mensagens MD
    avatar
    Findreans13/08/16 12:25
    Findreans » 13/08/16 12:25

    Salve.

    Senhores, a proposta é interessante. No momento ainda
    há pouco o que possa ser falado sobre a mesma quando
    for explanadas as regras com mais detalhes poderei expressar
    alguma opinião a respeito.

    Vou ver se acho as fotos que fiz do que sobrou de um
    Caravansarai, pelo menos a parte exterior tem como ter
    uma certa ideia. :)

    A gente debate conforme as ideias forem avançando.

    1
  • professor
    1120 mensagens MD
    avatar
    professor14/08/16 07:36
    professor » 14/08/16 07:36

    Obrigado Findreans pelo interesse e pelos comentários. Logo disponibilizaremos algo mais concreto para que vocês possam ter uma ideia de como funciona o jogo.

    Essas fotos que você mencionou foram tiradas onde? 

    0
  • Findreans
    421 mensagens MD
    avatar
    Findreans14/08/16 12:19
    Findreans » 14/08/16 12:19

    professor

    Foram tiradas na Turquia, aonde tem
    o que sobrou de um Caravansarai que
    é possível a visitação. ( imagino q deva
    ter outros mas não os vi ).

    0
  • Findreans
    421 mensagens MD
    avatar
    Findreans14/08/16 21:47
    Findreans » 14/08/16 21:47


    professor e difes Seguem algumas fotos do Caravansarai, conforme disse anteriormente:



    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/156/nnxw9x.jpg

    Frente do Caravansarai, a cidade surgiu em volta, então ficou tudo moderno.


    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/060/gt903g.jpg

    A porta principal, pelo lado externo.


    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/249/aram4w.jpg

    Dentro, focando para o lado esquerdo através da entrada.


    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/896/66ah8c.jpg

    Dentro, focando para o lado direito através da entrada.


    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/918/qp0xtx.jpg

    Parte interna, vendo da parte do fundo para a direção do portão de entrada.


    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/702/1g2gna.jpg

    A chamada parte coberta. Fica em um portão interno no fundo do Caravansarai.


    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/211/ady42a.jpg

    A placa explicativa do Caravansarai. Explica o que existia no mesmo e como funcionava.


    Acho que não tem muito problema de traduzir a parte em inglês, mas se for necessário avisem. 


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