Eu tenho os dois, mas ainda nao tive como colocar o GWT (2ª ed. na mesa). No caso da pergunta eu não tenho o GWT NZ.
@kaiquevinicius
Sobre o Brass, é realmente um excelente jogo. Porém, como todos dizem aí, eu esperaria o reprint para comprar, pois hoje os preços estão muito altos devido à baixa oferta e à alta procura.
Mas pela forma que você colocou, acredito que vc tenha poucos ou nenhum jogos experts na coleção. Em relação a essas duas opções que vc pontuou, uma coisa que você deve ter em mente é que o setup de Brass é extremamente chato e demorado (acho que o GWT NZ tbm deve ser bem demorado, mas não posso confirmar, pois nunca joguei. Apenas vi alguns vídeos e reparei que é coisa pra caramba pra botar na mesa, sem falar que precisa de muito espaço na mesa para tanto componente).
Esse tipo de informação é importante demais para vc levar em consideração sua compra, especialmente em se tratando de um hobby caro.
Sobre o Brass Birmingham, em específico, é um jogo que na minha experiência, somente eu explicando as regras não fez a jogatina fluir. É muito importante que todos tenham noção das regras para que o jogo flua bem, senão ele vai ser confuso, especialmente na parte das conexões e no "como jogar bem o jogo".
A preparação (Setup) é bem chata, pois você tem de empilhar as peças de construção no seu tabuleiro de jogador na ordem certa (e são muitas); depois você tem de organizar as peças sortidas no tabuleiro de jogo, bem como colocar os cubos preto e laranja no seu devido local. Então, separe aí no mínimo uns 15 minutos para preparar a mesa e, caso tenha de explicar as regras, pode separar mais uns 20 minutos para uma explicação bem básica. O restante vai sendo explicado durante o jogo.
É isso! Acho que esse tipo de informação é importante, pois às vezes só sabemos sobre como o jogo funciona e essa parte de preparação e regras pode contar muito para que um jogo veja mesa mais vezes. Senão você compra um jogo de 350 a 600 reais achando que vai ser o supra sumo da sua experiência e depois de uma primeira jogatina cansativa/burocrática e sem entendimento do fluxo e das manhas do jogo, vc acaba encostando ele na estante. Por isso as pessoas sempre reforçam que é importante entender bem o gosto do seu grupo/parceiro de jogo, pois não adianta vc comprar o melhor jogo do ranking e a experiência ser ruim e nunca mais querer jogar.
Caso você adquira o Brass, dê uma olhada no vídeo do Board of View e peça para seus companheiros de jogatina ao menos verem o vídeo caso não queiram ler o manual. É um canal que já não atualiza mais vídeos (uma pena, pois o conteúdo é muito bem feito e bem didático).
https://youtu.be/F4ECENLLK3A?si=1DLEPfW_c0Lt_vsW