Isquedo::
Abração e boas jogatinas!
Iur... Ops kkkk
Caro
Isquedo
Ei meu camarada, essa despedida aí é marca registrada... KKKKKKKKKK
Quanto ao assunto do tópico, é como eu sempre digo, de modo geral, as pessoas ao seu redor te tratam, da forma como você sinaliza que quer ser tratado. Trocando em miúdos, se você não se respeita, definitivamente não são os outros que vão te respeitar. Obviamente, cada um tem o direito de fazer o que quiser com o seu dinheiro, até mesmo comprar jogo de tabuleiro caro, e com defeito, e isso é da conta apenas da pessoa e de mais ninguém. Isso não se discute. Porém, quando uma pessoa paga caro em um board game e recebe o jogo com defeito, o que se está dizendo para a editora é o seguinte: "não se preocupe com controle de qualidade, e pode lançar o jogo com o erro que for, e com o preço que for, que eu vou comprar de qualquer jeito". É justamente com esse tipo de pensamento, "eu compro se eu quiser, o dinheiro é meu", que as editoras contam para continuarem a lançar jogo com defeito.
Eu já disse antes e torno a dizer, não dá para compreender como é que a editora recebe os arquivos antes de irem para a fábrica e ninguém percebe o erro, mas no mesmo dia que as pessoas recebem o jogo, imediatamente aparece alguém para dizer que no play aid, era para estar escrito isso, mas está escrito aquilo, ou a tradução da carta tal está errada porque no original está escrito "red", mas na tradução ficou azul. A única explicação plausível é se a editora estiver cagando para a qualidade do produto, porque ele vai vender de qualquer jeito, então "fulano dá uma conferida por alto, só para ver se não nenhum erro grande demais", e bola prá frente.
Por isso, eu não defendo boicote, nem passar a apenas importar, nem nada disso, porque acho essas medidas irreais e impraticáveis. O que eu defendo é muito mais simples. Só comprar depois que o jogo chegar na loja e depois que os mais afobados comprarem e virem aqui no Ludopedia dizer que o jogo está ok. Se o jogo estriver ok você compra, se tiver erro, você só compra depois que a editora consertar o erro, e repor as peças defeituosas. Se a editora não fizer a reposição, então voc~e abdica do jogo e vai jogar algum similar. Se não der para comprar Lords of Waterdeep, vá jogar Stone Age, Village, Caylus, Invasores do Mar do Norte ou qualquer outro dos milhares de jogos de alocação de trabalhadores que existem. O mesmo se aplica a jogos do tipo Terra Mystica e Projeto Gaia, Agrícola e Caverna, Barenpark e Ilha dos Gatos, entre outros board games similares. Eu acho difícil de acreditar que se você tiver uma coleção de jogos de tamanho médio, não exista nenhuma jogo que possa suprir a vontade de jogar aquele ultra-mega-super-lançamento, que está com o hype nas alturas. Então tudo se resume ao quão longe as pessoas estão dispostas a ir, para começarem a ser respeitadas enquanto consumidor.
Agora, enquanto a grande maioria da comunidade boardgamer continuar naquela situação, super conformada, de "sei que está errado, e que eu paguei R$ 800,00 no jogo, mas me esforçando bem para enxergar um 3 no lugar de um 2, dá para jogar e não afeta tanto assim a jogabilidade", aí é que as coisa não vão melhorar nunca.
Por fim, boa sorte a quem comprou o Hegemony, e faço votos de que os erros sejam apenas esses que você apontou.
Um forte abraço e boas jogatinas!
® KKKKKKK
Iuri Buscácio