A expansão KoME foi lançado em pré-venda lá na gringa nesse mês de agosto pela Ares Games (previsto para remessas em dezembro/2023)
"As pré-vendas de Kings of Middle-earth já estão abertas! A nova e tão esperada expansão do jogo de tabuleiro mais vendido da Guerra do Anel, Kings of Middle-earth, adiciona regras, cartas e miniaturas com foco nos soberanos dos Povos Livres e na luta com as Sombras para controlar suas mentes e almas. Três novos e poderosos personagens das Sombras, os Dark Chieftains, também são apresentados nesta expansão". (Tradução livre do e-mail que recebi da Ares dia 22/08)
O Jogo foi, até o momento, localizado pela Devir. Mas eu fiquei preocupado quando, alguns anos atrás, em algumas conversas, ouvi dizer que a Devir não respondeu se tinha interesse em trazer aludida expansão ao Brasil.
Por outro lado, recentemente, foi a Galápagos quem trouxe o card game do guerra do anel. Em princípio, acredito que o fato de a Galápagos ter trazido o membro mais novo da família de jogos da Ares Games voltada para a franquia do Senhor dos Anéis (card game), por si só, não quer dizer nada.
Além disso, como já ouvi em algumas redes sociais (apps de conversa), o grupo do qual a Galápagos faz parte é detentor dos direitos relativos à franquia do Senhor dos Anéis. Acredito que este outro fato isolado, por si só, também não significa que a Galápagos passaria a ter os direitos de distribuição (de forma automática). Em tese, os contratos anteriores à aquisição estariam vigentes e não seriam afetados, sendo, também em princípio, necessária uma negociação.
No passado, alguns outros jogos que foram trazidos inicialmente por uma editora, depois continuaram a ser vendidos aqui no Brasil por outras editoras (ex.: Pandemic - que veio, inicialmente, pela Devir, mas depois a Galápagos deu continuidade).
Diante de tantos fatos aleatórios, bem como diante do medo de ter uma expectativa frustrada com a não vinda dessa última expansão recém anunciada, lanço no ar algumas perguntas, pra ver o que a galera acha: Será que alguma editora trará a versão traduzida (pt-br)? Se sim, seria a Devir, a Galápagos ou uma outra?