Post original: https://www.boardseyeview.net/post/pick-a-seal-pick-a-polar-bear
Criado por Torsten Landsvogt, com arte atraente de Ari Wong,
Pick-a-Seal e
Pick-a-Polar Bear são dois jogos autônomos de 1 a 5 jogadores da Jolly Thinkers que podem ser combinados para criar um jogo de 6 a 8 jogadores. Ambos são reimplementações do jogo
Pick-a-Dog semelhante, mas não compatível, e do jogo original de 2008 do designer,
Formissimo (Schmidt Spiele), que usava formas geométricas.
Cada jogo compreende um baralho de cartas com Foca ou Urso Polar. Você coloca 30 cartas viradas para cima em uma grade (49 se você combinar os baralhos para um jogo de 6 a 8 jogadores) e cada jogador recebe uma carta inicial. Todas as cartas mostram a Foca/Urso Polar grande ou pequeno, contra um fundo de inverno ou outono, com ou sem braço levantado, com ou sem óculos e com ou sem lata de atum. Você precisa procurar na grade para pegar uma carta que seja idêntica à sua carta inicial (e subsequentemente a carta do topo da sua pilha) ou que difira dela por apenas uma única característica.

Não há turnos: os jogadores pegam cartas em tempo real até que um jogador declare que não há mais escolhas válidas disponíveis para eles. Isso interrompe o jogo. Todos os jogadores verificam suas pilhas: eles pontuam todas as cartas que pegaram desde que não tenham cometido erros, mas perdem toda a pilha se alguma das cartas que pegaram diferir da carta anterior em mais de uma característica. Se o jogador que chamou a parada não cometeu erros, ele recebe outra carta como bônus - mas apenas desde que esteja correto não apenas em todas as cartas que coletou, mas também em sua declaração de que nenhuma das cartas restantes era uma escolha válida (novamente, se estiverem errados, perdem a pilha). A grade é reabastecida e o jogo continua por mais rodadas até que o baralho se esgote.
Pick-a-Seal e
Pick-a-Polar Bear são excelentes jogos para crianças e famílias. Eles dão uma descarga de adrenalina porque são jogos de velocidade jogados em tempo real, onde dois jogadores podem ir para a mesma carta ao mesmo tempo. O elemento de reconhecimento de padrão - distinguindo apenas uma característica diferente - pode ser um desafio para as crianças mais novas, mas adultos e crianças mais velhas, e aqueles que jogam a variante solo do jogo, irão escanear a grade para planejar com antecedência para que, quando tiverem a escolha de vários cartas qualificadas, a carta que eles pegarem abrirá opções para a próxima escolha...
Vale a pena mencionar que o jogo
Pick-a-Polar Bear incorpora algumas variantes de jogo que não estão no
Pick-a-Seal. Um deles é um mecanismo de recuperação: o jogador que ganhou mais cartas em uma rodada pega uma carta que o proíbe de escolher uma carta que corresponda exatamente. O outro é um minijogo de velocidade de 'rodada bônus', onde os jogadores correm para serem os primeiros a anunciar o número de cartas na grade que atendem aos critérios mostrados na carta de bônus. Se o primeiro a gritar acertar, ganha a carta (vale 2 pontos); se errarem, recebem uma penalidade de 2 pontos. Esses extras (particularmente a mecânica de recuperação) tornam o
Pick-a-Polar Bear a melhor escolha se você estiver comprando apenas um deles e não tiver outro motivo para preferir a versão Seal. Se você está comprando ambos para configurá-los como um jogo de grupo de 6 a 8 jogadores, o conteúdo extra do Pick-a-Polar Bear pode ser prontamente incorporado no jogo combinado.
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Traduzido*** por
Vania Telles
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