Impressões de retorno.
Já tinha jogado BR antes, somente o jogo base, e gostei bastante do jogo, na simplicidade das regras e design no geral, sem falar que a temática nórdica da um charme a mais.
Escolha o clã, monte suas cartas, invada um território, batalhe, pilhe e morra. Todas as ações levam a pontos de glória ou evolução nos status de seu clã. Termine a partida com a maior pontuação. Não esqueça de utilizar os monstros e suas cartas de melhorias. Simples e direto.
Muitas pessoas não entende que BR é um jogo de fazer combos de cartas "roubados" que vão te trazer muitos pontos de Glória e você precisa evitar que o amiguinho ganhe essas cartas ou consiga pegar aquele território. O jogo vai ser muito desequilibrado se vc jogar com alguém que já conheça a dinâmica, mas assim que todos da mesa pegarem a noção do gameplay, o parquinho pega fogo, hehehe.
Agora, colocando novamente o jogo na mesa, mas incrementado sem humildade, hehe. Foi disponibilizado na partida as expansões (Deuses, Místicos e o Clã 5ª jogador) somado com o conteúdo dos dois kickstarters.
O jogo ganha um nível a mais de profundidade com as expansões, sem afetar a simplicidade das regras.
Utilizando uma "regra da casa" da expansão dos Deuses, onde a cada Era é sorteado 2 Deuses novos por vez, tornou a dinâmica da batalha e estratégia de alocação muito mais divertida, as decisões das ações influenciadas de formas diferentes entre as Eras não só pelo nível das cartas mas também por mudança das divindades foi muito agradável.
As demais expansões foram jogadas sem alteração, porque não precisavam de mudanças.
O conteúdo Kickstarter fez presença na partida com a escolha de um clã e no decorrer do jogo com os novos monstros escolhidos no Draft de cartas.
O ponto negativo fica para a caixa do segundo Kickstarter por trazer monstros repetidos com miniaturas diferentes, que foi um desperdício de material, já que não se pode usar os 2 na mesma partida, esses vão precisar de alterações nas regras de cada carta para jogar junto, evitando as regras repetidas deles, já que as miniaturas são diferentes vai ser possível, para entregar mais opções nas partidas futuras, já verifiquei no fórum BGG as regras que criaram e vou adotar na próxima vez.
Uma coisa que gostei bastante foi o Playmat do financiamento, tecido com fundo emborrachado, 20% maior que o tabuleiro original. Esse eu pensei que não faria muita diferença, mas me enganei, ficou incrível na mesa. Se vc puder encomendar Playmat custons, faça ele com essa proporção a mais, não vai se arrepender.
Assim, finalizando, o jogo não envelheceu mal, as miniaturas continuam ótimas, não tanto quanto os últimos Zombicides, mas ainda sim, bem detalhadas. O gameplay continua fluído e a diversão em alta. Vai continuar na coleção.
