blackbogard::
Fala, amigão!
Então... Um problema muito grande que eu vejo na seu argumento é que você realmente acredita nessa crença furada que o Ivasores do Mar do Norte é mais aclamado pela comunidade do que o de Cítia. Falhei em encontrar qualquer opinião que concordasse contigo nessa, e por mais que exista alguma, com certeza não é o da maioria que teve a chance de jogar os 2 jogos.
Se você acha que o Tom Vassel realizaria um review "sem respaldo" é um problema que você pode ter com ele, pq esse é exatamente o trabalho dele. Mas se opinião respaldada é o que você quer, qual a sua crítica quanto a designer do jogo? Que disse em um podcast:
"Eu desenvolvi esse jogo (Ivasores do Mar do Norte) já faz 5 anos agora. Eu realmente progredi muito na minha jornada como designer e aprendi um monte de coisas ao longo do caminho, que pude MELHORAR nesse novo jogo."
-Shem Phillips
Ou no vídeo divulgado na página do jogo da própria editora:
"Ele é melhor, é um pouco mais suave, tem as melhores partes de tudo (referindo-se às expansões) mais algumas adições."
Lucas Achocácio
Caro Lucas
Antes de qualquer coisa eu quero deixar claro que não estou em uma cruzada contra o Invasores de Cítia. Eu apenas escrevi nesse tópico para dar um contraponto à opinião de Carol e Lívia, que fizeram o vídeo, no sentido de que eu acredito que o Invasores do Mar do Norte é melhor que o Invasores de Cítia.
Em relação à opinião da comunidade, o Invasores do Mar do Norte foi lançado apenas pouco mais de 3 anos antes do Invasores de Cítia, por isso você diz que muitas pessoas não que tiveram a oportunidade de jogar os dois jogos, mas quando isso ocorrer todos vão preferir o Invasores de Cítia. É possível que você tenha razão, e no futuro a posição desses jogos se invertam, coisa na qual eu não acredito. E o motivo que me faz pensar assim é que o Invasores de Cítia foi lançado internacionalmente em 2020, portanto já são dois anos para que jogadores dos mercados estrangeiros tivessem experimentado os dois jogos. No entanto, no site do BGG, o Invasores de Cítia (posição 430 no ranking geral e 246 no ranking dos jogos estratégicos) também está muito distante do Invasores do Mar do Norte (posição 94 no ranking geral e 82 no ranking dos jogos estratégicos). Isso quer dizer que o Invasores do Mar do Norte está no TOP 100 do BGG o Invasores de Cítia não está nem no TOP 300. Se a comunidade internacional, que teve a oportunidade de experimentar os dois jogos, preferisse tanto assim o Invasores de Cítia o Invasores do Mar do Norte, pelo menos no BGG, os dois jogos deveriam ocupar posições invertidas, ou pelo menos não tão distantes.
Além disso, como eu destaquei nas minhas postagens anteriores, o Invasores do Mar do Norte foi indicado a diversos prêmios internacionais, entre eles o Kennerspiel des Jahres de 2017 e o Origins Awards de 2018, tendo inclusive vencido o Nederlandse Spellenprijs o Gouden Ludo e o Mensa. Já o Invasores de Cítia sequer foi citado em qualquer premiação séria internacional. Se o Invasores de Cítia fosse tão melhor assim, certamente ele teria um retrospecto e um currículo em termos de prêmios internacionais muito melhor que o Invasores de Cítia. E não dá nem para dizer que isso ocorre porque um é uma releitura do outro, porque o Unfanthomable é uma releitura do Battlestar Galatica, mas também foi indicado para o Golden Geek.
É interessante notar também, que você não comentou sobre essa grande discrepância em relação a prêmios internacionais, que favorece muito mais o Invasores do Mar do Norte do que o Invasores de Cítia. Será que todas as pessoas que integram os comitês desses diversos prêmios internacionais também estão errados, em indicar e premiar o Invasores do Mar do Norte e sequer citarem o Invasores de Cítia? Eu acredito que não.
Portanto, caro Lucas, enquanto o Invasores de Cítia não ganhar algum prêmio, ou ao menos for indicado a algum prêmio internacional de peso, e enquanto as posições dos jogos não se inverterem nos rankings do Ludopedia e do BGG, eu vou continuar defendendo que o Invasores do Mar do Norte é melhor que o Invasores de Cítia, e que o primeiro é muito mais aclamado pela comunidade boardgamer, nacional e internacional, porque é exatamente isso que os dados objetivos indicam, pelo menos até o presente momento. Veja bem que até agora eu não falei em questão de gosto pessoal, mas apenas apresentei dados objetivos e mensuráveis.
Mas vamos à questão da opinião pessoal, muito embora isso seja muito difícil de discutir porque gosto cada um tem o seu.
Tanto a opinião do Tom Vassel e até do próprio Shem Phillips, o designer dos dois jogos, entram naquela questão do "argumento de autoridade", que eu citei na mensagem anterior. Além disso, no caso do Shem Phillips, mesmo ele sendo o designer dos jogos não torna a opinião dele a verdade absoluta e cristalina. E você há de convir que obviamente um designer que faz uma segunda versão ou uma releitura de um jogo seu, não vai dizer que fez um trabalho pior do que aquele que fez antes. Basta pensar no tabuleiro dos dois jogos, em que já existe um consenso de que o tabuleiro do Invasores do Mar do Norte é melhor que o do Invasores de Cítia (isso inclusive foi dito no vídeo da Carol e da Lívia), mas se forem perguntar ao Shem Phillips, com certeza ele vai dizer que o tabuleiro do Invasores de Cítia é melhor que o do Invasores do Mar do Norte. Do mesmo modo, se você perguntar ao Antoine Bauza se o 7 Wonders 2ª edição é melhor e apresenta novos elementos muitos diferentes da 1ª edição, é lógico que ele vai dizer que sim, quando todo mundo sabe que os jogos não mudaram quase nada, de uma edição para a outra. Isso ocorre simplesmente porque se o designer não disser que a releitura, ou a 2ª edição, são melhores que o original, ou a 1ª edição, isso certamente afetará negativamente o desempenho de vendas do novo produto.
Por isso, mais importante do que ouvir as opiniões de outras pessoas, inclusive do designer do jogo (apesar de ser importante levar essas opiniões em consideração), é muito mais fundamental que nós mesmos experimentemos os dois jogos em questão, para chegarmos às nossas próprias conclusões, sobre qual é o melhor jogo.
Para encerrar, mais uma vez, apesar de todos os indicadores objetivos que eu listei, eu acredito que a discussão sobre se o Invasores do Mar do Norte é superior ao Invasores de Cítia, ou vice-versa é bem mais uma questão de gosto pessoal do que qualquer coisa. Você gosta mais do Invasores de Cítia e acha ele um jogo superior, eu por outro lado gosto mais do Invasores do Mar do Norte e acho ele um jogo superior. E como nós não conseguimos chegar a um consenso nessa questão, numa boa, o melhor que podemos fazer é ficar você com o seu entendimento, e eu com o meu.
Um forte abraço e boas jogatinas.
Iuri Buscácio