Na hora de avaliar a dificuldade no BGG é fácil:
1 - leve
2 - leve pra médio
3 - médio
4 - médio pra pesado
5 - pesado
Pra analisar os dados, os parâmetros são outros, porque há as casas decimais. Se for pra deixar todos os graus de peso com proporções iguais, seria algo assim:
1~1,8 - leve
1,8~2,6 - leve pra médio
2,6~3,4 - médio
3,4~4,2 - médio pra pesado
4,2~5 - pesado
Entretanto, sabemos que os usuários do BGG têm critérios distintos para dar notas e também sensações distintas de peso. Não sei se o BGG faz um tratamento similar no peso como dá nas notas de avaliação, mas é sabido que tem jogador que dá 1 para jogo considerado médio pra maioria das pessoas e que tem jogador que considera pesado qualquer jogo com mais de 5 minutos de explicação de regra.
Também é fato conhecido que o BGG contém muito mais jogadores que curtem jogos mais pesados do que leves, sendo essa razão de boa parte do ranking ter jogos de peso médio pra cima e muitos jogos party ou family terem baixas avaliações. Isso influencia diretamente no equilíbrio dos intervalos de notas acima, até porque são pouquíssimos jogos avaliados com peso acima de 4, o que indicaria que quase não há jogos pesados, o que sabemos não ser verdade.
Particularmente, estimo os pesos mais ou menos assim:
1~1,4 - leve
1,4~2 - leve pra médio
2~3 - médio
3~3,6 - médio pra pesado
3,6~5 - pesado
Por peso eu considero tempo de explicação das regras, montagem do jogo, manutenção entre turnos, quantidade de detalhes e exceções às regras, formas de pontuação, quantidade de ações possíveis e tempo de jogo.