Zumbisul::Aqui vai minha opinião chiita. Por favor não se incomodem com ela.
4) Descent não ver mesa por causa do overlord é como o cara que não pega a amiga para não estragar a amizade. O overlord é a melhor coisa do jogo quando se joga a campanha e a melhor namorada é a sua amiga.
Não concordo...
Esse lance do Overlord faz parte da "mecânica" do jogo. Não é apenas uma questão visual ou ideológica. E essa mecânica não me agrada e não agrada alguns jogadores do meu grupo (apesar de termos jogadores que gostam, obviamente).
Para essa sua comparação ser válida, deveria ser uma questão mais "ideológica" mesmo, subjetiva. Como se eu te dissesse que gosto do esquema do Keeper do Mansions of Madness, mas não gosto do Overlord do Descent porque os temas são diferentes.
Em ambos a função é similar, cada um tem suas agendas e cada grupo (players vs. overlord) jogam em lados opostos mas que não necessariamente exigem confronto direto.
É exatamente essa mecânica que não agrada: dois times (um contra todos).
E mesmo eu sendo um ex-jogador de RPG e indicando esse jogo à maioria das pessoas que perguntam "qual boardgame é legal para quem quer ter uma experiência que lembra vagamente jogos de RPG?", eu ainda continuo não gostando muito da mecânica e não tenho a menor vontade de tê-lo na minha coleção.
Mas aí, vai do gosto...