Olá. Um dos poderes do clérigo é adquirir 2 tokens de vitalidade falsa ( mesmo que esteja com outro jogador) e usá-los como pv extra. Algumas duvidas a respeito deste token:
1. Só existem 2 tokens de vitalidade falsa no punchboard, mas se o clérigo recuperar o poder e relançar este poder, ele fica com 4 tokens, e portanto 4 pvs extras? Pq se não for possível ter 4 tokens pelo limite de 2 tokens no punchboard, recuperar/desvirar o poder e usar uma segunda vez (devido um tesouro te proporcionar isso) seria inútil, visto que não lhe daria o terceiro e quarto token. Alem disso, se é dito que mesmo estando com outro jogador, você fica com o token, significa que usar o poder é “roubar” do outro jogador, e este jogador que tinha os tokens fica sem eles e seus benefícios? Ou é só um token que pode ser substituído por dados, outras fichas ou etc, mantendo seu efeito tanto para o jogador que tinha quanto para você que pegou dele?
2. Afinal, o pv é temporário ou permanente? Danos sao absorvidos por ele, e o descartam? Ou ele fica ate o fim da aventura como pv extra mesmo? Pra mim parece bem clara a regra, se eles passam a ser pv, serão pv enquanto ninguém ou nada te tirar o token.
3. Algumas pessoas se confundem sobre estes tokens e a condição enfraquecido. Acredito que se ele te dá pv extra ate o fim da aventura, ele é um pv fixo! E se você tem digamos 8 pvs mais 2 tokens de vitalidade falsa, passa a ter 10 pvs, e de repente recebe 10 danos enfraquecido, que eu duvido muito mas é possível, você morre, mas nunca descarta os tokens de vitalidade falsa, nunca até o fim da aventura claro. Ou seja, vitalidade falsa não é temporário nem absorvedor de enfraquecido, penso eu. É um extensor permanente na aventura dos pvs totais.
Sobre a primeira aventura, a confusão é total, pois é dito na esquerda que a vitoria é derrotar 4 humanos, mas na direita é ter 4 humanos na reserva de xp. É derrotar ou ter na reserva? A situação piora porque é possível que em um encontro, um deles especificamente obriga o grupo a cancelar ele (obrigatoriamente) ou perder toda a reserva de xp, e se você já tem 3 humanos na reserva, por exemplo, você não pode cancelar esse evento usando eles, pois a aventura 1 proíbe isso, logo Nesse momento vc não tendo outros monstros não humanos, você se ferra e tem que recomeçar a matar humanos até ter 4 humanos na reserva de novo... mas em um dado momento a pilha de encontros é reembaralhada e esse evento pode vir de novo bem quando você está prestes a ter o quarto humano na reserva de xp (isso aconteceu comigo, e deu a impressão que pode ser um loop quase infinito no jogo) e vale lembrar que nesta aventura 1 você não pode fazer a ação rastrear usando xp de humanos, logo, sua chance de ter xp de nao humanos quando este evento obrigatorio chega é baixa, gerando uma grande possibilidade do loop ocorrer (tanto que dei o azar de acontecer comigo)
Um jogo que a única tradução ruim é o tal aventureiro/aventureira em tudo, porque as confusões de regras já estão na versão original. Porém um jogo fiel ao rpg, pois até as regras vão depender da sua interpretação.