Legal encontrar outro fã desse excelente jogo!
Agora, quanto a sua proposta de modificação do jogo...
- Pelo que entendi, você criou novas pistas para o caso? Mas você modificou inclusive as pistas originais que não eram charadas ou só as charadas?
Se modificou inclusive as pistas originais que não eram charadas, então, o problema que eu vejo é: Não me leve a mal, mas se fosse para escolher apenas um escritor para as pistas (considerando que só é possível jogar uma vez cada caso e que por isso é preciso escolher apenas um), eu escolheria o autor original do jogo, pois ele é professor de Redação na Universidade de Southern Califórnia, na divisão de Cinema, e também é autor de extensa obra que incluem os roteiros das séries americanas de comédia The Jeffersons, All in the Family e Dear Hohn.
Se caso só tenha criado novas pistas para as pistas que são charadas, então, esse já se trata mais de um gosto (se bem que eu tenho dúvidas do quanto isso afeta o equilíbrio do jogo, já que normalmente, apenas com as pistas do jogo original que não são charadas é possível desvendar o caso, as charadas geralmente funcionam como bônus). Eu curto as charadas, me faz lembrar os filmes antigos do Indiana Jones e similares...
Mas pode ser que tenha gente que goste de jogar com pistas no lugar das charadas e não seja exigente quanto ao autor delas.
Agora, quando a dizer que as charadas não têm lógica, acho que você deveria especificar que "não têm lógica em relação ao caso", pois são todas charadas com uma resposta lógica.
Quanto a tensão, eu gosto mais da tensão que gera a existência de adversários competindo contra mim para encontrar a solução do caso: a tensão de ver um oponente voltando para a residência do Sherlock antes de mim, ou quando tem uma corrida pela volta, ou esboçando algum sentimento depois de ler uma pista, ou trancando um local, ou vendo o oponente chegando antes e vendo que errou a solução que para ele parecia fácil, etc.
Quanto a reclamação de muitas pessoas... tenho visto que muitas pessoas na verdade não conseguem resolver os casos, nem com a maioria das pistas em mão, não conseguem resolver nem com as charadas que você disse que são bobas, muitas vezes não conseguem nem resolver a charada, então, se eu fosse você não daria a entender que são toas bobas, talvez uma ou outra, mas é a minoria. E, principalmente, como disse mais acima, não precisa das charadas para jogar esse jogo, bastas as pitas que relatam algo, mas como, na verdade, as pessoas não conseguem solucionar o caso com as pistas que relatam algo, o autor colocou as charadas como bônus (ou seja, não precisa de mais pistas de relatos, mas tem muitas pessoas que não conseguem, então o autor colocou as charadas para que não precise criar mais pistas de relatos sendo que esses é suficiente para uma mente perspicaz... o Sherlock de verdade resolveria). Em resumo, o problema não é o jogo, são as pessoas, elas não precisariam de mais pistas de relatos, o que acontece é que elas não conseguem solucionar, daí tem as charadas. O que tem de gente que não joga bem um jogo e coloca a culpa em jogos é enorme. Solução: fazer mais contatos para jogos e convidar apenas aqueles que gostam do jogo assim como ele é.
Abraço.