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Minha experiência desenvolvendo Jornada Z

Jornada Z
  • Radiated
    244 mensagens MD
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    Radiated22/09/22 09:51
    Radiated » 22/09/22 09:51

    Bom dia pessoal, espero que essa semana esteja sendo boa para todos. A criação da página do Catarse segue indo bem, mas o vídeo da campanha não. Fazer isso é muito difícil, eu queria conseguir fazer algum tipo de animação, mas isso seria aprender a usar o blender só pra isso, e no momento não estou tendo tempo para parar em frente ao computador em casa e fazer isso. Chego cansado do trabalho e minha cabeça não está suportando mais trabalho. Complicado ficar muito tempo sem férias. Mas fora o vídeo tudo indo muito bem.

    Então, o post de hoje é para compartilhar a lista oficial dos componentes do jogo. Se ele chegar a alcançar a meta sem nenhum extra é isso que terá na caixa. Só os dados que devem ser diferentes dos que estão na imagem, eles vão ser aqueles translúcidos bonitos, talvez as fichas sejam sólidas e não transparentes. 

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/c38b3_tq42ar.png

    A questão do tempo é uma que preciso ver, pois está um pouco inconstante, pois depende do número de jogadores e dos objetivos em jogo. Sem falar nos zumbis, se há muitos combates. Então nem sempre está ficando dentro dessa faixa, às vezes pode chegar nuns 90min, mas em casos raros. Estou pensando em deixar entre 45min a 1h, ou então deixar de 15 a 20 min por jogador. É complicado, pois varia muito.

    Gente por hoje é isso. Reta final chegando. Espero que meus posts estejam sendo de alguma ajuda para quem ainda acompanha. 
    Se possível seguir o jogo no Catarse e no Insta, assim ajudando a liberar as metas na campanha quando ela rolar. Valeu, fui!

    https://www.catarse.me/jornadaz

    @jornada.z




    2
  • Odanan
    977 mensagens MD
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    Odanan22/09/22 13:06
    Odanan » 22/09/22 13:06

    Sobre o tempo na caixa do jogo, não se preocupe em ele ser super preciso. Os criadores de jogos por aí certamente não o levam muito a sério... (vide aqueles jogos com 90 minutos na caixa que duram 3-4 horas)

    1
  • Radiated
    244 mensagens MD
    avatar
    Radiated22/09/22 13:21
    Radiated » 22/09/22 13:21

    Poisé, isso é verdade. Mas estou tentando deixar o mais próximo do real possível. Acho que definir esse tempo é bem mais fácil quando seu jogo possui uma estrutura rígida, por exemplo um número limitado de turnos, dessa forma você meio que sabe que vai ficar dentro de um limite. Como o meu não possui essa característica fica bem mais complicado.

    Mas acho que você tem razão e eu não deveria me preocupar muito com isso.

    0
  • Radiated
    244 mensagens MD
    avatar
    Radiated05/10/22 16:05
    Radiated » 05/10/22 16:05

    Boa tarde pessoal, eu aqui novamente para falar um pouco de como anda o desenvolvimento do meu jogo Jornada Z. Por enquanto anda tudo quase que na mesma, mas estou divulgando o perfil do Instagram do jogo para algumas pessoas, para tentar aumentar a visibilidade da campanha no futuro, quando ela for lançada. Em uma dessas conversas me foi sugerido a inclusão de um modo solo. Eu particularmente não jogo jogos de tabuleiro solo, às vezes coloco o Arnak na mesa, mas é difícil, quando estou sozinho vou nos video games mesmo. Mas foi uma sugestão e esse tipo de jogo está cada vez mais popular. 

    Então comecei a pensar em como seria um modo solo no Jornada Z. Como muito do jogo já é do jogador contra os Zumbis a estrutura básica não muda muito, então só foi necessário criar uma estrutura em volta disso que habilite e seja interessante para um único jogador. O primeiro passo que dei, e um que definiu como o modo tomou forma, foi tirar do baralho as cartas que são negativas e que normalmente são utilizadas em outro jogadores (efeitos negativos). Essas cartas formam o baralho de azar. Quando o jogador não consegue realizar o objetivo exposto na carta ele deverá sofrer o efeito negativo de uma dessas cartas de azar. 

    No modo solo o jogador tem vinte turnos para cumprir seis cartas de objetivos. Cada carta de objetivo mostra quantos turnos a próxima carta terá disponível para ser realizada, se o jogador falhou ele terá uma certa quantidade, normalmente maior se ele conseguiu com sucesso. Os objetivos são parecidos com os do jogo normal, mas sem o foco nos outros jogadores.

    Ainda não testei, pois não estou mais com o meu protótipo no momento, mas assim que voltar irei fazer os testes para ver se é divertido e se funciona. Faltou explicar alguns detalhes aqui, mas vou deixar pra mostrar certinho quando o manual dessa parte estiver completa, pois não adianta falar e testar e ser uma porcaria.

    Bem gente por hoje é meio que isso. Se tiverem interesse em saber mais de como será esse modo terei prazer em explicar. E se você está um pouco interessado solicito que siga as páginas do jogo para mais informações.

    https://www.catarse.me/jornadaz

    @jornada.z

    0
  • Radiated
    244 mensagens MD
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    Radiated07/10/22 15:37
    Radiated » 07/10/22 15:37

    Boa tarde pessoal, eu aqui novamente para mais algumas novidades. Eu ainda não consegui testar muito bem o modo solo, mas como já estou bem acostumado com o jogo tenho uma certa noção de como ele vai ocorrer. Mesmo assim preciso realizar testes para ter certeza. Como não posso fazer muita coisa enquanto espero meu protótipo voltar comecei a fazer o manual dos extras do Catarse. Muito provável que ele não vai ser necessário, mas é bom ter já pronto caso a campanha dê certo. Nesses duas páginas já incluí o modo solo. Eu não tenho tanta experiência com esse tipo de gameplay, se alguém é mais acostumado a jogar sozinho adoraria saber sua opinião sobre. Abaixo as duas páginas do manual, assim também já dá uma amostra do que estará listado nas metas da campanha, não que eu já não tenha dito aqui anteriormente :D. Por hoje é isso.
    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/3bbd4_rjaynq.png
    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/a1385_rjaynq.png

    https://www.catarse.me/jornadaz

    @jornada.z

    0
  • Radiated
    244 mensagens MD
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    Radiated14/10/22 14:23
    Radiated » 14/10/22 14:23

    Boa tarde pessoal, eu aqui de novo falando um pouco mais sobre o desenvolvimento do jogo Jornada Z. Agora muito mais o desenvolvimento da página no Catarse que qualquer outra coisa. Mas entre mexer lá na página da campanha e trabalhar no meu emprego resolvi dar uma atenção ao playmat. Eu ainda estou muito satisfeito com o playmat do jeito que está, mas resolvi criar outro que aproveita melhor o espaço total disponível. Agora gostaria da opinião de vocês sobre qual parece melhor. Talvez eu até coloque as duas opções na página caso esse segundo agrade. 

    Essa nova versão que fiz acho que consegue organizar melhor o espaço de jogo, mas não achei ela tão elegante quanto a primeira. mas ia gostar da opinião de vocês.
    Primeiro playmat
    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/d84da_1c9qlq.jpg
    Segundo
    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/9fb7f_1c9qlq.png

    Essa segunda versão possui espaço para mais duas localidades e a divisão para os zumbis é maior, então para a organização do jogo com certeza isso fará diferença, mas o lado negativo é que ele ficou mais aglomerado. Não achei ruim, mas é uma consequência de utilizar todo o espaço disponível. O que acham?

    Por hoje era isso, espero que estejam achando interessante novamente peço que acompanhem, se tiverem interesse, a página no Catarse e o Instagram do jogo, para ajudar na divulgação.

    https://www.catarse.me/jornadaz

    @jornada.z

    0
  • Radiated
    244 mensagens MD
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    Radiated21/10/22 15:59
    Radiated » 21/10/22 15:59

    Boa tarde pessoal, eu aqui hoje só pra dar duas notícias, a primeira é que logo terá uma versão do jogo disponível no Tabletopia, não será a versão completa do jogo, pois há uma limitação de 200mb nos arquivos e vai demorar um pouco pra eu reduzir a resolução e colocar tudo lá. Mas será o setup recomendado para as primeiras partidas, onde você ainda está conhecendo as mecânicas, com pouco "toma essa". Então para quem quiser conhecer um pouco como o jogo funciona vai poder jogar.

    A outra notícia é que haverá um evento do Boards & Burguer em Curitiba e eu vou passar dele dia 13. Nada além de ir normalmente como qualquer pessoa para jogar um pouco e se divertir, mas irei levar o protótipo do jogo e quem quiser conhecer terei o prazer de ensinar.

    Por hoje é isso, lembrando de acompanhar as páginas do jogo para dar uma força nessa reta final. 

    https://www.catarse.me/jornadaz

    @jornada.z

    0
  • Radiated
    244 mensagens MD
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    Radiated04/11/22 09:43
    Radiated » 04/11/22 09:43

    Bom dia pessoal. Hoje um post meio rápido. Hoje, dia 04/11, eu vou jogar uma partida com a Claudia do Minha Vida Geek para mostrar como o jogo funciona. Lembrando que no Tabletopia há somente uma versão com o Setup introdutório do jogo, logo vai ter uma versão completa, inclusive com o que terá de exclusivo no catarse no TTS. 

    Então se mais alguém quiser participar do jogo de hoje a noite fica aqui meu convite, basta responder aqui, ou falar comigo pelo e-mail. Vai começar por volta de umas 20h imagino, e deve ir no máximo até umas 22h. 

    Por enquanto é isso pessoal, fui!

    0
  • Radiated
    244 mensagens MD
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    Radiated14/11/22 11:58
    Radiated » 14/11/22 11:58

    Bom dia Pessoal, eu aqui novamente para comentar como está o desenvolvimento do meu jogo o Jornada Z.

    Como eu havia dito esse domingo dia 13 participei do Boards & Burguer Fest em Curitiba, e foi muito divertido. Jogamos várias coisas e uma delas foi o Jornada Z. Infelizmente eu sou muito desligado e acabei não batendo fotos do jogo... 
    Pelo menos o jogo em si está funcionando muito bem e há apenas alguns balanceamentos que ainda precisam ser melhorados, mas coisa pouco. Para deixar os zumbis mais perigosos diminuí o poder de algumas armas, mas para compensar dei habilidades extras para elas, e também aumentei o número de cartas que colocam zumbis em jogo, pouca coisa, pois o fluxo já está bom.

    Agora preciso continuar jogando e testando, principalmente o modo solitário. Meu primeiro jogo dele foi um desastre rs. Não por não funcionar, mas pela dificuldade, acho que não imaginei que seria tão difícil realizar alguns objetivos, então vou jogar mais até fechar num grupo de regras balanceado.

    Agora que estou com o meu protótipo novamente é trabalhar nos vídeos para tentar ter um bom para a campanha. Não posso demorar muito, pois já estou bem atrasado com o prazo que queria. Mesmo assim estou feliz com o resultado, sei que a barreira de entrada do jogo é um pouco complicada e intimida pela iconografia, mas após essa superação o jogo está solido e divertido. 

    Se eu conseguir fotos do evento vou postar no instagram, então quem puder aparecer lá ou seguir a campanha ficarei muito agradecido.

    https://www.catarse.me/jornadaz

    @jornada.z

    0
  • Radiated
    244 mensagens MD
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    Radiated27/11/22 23:27
    Radiated » 27/11/22 23:27

    boa noite pessoal, eu aqui de novo pra falar um pouco sobre o desenvolvimento do meu jogo Jornada Z. Eu agora estou com meu protótipo de novo e estou tentando agendar umas sessões de jogatina para fazer o vídeo da campanha, mas já estou fazendo uns vídeos de regras e gameplay pelo TTS onde tenho a versão mais atualizada do jogo. Inclusive já tem alguns no YouTube. Nesse momento estou no processo de editar o vídeo de regras completas do jogo, já há um vídeo bem simplificado de como Jornada Z funciona, mas esse mais completo é mais logo e dá mais trabalho.

    Porém o que me motivou a atualizar esse post é que tenho testado bastante o modo solo do jogo e não podia ficar mais feliz e surpreso em como funciona bem. No modo fácil é um pouco fácil demais acho, mas no normal parece estar na medida certa, tirando que preciso balancear uma única carta, no difícil é bem difícil mesmo e talvez tenha que reduzir o número de cartas que precisam ser concluídas para ganhar o jogo. 

    De forma geral estou bem satisfeito, pois é divertido jogar, e olha que não gosto de jogar coisas solo (de tabuleiro), talvez por estar no TTS tenha um fator nisso, mas é bem divertido mesmo quando a partida vira um desastre total. 

    Bem gente por hoje é isso, logo a campanha vai estar no ar e se você tem um mínimo de interesse no que estou fazendo te convido a visitar a página quando ela estiver no ar, muito trabalho e dedicação foi colocada nela e estou gostando bastante do resultado.

    Não deixem de seguir as redes sociais aqui do jogo, fui!

    https://www.catarse.me/jornadaz

    @jornada.z

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