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PARIS - Porque Eu Tenho Board Games

Paris
  • anjocaido
    1064 mensagens MD
    avatar
    anjocaido28/01/21 19:49
    anjocaido » 28/01/21 19:49

    RaphaelGuri::
    anjocaido::
    RaphaelGuri::O lance do tile27 é real (e comba com o tile17).

    Talvez não tenha sentido, pois jogou apenas 2 partidas para criar o texto e em nenhuma delas os jogadores perceberam este furo de design. Se for jogar com o intuito de juntar dinheiro, dá para levantar uma boa grana, mais de 60moedad, o que gera uma pontuação vencedora.

    Fora isso, excelente texto :)

    Sobre a tile 27. Ela é forte? Se você juntar dinheiro durante a partida, com certeza! É garantia de vitória? Definitivamente não! É um jogo de controle de área e o jogador que pegou essa tile pode até ganhar se a mesa não souber bloquea-lo. Já joguei mais de 10 partidas e nunca me interessei em pegar essa tile, em nossas mesas um amigo fez essa estratégia duas vezes e nas duas fez muito ponto mas ainda assim ficou em segundo. Na primeira partida por uma diferença pequena de 5 pontos e na segunda por uma diferença grande de 18 pontos, sendo que nessa segunda vez eu fui o vencedor e segui a estratégia das tiles de controle (6-11-15-18-26-28), a tile 30, os monumentos e as tiles de controle de área de maioria em cada distrito. 

    Então não, não acho que seja um furo de design, mas essas são as experiências em minhas partidas. Repito: Ela é forte mas não garante vitória!


    É muito bacana ouvir diferentes relatos, e que contribuem em mostrar que o jogo não tenha furos, mas existe um grande porém no seu relato e no do WPalmers88: Nenhum dos dois jogaram focando efetivamente nesta estratégia de juntar dinheiro. 

    Paris é um jogo de marcação constante, logo estratégias pré determinadas (como essa citada de controle) dependem que os adversários não bloqueiem tiles e construções específicos, já a do dinheiro (t27) consiste em uma única peça, que agregada a outras eventuais aleatórias que o jogador pegue, fica extremamente poderosa. Inclusive existem contas matemáticas em tópicos do bgg que mostram como monumentos, por exemplos, dão menos pontos se adquiridos do que apenas seus custos convertidos em moedas. Esse lance do tile27 fica ainda mais forte se jogado em 2 ou 3 jogadores, devido à pontuação dos distritos.

    É aquilo, relatos não valem muito sem registros, logo não sei se usaram da melhor forma o tile27 hahaha Nessas ainda fico na posição que T27, se jogado pensando nrle logo de cara e fazendo o passo a passo correto: Sim, garante uma vitória, apesar de chata e robótica. Contudo, fico feliz que você, Anjocaido, não tenha tido a impressão ruim que tive do jogo (ps: ainda mais usanfo a variante de bairro livre, essa achei horrorosa mesmo).

    Qual seria esse passo a passo que você diz garantir a vitória?

    0
  • RaphaelGuri
    1412 mensagens MD
    avatar
    RaphaelGuri28/01/21 21:53
    RaphaelGuri » 28/01/21 21:53

    anjocaido, a pontuação média já é muito ponto, muito. A ponto do tile fazer a diferença, essa é a questão. É um tile que sozinho faz muito mais do que qualquer outro (e com o uso do 17, não precisa correr tanto). Além disso, o simples fato dessa conversa e tópicos por ai existirem já demonstra a estranheza e discórdia que este tile provoca, devido ao desbalanceamento, entende? Não sei como (e estou sendo sincero) ele não causou mesma reação em playtests oficiais, pois mesmo sem focar estritamente em uma estratégia de juntar dinheiro, ele tem potencial para pontuar mais que todos outros. O seu relato e do colega Palmer levaram em conta, pelo que entendi, que alguém perdeu mesmo usando o tile27, não é? Então, nestes casos, calcularam quantos pontos a pessoa que o teve, deixou de ganhar, gastando moedas?


    A estratégia passo a passo só com o jogo em frente, na mesa, rolando para apontar, mas como o jogo é todo aberto dá para calcular com certa exatidão algumas pontuações no meio do jogo para frente. Por exemplo, se tiver o tile27, o que pontue construções de valor 4, o tile que pontua por tipos/ícones diferentes de construção e gastar moedas de forma pensada e acelerar ao máximo o fim do jogo, acontecem 2 coisas: A pessoa ganha OU (se algo der errado para ela) a pessoa é bloqueada o tempo todo. O problema do primeiro cenário é óbvio, e do segundo é que o jogo vai se tornar CHATO. Vão jogar o tempo todo correndo atrás do suposto "cara das moedas", e se quem o marcou jogar/o bloquear bem, ele que vai terminar com o tile de moedas e PARA ele este será o tile que fará a diferença, afinal ele - indiretamente - usou parcialmente a estratégia da moeda para bloquear quem ele achou que a usaria. Entende o ponto? Hahaha Por isso que falei que o jogo possui um vício, pois esta peça muda o cenário da partida sempre, a não ser que ninguém a use/tenha intenção de usar desde o princípio. 


    TALVEZ na mente dos designers tinha algo como "haa, é fim de jogo, então vão ponderar pegá-lo só depois", mas na prática não é bem assim, devido ao poder do tile. Por exemplo, o (poderoso) tile que pontua por diferentes ícones: Ele pontua bem, pode ser um gamechange, porém só veremos seu potencial de pontuação mais pro final do jogo e MESMO se pensar no máximo de pontos que ele dá, para seguir nele sua estratégia, ainda assim ele não chega aos 60pts das moedas.

    Outra coisa: A variante de ignorar baiiros, PARA MIM, foi outra escolha ruim de design, pois deixa o jogo meio travado, com a galera mais analisando se colocações são permitidas por regra do que, de fato, analisando taticamente.

    Enfim, é um jogo muito recente e bastante coisa pode surgir, de rebalanceamentos, expansões e mesmo erratas. Nos resta esperar. Se curtiu o jogo e seu grupo não achou ruim este viés do jogo: Excelente :)

    0
  • anjocaido
    1064 mensagens MD
    avatar
    anjocaido02/03/21 20:43
    anjocaido » 02/03/21 20:43

    Mais duas partidas onde alguém focou na tile bônus de dinheiro e essas pessoas ficaram em segundo lugar em uma partida e terceiro em outra. Estou totalmente convencido que essa tile não é garantia de vitória e que não faz grande diferença se a pessoa focar apenas nela. Ainda conversamos sobre isso após as partidas e a conclusão foi, o mais forte do jogo são as tiles bônus de pontuação, na última partida o vencedor fez 35 pontos com a tile do controle de edifícios 8 (mais os 2 pontos de cada edifício, totalizando 10) e 25 pontos da tile 30, fora os outros pontos durante o jogo. Óbvio que a percepção de cada jogo vem da mesa em que o jogo está, assim como um jogo não funciona por aqui e pode brilhar em outras mesas (como Terraforming Mars por exemplo) e está tudo ok.

    0
  • Adalfan
    81 mensagens MD
    avatar
    Adalfan09/05/21 22:27
    Adalfan » 09/05/21 22:27

    Parabéns pelo seu texto, foi uma ótima análise! O que posso falar de Paris além do que já foi dito? Eu simplesmente ADORO esse jogo! Gosto bastante de jogos de controle de área e esse ainda possui como característica a possibilidade dos próprios jogadores modificarem a maneira de pontuar para a vitória, o que acho sensacional! 
    Sobre os pontos mais polêmicos levantados eu gostaria apenas de reforçar o que já foi dito, na verdade, e contar um pouco da minha experiência com ele. Vamos lá, de fato, Paris é um jogo simples, mas possui sim uma boa profundidade estratégica. É o chamado jogo elegante, como dito. Possui regras fáceis de serem aprendidas, mas apresenta ao longo da partida muitos momentos onde é necessário tomar decisões complexas . Eu AMO jogos assim! Não consigo entender como alguém pode achar isso ruim hahahaha realmente não vejo isso como um demérito, muito pelo contrário. 
    Quanto à rejogabilidade: olha, não tenho tantas partidas assim de Paris, foram entre 7 ou 8, pelas minhas contas, e até o momento não senti necessidade de jogar com a variante mais estratégica. Eu acho que só o fato dos tiles de edifício entrarem no jogo em momentos diferentes, em ordens diferentes, já confere muita variabilidade a ele. É necessário se adaptar ao cenário da partida conforme ele se constrói, deixando o jogo bem tático, pensando nesse sentido. O que também me agrada bastante.
    Já quanto ao polêmico tile 27 só posso dizer que me assustou muito antes mesmo de adquirir a minha cópia do jogo. Após algumas partidas constatei que em momento nenhum ele foi determinante para a vitória. Para falar a verdade, apenas 1 vez consegui ganhar utilizando a estratégia de focar na obtenção de mais dinheiro ao longo da partida e ainda assim por uma pequena diferença de 2 ou 3 pontos para o segundo lugar. É difícil reunir dinheiro nesse jogo. Há outros tiles que também são muito poderosos, tanto quanto o tile 27. Além disso é uma estratégia facilmente bloqueável, como já comentado.
    Até o momento todas as minhas partidas foram jogadas em 2 pessoas (maldita pandemia) e ele roda maravilhosamente bem com esse número de jogadores, o que contribui muito para que permaneça na minha coleção! Os componentes de modo geral são ótimos e a identidade visual do jogo é incrível, toda a iconografia é muito simples de compreender e memorizar!
    A dinâmica das partidas é ótima! Não tive nenhum problema com AP, mas realmente, conforme a partida se encaminha para o final a tendência é que os jogadores pensem 2 vezes antes de fazer qualquer movimento. É um euro de peso médio para leve, mas não chega a ser um jogo familiar. Já tentei jogar algumas vezes com a minha mãe, que está acostumada a jogar até Tikal comigo, e ela ainda não pegou a malícia do Paris...
    Como pontos negativos, que realmente me incomodam, eu posso citar:
    As moedas, que são minúsculas! Fáceis de perder e ruins de manusear... Vou inclusive trocar as minhas assim que possível.
    A falta de um insert decente para organizar as peças, que ficam sambando na caixa... Também vou tentar comprar um saquinho de pano para colocar os tiles e outro para as fichas.
    O tempo de setup dele... Preparar todo o tabuleiro é demorado e como as partidas são relativamente rápidas, para um jogo do tipo, confesso que às vezes tenho preguiça de colocá-lo na mesa hehehe
    Fora tudo isso, eu mais do que recomendo Paris! Claro, preciso testá-lo mais e mais vezes para ter uma opinião mais consistente a respeito, mas ele é um dos meus queridinhos! Não vejo a hora de poder reunir uma galera para jogá-lo.

    1
  • brunosemi
    1418 mensagens MD
    avatar
    brunosemi10/05/21 00:19
    brunosemi » 10/05/21 00:19

    WPalmers88 ::
    PARIS - PORQUE EU TENHO BOARD GAME !



    ... filmar e editar dá um pouco de trabalho, enquanto que digitar suas ideias e as editar é bem mais rápido. 


    E agrada muito mais! Leva o meu joinha! :sideways:

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