anjocaido, a pontuação média já é muito ponto, muito. A ponto do tile fazer a diferença, essa é a questão. É um tile que sozinho faz muito mais do que qualquer outro (e com o uso do 17, não precisa correr tanto). Além disso, o simples fato dessa conversa e tópicos por ai existirem já demonstra a estranheza e discórdia que este tile provoca, devido ao desbalanceamento, entende? Não sei como (e estou sendo sincero) ele não causou mesma reação em playtests oficiais, pois mesmo sem focar estritamente em uma estratégia de juntar dinheiro, ele tem potencial para pontuar mais que todos outros. O seu relato e do colega Palmer levaram em conta, pelo que entendi, que alguém perdeu mesmo usando o tile27, não é? Então, nestes casos, calcularam quantos pontos a pessoa que o teve, deixou de ganhar, gastando moedas?
A estratégia passo a passo só com o jogo em frente, na mesa, rolando para apontar, mas como o jogo é todo aberto dá para calcular com certa exatidão algumas pontuações no meio do jogo para frente. Por exemplo, se tiver o tile27, o que pontue construções de valor 4, o tile que pontua por tipos/ícones diferentes de construção e gastar moedas de forma pensada e acelerar ao máximo o fim do jogo, acontecem 2 coisas: A pessoa ganha OU (se algo der errado para ela) a pessoa é bloqueada o tempo todo. O problema do primeiro cenário é óbvio, e do segundo é que o jogo vai se tornar CHATO. Vão jogar o tempo todo correndo atrás do suposto "cara das moedas", e se quem o marcou jogar/o bloquear bem, ele que vai terminar com o tile de moedas e PARA ele este será o tile que fará a diferença, afinal ele - indiretamente - usou parcialmente a estratégia da moeda para bloquear quem ele achou que a usaria. Entende o ponto? Hahaha Por isso que falei que o jogo possui um vício, pois esta peça muda o cenário da partida sempre, a não ser que ninguém a use/tenha intenção de usar desde o princípio.
TALVEZ na mente dos designers tinha algo como "haa, é fim de jogo, então vão ponderar pegá-lo só depois", mas na prática não é bem assim, devido ao poder do tile. Por exemplo, o (poderoso) tile que pontua por diferentes ícones: Ele pontua bem, pode ser um gamechange, porém só veremos seu potencial de pontuação mais pro final do jogo e MESMO se pensar no máximo de pontos que ele dá, para seguir nele sua estratégia, ainda assim ele não chega aos 60pts das moedas.
Outra coisa: A variante de ignorar baiiros, PARA MIM, foi outra escolha ruim de design, pois deixa o jogo meio travado, com a galera mais analisando se colocações são permitidas por regra do que, de fato, analisando taticamente.
Enfim, é um jogo muito recente e bastante coisa pode surgir, de rebalanceamentos, expansões e mesmo erratas. Nos resta esperar. Se curtiu o jogo e seu grupo não achou ruim este viés do jogo: Excelente 