É inegável que a penalidade de 10 pontos é BASTANTE injusta e desequilibrada. O jogo, na maior parte do tempo, é tão bom que o pessoal faz vista grossa para esta parte das regras que é horrível. É muito ruim mesmo! Parece até que foi preguiça do designer em passar um tempo maior pensando numa solução melhor. ("Vou colocar 10 aqui." Por que não 12? Por que não 8? "Porque 10 é um número redondo, me veio mais facilmente à cabeça e 20 é demais.")
As regras punem com 10 pontos o jogador que deixou algum trabalhador passar fome, independente se foi 10, 5 ou 1 trabalhador que passou fome, que coisa mais desequilibrada! E não pára aí, pois além disso, o jogo toma a comida insuficiente que o jogador tenha tentado conseguir (mesmo que o jogador tenha alimentado 9 de 10 trabalhadores, pois é obrigado alimentar se tiver comida, ele perde 10 pontos e conseguiu 9 de comida por nada), enquanto que quem ignorou a busca por comida, perde 10 pontos sorrindo (em comparação com o idiota que foi buscar Comida). Privilegia o indolente e pune o esforçado. Que coisa mais injusta e ridícula!
Pouco importa a estratégia, 10 trabalhadores famintos custam apenas 1 ponto cada por rodada. Enquanto que se for buscar alimentar os 10, custará 20 pontos por rodada (se não tirar 1 no dado!). Uma Madeira que necessita de valor 3 nos dados, numa Construção vale 3 pontos, da mesma forma o Barro, Pedra e o Outro, valem 4, 5, e 6 respectivamente numa Construção. A Comida que necessita de 2 nos dados, vale 1 ponto quando se tem 10 trabalhadores. Comida só vale os mesmos 2 no começo do jogo, com 5 trabalhadores (2x5=10 pontos). Em qualquer estratégia, é mais vantagem deixar 6, 7, 8, 9, 10 trabalhadores famintos do que buscar por Comida no dado.
Minha solução é simples: Ao invés desta regra ridícula e preguiçosa, puna-se com 3,5 pontos cada trabalhador que passar fome (arredondando para menos ao somar).
Se 1 trabalhador passar fome, pune-se com 3 pontos; se forem 5 trabalhadores, pune-se com 17 pontos; se forem 10 trabalhadores, pune-se com 35 pontos.
Os 3,5 pontos vem do resultado médio de um dado [(1+2+3+4+5+6)/6=3,5]. Se o jogador utilizar 1 trabalhador para buscar outro Recurso se valendo do resultado (médio) de 3,5 do dado, poderá perder 3,5 pontos por não ter colocado o trabalhador para buscar Comida. Pronto, equilibrado!
É "muito punitivo para um jogador novato perder 3,5 pontos por trabalhador faminto"? Jogador novato que não serve para fazer algo extremamente básico que é alimentar sua tribo (calcular o número de trabalhadores e se prevenir com margem de segurança), não serve para jogar Stone Age. Tenho certeza que depois de uma surra numa primeira partida, eles "aprenderão de uma hora pra outra", ou seja, na verdade, é só querer se previdente que todo mundo consegue alimentar e sobra. (Sem falar que para perder os 10 pontos de antes, com a minha solução seria preciso deixar de alimentar 3 trabalhadores, isso não é ser novato, é ser muito "nem aí pra nada".)