VitorMX::Na verdade, não vejo falarem tudo isso dele não. Tem gente que gosta e fala bem e tem gente que fala mau por ele ser um jogo que o fator sorte pesa bem mais que o estratégico
Você comentou várias vezes, vou te responder com base na primeira postagem.
Pode apostar que a sorte não influencia tanto e muito menos impede a diversão. É necessário contar peças já jogadas. Não é um Puerto Rico, mas está bem longe de ser Catan. Você usa práticamente todos seus tokens. O que pesa mais são os objetivos secretos que de repente mais de um jogador pode querer te atacar e aí fica difícil vencer. E também os clãs serem assimétricos e isso por si só, faz com que o balanceamentos seja bem difícil. (Na minha opinião a Garça, o Unicórnio e o Caranguejo são bem fortinhos e o Dragão e o Leão os mais desvantajosos - porém, já houve dragão e leão vitoriosos nas minhas partidas com mesa cheia, sendo escorpião e fênix os clãs ok do jogo).
No mais, reitero que o defeito do jogo é não possuir o sacos de pano pra sortear e guardar os tokens (são muuuuuuitos) e o manual todo cagado deixando muitas regras dúbias, sendo necessário recorrer ao faq em inglês pra sanar elas.
Battle for Rokugan entrega o que promete. Divertiu minha mesa e fez com que pessoas que eu não esperava pedissem pra jogar uma segunda partida). E convenhamos que apesar de ser um jogo simples pra nós do nicho, Battle for Rokugan não é um Gateway dado o excesso de regrinhas e detalhes/peculiaridades que possui.
Espero que também tenha entendido meu ponto de vista breve sobre o jogo. Não é porque eu tenho que eu tô falando bem, as críticas que fiz acima são honestas e me irritaram bastante essa falta de cuidado dos responsáveis.