Vamos lá... pelo que eu li e pelas dicas que recebi, penso da seguinte forma...
Um quinto jogador traz de "prejuízos":
- p1. Jogo mais longo
- p2. Disputa por planetas mais acirrada, focando o jogo muito mais no planejamento de área e não nas demais mecânicas
- p3. Densidade de facções maior no mapa reduzindo a chance de configurar alianças
- p4. Maior facilidade de realizar bloqueios, especialmente nas últimas rodadas
- p5. Provável procura aumentada por avanço na tecnologia de navegação
- p6. Falta de tiles de tecnologias básica para todos (há apenas 4 de cada)
Acho que algumas possibilidades são:
- h1. Reduzir a quantidade de rodadas para 5
O tempo de jogo não ficaria tão longo (p1).Com a expansão dos jogadores no espaço em menos tempo não haveria nas últimas rodadas um super adensamento exagerado do tabuleiro e uma disputa mais acirrada por planetas (p2). Assim, a formação de alianças poderia ser menos dificultada por haver menos tempo para construções (p3) e a possibilidade de realizar bloqueios seria também reduzida (p4). Ainda assim, talvez os problemas p1, p2 e p3 continuem existindo, mas com uma magnitude muito menor. Esta proposta não alteraria os problemas p4 a p6.
- h2. Aumentar os custos das construções em 1 minério e 1 crédito cada
Conjugado à hipótese acima, pode ser interessante reduzir a disseminação de construções aumentando os custos destas em 1 minério e 1 crédito. Desta forma, os problemas p1, p2, p3 e p4 ficariam menores ainda.
- h3. Aumentar a quantidade de Planetas Transdim (pode ser adicionando fichas de planeta gaia nos espaços vazios do tabuleiro)
Aumentando a quantidade de Planetas Transdim (talvez mais 2 apenas), o jogo ficaria dividido também entre colonizar planetas já existentes ou gaiaformar os transdim. Os problemas p2, p3 e p4 talvez reduzissem, assim como o p5, pois haveria a necessidade de avançar na tecnologia de Projeto Gaia (gaiaformação) também.
- h4. Sempre que uma tecnologia avançada for adquirida, ao invés de esta ser sobreposta a uma tecnologia básica do jogador cancelando o efeito desta última, a tecnologia básica é devolvida ao lugar originário no tabuleiro de pesquisas.
Desta forma, adquirir uma tecnologia avançada teria um preço: possivelmente beneficiar um adversário. Traria um fator de análise estratégica a mais e ainda oportunizaria o quinto jogador a adquirir aquela tecnologia que não pôde ser coletada antes pois os demais quatro jogadores esgotaram ela no tabuleiro.
O que acham destas propostas? Críticas e sugestões serão bem vindas. Testarei na mesa assim que possível e trarei minhas impressões pessoais.
Abraços!