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  3. Food Chain Magnate
  4. A Falta de Arte e a Falta de Mecânica.

A Falta de Arte e a Falta de Mecânica.

Food Chain Magnate
  • Bombardium
    1143 mensagens MD
    avatar
    Bombardium11/10/19 12:09
    Bombardium » 11/10/19 12:09

    E2EK1EL::E cheguei a conclusão de que temos dois tipos de haters:

    JOGO FEIO:
    "Nossa, que arte horrivel, me nego a gastar meu dinheiro em uma porcaria dessa"

    JOGO BONITO:
    "Esse jogo só vende pq tem a arte e minis bonitas, me nego a gastar meu dinheiro em uma porcaria dessa".

    Parabéns @Bombardium, vc conseguiu se encaixar nois dois tipos hahahaha

    brincadeira

    Eu ri meu brother

    1
  • rafa.soliveira
    1226 mensagens MD
    avatar
    rafa.soliveira11/10/19 12:20
    rafa.soliveira » 11/10/19 12:20

    Meus dois centavos sobre o tema, não adianta muito você ter um jogo mecanicamente perfeito se você tem uma produção amadora e ter super produções é algo exagerado e desnecessário.

    Não vou falar dos dois exemplos do texto, pois não joguei nenhum deles, mas já joguei Antiquity da splotter e Age of Discovery da Eagle, que acho que encaixam no que o texto fala.

    Antiquity levando em conta apenas o game-play é muito bom, é sufocante, desafiador, jogo longo que você não vê a hora passar, mas a quase todo momento do jogo me deparava pensando no quanto aquela arte era horrível, sem falar que o jogo não cabe muito bem na caixa!

    Age of Discovery, não vou falar que o gameplay é ruim, é um jogo legal, porém a produção é tão exagerada, tão exagerada que se torna desnecessária, além de uma caixa demasiadamente grande e para quem é colecionador com espaço limitado sabe que isso é meio que um problema.

    Temos dois jogos aqui que ocupam lugares mais ou menos opostos, com preços lá fora até que similares, porém no caso da da Eagle eu entendo no da Splotter não..

    A Eagle faz jogos premium, com uma produção primorosa desde da caixa até o manual, você vê um trabalho de editora do desenvolvimento até o produto final, poderia ser mais barato? Claro! Porém a proposta deles é aumentar o custo de produção e ter um produto mais caro, não vamos esquecer que isso é um negócio, amigos. Sem falar, que para um americano e um europeu a diferença de preços não é tão absurda. O problema de preço é mais pra nós que já pagamos caro por jogos "normais", imagina um "deluxe" da vida.

    Já a Splotter, com todo o respeito, eles são completamente amadores, o jogo tem desenvolvimento e só, a produção é ridiculamente ruim e não adianta falar que eles são pequenos. A Eagle, Sierra Madre, Spielworxx, Capstone, tudo editora pequena, a diferença é que elas pensam como editora e querem entregar um produto completo. Sinceramente, não consigo entender a posição da Splotter e sua resistência sobre isso, a não ser como arrogância, em considerar os jogos deles tão incríveis que o resto (design gráfico/arte/qualidade de componentes) é irrelevante. 

    Pessoalmente, considero game design > design gráfico > arte, por isso minha posição sobre a Splotter é baseada em eu me sentir quase extorquido, pois a gente vê cobrarem num jogo deles R$ 800 usado, sendo que poderia estar custando muito, mais muito mais barato. Sabe, estamos em 2019 e parece que eles estão ainda em 1999 quando um jogo com a produção que eles fazem ainda era considerada normal.

    Resumindo minha posição, jogos deluxes, premium ou como quiserem chamar, por mais que considere desnecessárias, entendo que elas existem porque o "mercado" quer (leia-se americanos e europeus), já o caso dos jogos da splotter é mais um problema de uma falta de ambição da editora em investir mais na suas propriedades intelectuais.

    7
  • visribeiro
    424 mensagens MD
    avatar
    visribeiro11/10/19 12:41
    visribeiro » 11/10/19 12:41

    E2EK1EL::The Golden Ages é um jogo muito mais divertido que Scythe. Porém a arte é horrivel. Adivinha qual tem mais hype?

    Diferente de alguns colegas, acho válido um "review" negativo, mesmo com apenas 1 partida. Para os reviews positivos ninguém pergunta quantas vezes jogou o jogo né?

    Com apenas uma partida jogada não se tem credibilidade para criticar muito menos elogiar um jogo, dificilmente na primeira partida vc já pega todas a nuances das mecânica, regras e possíveis estratégias para a vitória. Quanto a aparência vai do gosto pessoal de cada um, se o produto for bom a aparência vai ser uma das últimas coisas que vou me preocupar, fazendo um comparativo com o mundo automobilístico meu carro é um Etios que para muitos é uma coisa medonha mas ele me entrega tudo que preciso e até mais conforto e segurança que outros veículos bonitos mas que lhes faltam no conjunto mecânico e investem no designe e frufrus.
    Mas repito que isso vai do gosto de cada pessoa e devemos respeitar as opiniões alheias, só que acredito que tanto para elogiar ou criticar algo devemos não apenas ler e ver as opiniões dos outros e sim experimentar para aí termos nossa opinião.
    *Obs; Concordo que o Tapestry está com um preço elevado e traz um conceito de ser um civ game quando não aparenta, mas mesmo assim quero joga-lo já que o Wingspan caiu muito no meu gosto ao contrário dos outros títulos da empresa que já tive e me desfiz.

    0
  • isR34L
    1170 mensagens MD
    avatar
    isR34L11/10/19 12:53
    isR34L » 11/10/19 12:53

     Sven::Israel, primeiramente queria lhe parabenizar pelos seus posts. Sempre gosto de lê-los... São equilibrados e bem escritos. Eu também não pagaria esses valores que estão cogitando aqui neste post, por jogo algum, no entanto, acho absurdo aparecer uma pessoa (ou mais) que pague. Como diz meu pai - o dinheiro existe para servir e não para ser servido, mas ele também me ensinou que há limites.
    Abraço.
    Rodrigo.


    Grato pelo elogio @Sven! Acho que independe de concordarmos ou não em algum ponto, é bom sempre ser respeitoso com o outro, por isso sempre tendo equilibrar as coisas evitando polarizar algum sentimento. O pessoal nesse tópico (já vivenciei bizarrices) tá equilibrado, o que gera boas discussões. :) 


    Acho que esse assunto me pegou mais, pq "Absurdo" e principalmente "Desrespeitoso" são adjetivos muito fortes e polarizados. Claro, no final é jogo de palavras, mas ao considerar Absurdo que por exemplo quer dizer "Que é contrário à razão e ao bom senso; que não faz sentido; néscio", ou o Desrespeitoso que bota em cheque a índole do interlocutor (no caso o Designer/Produtora do Food Chain), um pouco de mais.

    Abraço!

    2
  • Homux
    52 mensagens MD
    avatar
    Homux11/10/19 13:08
    Homux » 11/10/19 13:08

    Enfim.. dado todos os comentários jah postados, acho q este acabou sendo apenas mais um daqueles posts polêmicos e que tocam em assuntos sensíveis do hobbie, sem gerar muita reflexão construtiva ou coisa que o diga..

    A participação em massa e com rapidez da comunidade eh muito bacana, mas tem cada comentário sendo postado, e de maneira tão enfática, como se fossem donos da razão, que eh sofrível de ler..

    Volto a repetir o que jah foi afirmado em dezenas de posts anteriores a esse: “se existe gente ofertando e vendendo FCM e similares na casa dos R$800,00, eh pq tem gente que tá disposta a pagar tanto”

    Se o indivíduo se sente ofendido em pagar isso no jogo, simplesmente n pague, procure agm próximo q o tenha, na sua cidade, bairro ou LGS e jogue com o colega.. Até pq, jogar é muito mais do q apenas uma experiência ludica, tem muito de socialização e construção de redes de amizade tmb

    Arte é algo extremamente subjetivo, assim como seu peso na avaliacao de um Board Game.. se a pessoa n gosta da política da Splotter, de sua suposta amadorice, dos preços praticados, então pra q ficar chutando cachorro morto?? Só pra ser do contra e falar q o jogo n presta ou coisa do gênero?? Eu, particularmente, n gosto do hype tremendo q se criou ao redor de jogos como Scythe, Blood Rage, Rising Sun, o próprio Tapestry, lindos e maravilhosos, chatos e maçantes qnd botei na mesa ou vi gameplay, mas n fico aqui criando post pra reclamar de A ou B

    Sabe qual a melhor coisa q vc faz qnd n gosta de um jogo? Fica quieto, n reclama e n compra.. se tão trazendo, é pq tem público pra isso e tem gente interessada, msm q o preço seja inviável pra vc..

    A ultima coisa q uma pessoa quer é que se discorde de suas convicções e que tentem ficar convencendo ela do contrário, simplesmente n vai funcionar e só gerará discussões inúteis e acaloradas.. o universo board gamer é amplo o suficiente para agradar a todos e ngm precisa ficar chiando pq n gosta dos jogos em hype no momento

    4
  • patrickbnu
    1982 mensagens MD
    avatar
    patrickbnu11/10/19 13:10
    patrickbnu » 11/10/19 13:10

    Poderiam criar uma expansão do FCM estilo aquele "mundo secreto dos pôneis" que fizeram no diablo3 para PC 


    E sobre essa perfumaria toda do tapestry, sou da opinião que Blood Rage poderia ser com cubinhos ao invés de miniaturas 


    Um adendo: acredito que todos tem direito de criticar,  revisar e falar sobre jogos, independentemente de quantas partidas jogou e se é que jogou - cabe a nós única e exclusivamente acatar ou nao essas críticas baseados na experiência do crítico 

    5
  • Ovatsug Rednal
    1538 mensagens MD
    avatar
    Ovatsug Rednal11/10/19 13:17
    Ovatsug Rednal » 11/10/19 13:17

    Sobre o food chain eu discordo.

    Acho a arte do tabuleiro horrível, mas é funcional pra contar espaços, traçar linhas e etc. Ainda assim eu mudaria ela se fosse possível.

    Ja a arte das cartas eu não mexeria em nada. 

    O fato do jogo ser caro tem mais a ver com o fato deles produzirem praticamente sob demanda. Eles não produzem aos milhares por um custo barato. Tanto que quando comprei o meu, o site ficou com o status "em fabricação" durante quase um mês (e eles avisam isso antes da compra). Fora que não é a proposta deles entrar com tudo no mercado de boards. Food chain é o maior sucesso e eles dificultam pra caramba pra ser levado pra fora em outros idiomas.

    Agora, deixar de comprar um jogo por que é caro e não concorda com o preço eu entendo. Mas não comprar por que reclama da arte, já discordo. É como deixar de aproveitar um baita jogo de videogame da geração passada pq os gráficos não são tão mais bons, ou deixar de jogar um indie da hora pq "16 bits é coisa ridicula"

    O que me importa num board é a mecânica, não se o componente veio com uma arte bonita ou feia.

    Mas ps: isso não é ataque pessoal, é opinião minha. Vi pelas suas análises que a arte do jogo é muito importante pra você e acho ok ser assim. ☺️

    4
  • andrekohn
    418 mensagens MD
    avatar
    andrekohn11/10/19 13:27
    andrekohn » 11/10/19 13:27

    Concordo com bastante coisa colocada pelo autor do tópico, com a ressalva de que não joguei nenhum dos jogos citados então dizer que esse ou aquele é incompleto seria irresponsável da minha parte.

    Mas achei a comparação muito bem feita. Um jogo pesado e super aclamado com uma arte horrenda e o outro, ao que parece, levíssimo mas que faz uso de componentes de luxo pra gerar hype e cair no gosto do público - o primeiro que dizer que jogou Tapestry e não gostou será apedrejado aqui na ludopedia, tenho certeza.

    Pagamos caro por um produto e acho que temos que exigir sim qualidade em todo o seu escopo. Eu jamais compraria Food Chain, não importao o quão bom seja, por conta da sua arte ridícula. A arte faz parte do jogo e pra mim deve ser levada em conta. No outro extremo, temos uma superprodução de um jogo que não precisava disso e ajuda a transformar, como dito por alguém na discussão, o hobby em algo cada vez mais voltado pra classe A+. Tapestry por 90 dólares la fora sendo que vc acha jogos muito mais densos e com componentes melhores e que, pasmem, são necessários no jogo, me faz olhar torto pro jogo.

    O equilíbrio entre arte e mecânicas pra mim também é extremamente necessário. Ótimo tópico que rende outra boa discussão - essa com menos cagação de regra do que outras que tivemos por aqui recentemente. Por mais tópicos assim no portal.

    5
  • viniciusjf
    2766 mensagens MD
    avatar
    viniciusjf11/10/19 13:34
    viniciusjf » 11/10/19 13:34

    É uma tendência, já não é grande novidade e pelo jeito veio pra ficar. Em algum ponto a indústria de euros acordou que os jogos também podem ser bonitos, e devem na verdade. Claro, não acordou totalmente, mas hoje me dia vemos cada vez menos Power Grid, Caylus e Domimant Species do que antes, a beleza e capricho na produção passou a não ser mais privilégio dos ameritrash.
    Mas aí alguém teve o insight, foi adiante e começou a inflar o apelo estético de jogos relativamente simples, independente de serem bons ou ruins, pois esta é uma longa discussão, mas cada vez mais vemos jogos que têm mais do que realmente precisam - tornou-se um marketing do excesso, do supérfluo.
    Gostei do que foi falado sobre o Age of Discovery, é um jogo que me interessa muito, mas tem um preço absurdo, e por melhor que ele seja, não quero pagar mais de 600,00 num jogo extremamente luxuoso, mas que como jogo em si, provavelmente não justifica este preço. Se for pra entrar nessa, prefiro pagar a metade do preço num Francis Drake ou Endeavor, que seguem um pouco a mesma filosofia, ainda que sejam ótimos jogos.
    Eu, pessoalmente, achei essas construções do Tapestry muito cafonas, muito mesmo, odeio esse tipo de componente, essa filosofia de jogo maquete, com componente que parece enfeite de biscuit de loja de artesanato. Mas aí é o meu gosto.
    No final das contas, entre a cruz e a espada, sou dos que prefere o jogo horroroso, mas excelente, do que o lindo, mas medíocre ou mesmo apenas bom, porque já comprei muito jogo pela beleza ( cof Scythe cof Blood Rage cof!) e aprendi amargamente a não fazer mais isso.
    Obs.: por mais que seja uma discussão sem resposta certa, é impressionante o efeito que ocorre quando alguém tem a coragem de criticar algo que está no hype!

    3
  • Bombardium
    1143 mensagens MD
    avatar
    Bombardium11/10/19 13:36
    Bombardium » 11/10/19 13:36

    É por causa de umas e outras que eu demorei tanto pra escrever esse texto... Valeu a todos que pelo menos se esforçaram pra me entender, podem discordar a vontade, é da vida.

    Mas tem uns aí....

    3
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