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Dúvidas sobre como jogar

Lobisomem por uma noite: Monstros
  • avatar
    RFreitas03/10/19 12:42
    avatar
    RFreitas
    03/10/19 12:42
    1594 mensagens MD

    Pessoal, arrisquei comprar esse jogo sem tê-lo jogado antes. Li o manual ontem e fiquei e não consegui entender nada, hahahahahahahhahaha

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/69137_gehhli.jpg

    Minhas dúvidas:

    Essa recomendação de que "o lobisomem não se revele" não fez sentido para mim. Se ele se revelar, isso não acaba com o jogo?

    E a recomendação de alguém revelar o cemitério? Isso seria antes da votação, né? E isso não tira demais da incerteza do jogo não?

    Na descrição do vampiro, fala que quem recebe a carta não sabe disso até o sol raiar. Mas não há nas regras instruções claras de que a gente olha a própria carta na manhã. Então o novo vampiro só descobre sobre a troca após a votação, quando todas as cartas são reveladas? Ou após encerrar a noite, todos verificam de novo o que são?

    Na "Hora do Julgamento", diz que, caso não haja nenhum lobisomem, o segundo mais votado é executado. Como assim? Isso é na hipótese de revelar o cemitério antes, e ver que todos os lobisomens estão lá? Nesse caso, por que o segundo mais votado é executado?

    Sei lá, achei tão confuso que mal sei formular minhas dúvidas.

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  • RFreitas
    1594 mensagens MD
    avatar
    RFreitas03/10/19 12:47
    RFreitas » 03/10/19 12:47

    E a previsão pro caso de empate de que se um lobisomem sobreviver, o time deles ganha? Isso não vai contra a previsão de que basta matar um deles para o time da aldeia ganhar?

    0
  • gabriel
    1431 mensagens MD
    avatar
    gabriel03/10/19 15:13
    gabriel » 03/10/19 15:13

    Vou até seguir porque o manual desse jogo realmente é um dos piores que já li.

    2
  • Ovatsug Rednal
    1538 mensagens MD
    avatar
    Ovatsug Rednal03/10/19 16:52
    Ovatsug Rednal » 03/10/19 16:52

    cara, esse jogo tem um dos piores manuais de todos os tempos, tô respondendo baseado em puro achismo e tem MILHARES de jogos com a mesma mecânica muito melhores, como the resistance, secret hittler e vários outros. mas vamos lá, do que eu entendi:

    Bom, essas recomendações são justamente pra partida fluir legal. Não são regras. Como exemplo, joguei uma partida de batlestar galactica uma vez (que tem jogador traidor) e o cara na primeira ação revelou que era traidor. Tipo, ai ele vai pra um outro tabuleiro, começa a fazer outras ações.. mas grande parte da graça do jogo que é tentar descobrir quem era o traidor foi perdida e virou um "todos x 1". foi legal mas não foi a mesma coisa.

    Acho que essa recomendação é para evitar algumas situações, tipo o jogador do time dos mortos, que QUER ser morto, simplesmente se declarar lobisomem. Por isso a recomendação que ninguém se declare lobisomem. Esse jogador de time dos mortos deve tentar fazer os outros acreditarem que ele é o lobisomem sem que ele realmente seja.

    Quanto a segunda dúvida, pode até ser uma estratégia.

    A parte de "se um dos lobisomens sobreviver" é no caso de empate de votação.

    Veja, se tem dois lobisomens na partida e um deles foi o mais votado, os aldeões ganham mesmo com um lobisomem sobrando.

    Se tem dois lobisomens na partida teve empate na votação, os dois mais votados serão executados. Nesse caso, se um lobisomem sobreviver e executarem um aldeão, ai os lobisomens vencem.

    Acho que pode ser estratégia alguém se declarar lobisomem tipo "eu sou lobisomem e tal cara também é" apontando pra um jogador que ele sabe não ser o lobisomem, mas gerando dúvida nos demais se ele é um morto tentando ser morto ou se é um lobisomem tentando um "empate" na votação.

    também não sei se expliquei direito, acho que minha resposta foi tão confusa quanto o manual kkkk

    3
  • RFreitas
    1594 mensagens MD
    avatar
    RFreitas03/10/19 17:22
    RFreitas » 03/10/19 17:22

    Ovatsug Rednal::cara, esse jogo tem um dos piores manuais de todos os tempos, tô respondendo baseado em puro achismo e tem MILHARES de jogos com a mesma mecânica muito melhores, como the resistance, secret hittler e vários outros. mas vamos lá, do que eu entendi:

    Bom, essas recomendações são justamente pra partida fluir legal. Não são regras. Como exemplo, joguei uma partida de batlestar galactica uma vez (que tem jogador traidor) e o cara na primeira ação revelou que era traidor. Tipo, ai ele vai pra um outro tabuleiro, começa a fazer outras ações.. mas grande parte da graça do jogo que é tentar descobrir quem era o traidor foi perdida e virou um "todos x 1". foi legal mas não foi a mesma coisa.

    Acho que essa recomendação é para evitar algumas situações, tipo o jogador do time dos mortos, que QUER ser morto, simplesmente se declarar lobisomem. Por isso a recomendação que ninguém se declare lobisomem. Esse jogador de time dos mortos deve tentar fazer os outros acreditarem que ele é o lobisomem sem que ele realmente seja.

    Quanto a segunda dúvida, pode até ser uma estratégia.

    A parte de "se um dos lobisomens sobreviver" é no caso de empate de votação.

    Veja, se tem dois lobisomens na partida e um deles foi o mais votado, os aldeões ganham mesmo com um lobisomem sobrando.

    Se tem dois lobisomens na partida teve empate na votação, os dois mais votados serão executados. Nesse caso, se um lobisomem sobreviver e executarem um aldeão, ai os lobisomens vencem.

    Acho que pode ser estratégia alguém se declarar lobisomem tipo "eu sou lobisomem e tal cara também é" apontando pra um jogador que ele sabe não ser o lobisomem, mas gerando dúvida nos demais se ele é um morto tentando ser morto ou se é um lobisomem tentando um "empate" na votação.

    também não sei se expliquei direito, acho que minha resposta foi tão confusa quanto o manual kkkk

    Foi não, ajudou bastante já.
    Alguém se declarar lobisomem nesse jogo, ser for mesmo, é bem anti jogo, né?

    0
  • gabriel
    1431 mensagens MD
    avatar
    gabriel03/10/19 18:00
    gabriel » 03/10/19 18:00

    RFreitas::
    Ovatsug Rednal::cara, esse jogo tem um dos piores manuais de todos os tempos, tô respondendo baseado em puro achismo e tem MILHARES de jogos com a mesma mecânica muito melhores, como the resistance, secret hittler e vários outros. mas vamos lá, do que eu entendi:

    Bom, essas recomendações são justamente pra partida fluir legal. Não são regras. Como exemplo, joguei uma partida de batlestar galactica uma vez (que tem jogador traidor) e o cara na primeira ação revelou que era traidor. Tipo, ai ele vai pra um outro tabuleiro, começa a fazer outras ações.. mas grande parte da graça do jogo que é tentar descobrir quem era o traidor foi perdida e virou um "todos x 1". foi legal mas não foi a mesma coisa.

    Acho que essa recomendação é para evitar algumas situações, tipo o jogador do time dos mortos, que QUER ser morto, simplesmente se declarar lobisomem. Por isso a recomendação que ninguém se declare lobisomem. Esse jogador de time dos mortos deve tentar fazer os outros acreditarem que ele é o lobisomem sem que ele realmente seja.

    Quanto a segunda dúvida, pode até ser uma estratégia.

    A parte de "se um dos lobisomens sobreviver" é no caso de empate de votação.

    Veja, se tem dois lobisomens na partida e um deles foi o mais votado, os aldeões ganham mesmo com um lobisomem sobrando.

    Se tem dois lobisomens na partida teve empate na votação, os dois mais votados serão executados. Nesse caso, se um lobisomem sobreviver e executarem um aldeão, ai os lobisomens vencem.

    Acho que pode ser estratégia alguém se declarar lobisomem tipo "eu sou lobisomem e tal cara também é" apontando pra um jogador que ele sabe não ser o lobisomem, mas gerando dúvida nos demais se ele é um morto tentando ser morto ou se é um lobisomem tentando um "empate" na votação.

    também não sei se expliquei direito, acho que minha resposta foi tão confusa quanto o manual kkkk

    Foi não, ajudou bastante já.
    Alguém se declarar lobisomem nesse jogo, ser for mesmo, é bem anti jogo, né?

    Não sei se é anti-jogo. Quando jogo resistance, inclusive quando explico para novos jogadores, minha premissa básica é que QUALQUER COISA pode ser dita (mas recomendo a ninguém dizer que é espião).
    No caso de se auto-declarar lobisomem, podemos cair em duas máximas: na do "se todo mundo é lobisomem, ninguém é" e na do "I know that you know that I know that you know". Vai da dinâmica da mesa. Com a explicação do Gustavo, agora, entendi a orientação mas não a seguiria.

    1
  • SouDescolado
    29 mensagens MD
    avatar
    SouDescolado18/12/19 15:39
    SouDescolado » 18/12/19 15:39

    Bem, esse é um jogo que eu jogo com a minha mãe e meus irmãos quando eles estão aqui, então é com quatro pessoas sempre.

    Falar que você é um lobisomem é uma coisa que depende de quem fala. Se for meu irmão mais novo, ele realmente é. Se for minha mãe.... ninguém sabe se na verdade ela é o morto.

    Faz parte da estratégia, da dinâmica, e o mais importante é do clima da mesa. Eu mesmo quando uma vez que fui o morto fiz barulho na cadeira no turno do lobisomem, pra fingir que eu me mexi pra ver a carta do meio. E na discussão eu fiz silencio só rindo.

    Lembrando que falar "Eu era o lobisomem" é algo valido, considerando que se o Vampiro trocar de carta com você, você virou do time dos aldeões e agora tem que caçar o lobisomem também. A bruxa pode ver o card de um outro jogador, então também seria meio anti-jogo falar que fulano é o lobisomem.

    Basicamente, a nossa interpretação da regra é a seguinte:

    1º Caçador. Abre o olho, tira uma carta do cemiterio, esconde SEM OLHAR QUAL CARTA É ( Tb não pode mostrar pra provar que você foi o caçador) e fica quietinho. Fecha o olho.
    2º Bruxa. Abre o olho e vê a carta de UM jogador. Não olha o meio, não olha de mais de uma pessoa. Fecha o olho.
    3º Lobisomem. Abrem os olhos (Pq podem ser mais de um). O lance do lobisomem ser o terceiro dá a dica pra eles se existe algum caçador em jogo. Olhando as cartas do cemitério eles sabem o que eles podem fingir ser. Fecham os olhos.
    4º Zumbi. Abre o olho. Esse na minha opinião é o que dá mais trabalho. Você esconde a sua carta, do mesmo jeito que o caçador esconde. Ai você pega uma carta do cemitério e olha. Se essa carta tiver uma habilidade, vc pode usar ela. Se vc tirar a bruxa por exemplo, você pode olhar a carta de outro jogador. Se vc tirar o caçador, pode tirar a outra carta do cemitério sem olhar, etc etc. Fecha o olho.
    5º Vampiro. Abre o olho. Você pode trocar a sua carta tanto pela carta de outro jogador quanto por uma carta do centro. Lembrando que apesar de você virar outra classe, diferente do zumbi, você NÃO USA a habilidade da carta, a única exceção sendo se você tirar o Zumbi (Até pq o zumbi não tem condição de vitória) que ai vc fica obrigado a trocar de carta, e, por usar a habilidade do zumbi, vc ainda usa a habilidade da nova carta que tirar.
    Ex: Vc é um vampiro, resolve ser bonzinho e pegar uma carta do cemitério, vira um zumbi(Só da pra virar zumbi se ele tiver no cemitério), usa a habilidade do zumbi, esconde a carta de zumbi, e pega outra do cemitério. Pegou a bruxa, ai você ainda ve a carta de outra pessoa jogando o jogo. Em 10 segundos tá?

    Depois de tudo isso, começa a discussão e as pessoas são votadas.


    Primeiro caso: A mais votada foi um lobisomem. Aldeões ganham.
    Segundo caso: A mais votada não foi um lobisomem, não foi um morto e não tem um caçador em jogo. Lobisomens ganham.
    Terceiro caso: A mais votada não foi um lobisomem, não foi um morto, mas tem um caçador em jogo. Revela-se a carta escondida pelo caçador. Se for um lobisomem, aldeões ganham. Caso contrário, lobisomens ganham.
    Quarto caso: A mais votada foi o morto. Os mortos ganham.

    Ai entram os empates

    Empatou mas matou lobisomem, aldeões ganham
    Empatou e não matou lobisomem, lobisomens ganham
    Empatou e matou o morto, mortos ganham

    Cabe ressaltar que se não tiver lobisomem em jogo (Os dois estão no cemitério) e o mais votado não for o morto, ainda assim os lobisomens ganham. Ou seja.. todo mundo perde. Pra isso a gente vota em paz na vila também, que é apontar pra cima.

    Bem, é como jogamos pelo menos. Não sei se tem algo que não entendemos direito, mas desse jeito flui bem e é bem bacana. :)



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  • gtsbra90
    3 mensagens MD
    avatar
    gtsbra9017/03/20 00:07
    gtsbra90 » 17/03/20 00:07

    1) E se empatar e um lobisomem e um morto morrerem? Quem ganha: lobisomens ou mortos?
    2) E se não houver lobisomem (paz), qual é o sentido de votar se todos sabem que não tem lobisomem? E mais, qual o sentido do SEGUNDO mais votado ser executado? Nesse caso, só os mortos poderiam ganhar. Não era melhor aplicar a regra do one night ultimate werewolf onde os aldeões podem escolher em não votar em ninguém?

    0
  • SouDescolado
    29 mensagens MD
    avatar
    SouDescolado17/03/20 01:38
    SouDescolado » 17/03/20 01:38

    1) Se o morto morrer ele ganha. É acima da vitória dos aldeões/lobisomens

    2) No meu caso, a gente aposta em paz na vila, onde se a maioria votar pra não matar ninguém, não mata ninguém. Não tem segundo mais votado nessa situação. E a ideia do segundo mais votado eu nem uso.

    0
  • yuripastore
    5 mensagens MD
    avatar
    yuripastore21/06/20 01:04
    yuripastore » 21/06/20 01:04

    SouDescolado::Bem, esse é um jogo que eu jogo com a minha mãe e meus irmãos quando eles estão aqui, então é com quatro pessoas sempre.

    Falar que você é um lobisomem é uma coisa que depende de quem fala. Se for meu irmão mais novo, ele realmente é. Se for minha mãe.... ninguém sabe se na verdade ela é o morto.

    Faz parte da estratégia, da dinâmica, e o mais importante é do clima da mesa. Eu mesmo quando uma vez que fui o morto fiz barulho na cadeira no turno do lobisomem, pra fingir que eu me mexi pra ver a carta do meio. E na discussão eu fiz silencio só rindo.

    Lembrando que falar "Eu era o lobisomem" é algo valido, considerando que se o Vampiro trocar de carta com você, você virou do time dos aldeões e agora tem que caçar o lobisomem também. A bruxa pode ver o card de um outro jogador, então também seria meio anti-jogo falar que fulano é o lobisomem.

    Basicamente, a nossa interpretação da regra é a seguinte:

    1º Caçador. Abre o olho, tira uma carta do cemiterio, esconde SEM OLHAR QUAL CARTA É ( Tb não pode mostrar pra provar que você foi o caçador) e fica quietinho. Fecha o olho.
    2º Bruxa. Abre o olho e vê a carta de UM jogador. Não olha o meio, não olha de mais de uma pessoa. Fecha o olho.
    3º Lobisomem. Abrem os olhos (Pq podem ser mais de um). O lance do lobisomem ser o terceiro dá a dica pra eles se existe algum caçador em jogo. Olhando as cartas do cemitério eles sabem o que eles podem fingir ser. Fecham os olhos.
    4º Zumbi. Abre o olho. Esse na minha opinião é o que dá mais trabalho. Você esconde a sua carta, do mesmo jeito que o caçador esconde. Ai você pega uma carta do cemitério e olha. Se essa carta tiver uma habilidade, vc pode usar ela. Se vc tirar a bruxa por exemplo, você pode olhar a carta de outro jogador. Se vc tirar o caçador, pode tirar a outra carta do cemitério sem olhar, etc etc. Fecha o olho.
    5º Vampiro. Abre o olho. Você pode trocar a sua carta tanto pela carta de outro jogador quanto por uma carta do centro. Lembrando que apesar de você virar outra classe, diferente do zumbi, você NÃO USA a habilidade da carta, a única exceção sendo se você tirar o Zumbi (Até pq o zumbi não tem condição de vitória) que ai vc fica obrigado a trocar de carta, e, por usar a habilidade do zumbi, vc ainda usa a habilidade da nova carta que tirar.
    Ex: Vc é um vampiro, resolve ser bonzinho e pegar uma carta do cemitério, vira um zumbi(Só da pra virar zumbi se ele tiver no cemitério), usa a habilidade do zumbi, esconde a carta de zumbi, e pega outra do cemitério. Pegou a bruxa, ai você ainda ve a carta de outra pessoa jogando o jogo. Em 10 segundos tá?

    Depois de tudo isso, começa a discussão e as pessoas são votadas.


    Primeiro caso: A mais votada foi um lobisomem. Aldeões ganham.
    Segundo caso: A mais votada não foi um lobisomem, não foi um morto e não tem um caçador em jogo. Lobisomens ganham.
    Terceiro caso: A mais votada não foi um lobisomem, não foi um morto, mas tem um caçador em jogo. Revela-se a carta escondida pelo caçador. Se for um lobisomem, aldeões ganham. Caso contrário, lobisomens ganham.
    Quarto caso: A mais votada foi o morto. Os mortos ganham.

    Ai entram os empates

    Empatou mas matou lobisomem, aldeões ganham
    Empatou e não matou lobisomem, lobisomens ganham
    Empatou e matou o morto, mortos ganham

    Cabe ressaltar que se não tiver lobisomem em jogo (Os dois estão no cemitério) e o mais votado não for o morto, ainda assim os lobisomens ganham. Ou seja.. todo mundo perde. Pra isso a gente vota em paz na vila também, que é apontar pra cima.

    Bem, é como jogamos pelo menos. Não sei se tem algo que não entendemos direito, mas desse jeito flui bem e é bem bacana. :)




    Achei uma das melhores explicações, porém no meu manual fala que o zumbi descarta em caso de vampiro ou advinhação, no meu entendimento se ele pegar o vampiro no cemitério ele devolve o vampiro e tira outra carta, mas não entendi o "adivinhação que ele diz."
    Pra facilitar e gravei um audio no whatsapp e me enviei assim tenho sempre um narrador a mão sem precisar ficar lendo o manual. 

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