brito::Após acompanhar os 2 rankings por alguns anos, eu diria que o que acontece é o seguinte:
O ranking da ludopedia é fortemente influenciado pelos lançamentos no Brasil (e também pelos anúncios de futuros lançamentos). Porque a maioria dos novos jogadores que compõem o público da ludopedia (claro que não todos) estão focados no que é lançado no Brasil e meio que ignora o que tem lá fora e não tem aqui. Dos 50 top do ranking da Ludopedia só 3 não foram lançados aqui. E quem acompanha o ranking pode ver que é só o jogo ser anunciado/lançado aqui que ele começa a subir no ranking da ludopedia, mesmo já estando disponível lá fora há algum tempo. Terra Mystica é um exemplo. Antes de sair aqui, ele estava bem mais embaixo no ranking da ludopedia.
Até algum tempo atrás, isso determinava que o ranking da Ludopedia e o do bgg eram diferentes. Mas então eles começaram a se aproximar mais. Por quê? Porque as editoras meio que se cansaram de lançar apenas os jogos mais "clássicos" e que começaram a ficar de olho no bgg e tem tentado lançar aqui os jogos bem cotados no bgg onde é notório que predomina amplamente o chamado "culto do novo".
Então o processo deve ser mais ou menos o seguinte: As editoras ficam de olho nos hits do bgg, programam os lançamentos baseado nele, e uma vez disponíveis aqui, os jogos chamam a atenção do público e começam a subir no ranking da ludopedia.
Inclusive, por conta da concorrência agora que existem várias editoras, dos últimos 2 anos para cá algumas editoras tem tentado ser mais ousadas e nem esperam mais o jogo subir no ranking do bgg. Ficam de olho já no geekbuzz dos lançamentos de Essen e da Gencon e tentam se antecipar começando a programar os lançamentos aqui antes mesmo do jogo ter saído lá fora. Isso permitiu que jogos como Clans of Caledonia, Newton e Teotihuacan fossem lançados aqui rapidamente, mas também levou as editoras a mandarem algumas bolas fora, pois uma boa parte do geekbuzz de Essen fica só no geekbuzz mesmo e os jogos não emplacam. Esse foi, por exemplo, o caso do Noria, que encalhou aqui e lá fora também depois de ser muito falado antes do seu lançamento lá fora. E provavelmente pode ser o caso do Magnastorm, razoavelmente falado antes de Essen, porém agora meio ignorado, mas cujo lançamento já foi anunciado aqui.
O que parce um caminho bem racional para fazer a analise de o que lancar.