gunterjr::Posso estar enganado e me corrijam por favor caso esteja, mas creio que seja necessário controlar no mínimo um país disputado e um comum, sendo que você deve ter mais controle apenas sobre países disputados. Não seria necessário dominar mais países no geral.
Há muita discussão sobre esse ponto no BGG, pois parece que houve erro em alguma versão do manual de regras.
Mas o correto é o seguinte:
Tem predominância quem "controla mais países (no geral)
e controla mais países disputados
e controla pelo menos um país não disputado."
Exemplos:
A)
A URSS controla Cuba (disputado), Costa Rica (comum) e Haiti (comum).
Os EUA controlam México (disputado), Panamá (disputado), El Salvador (comum).
Não há predominância de nenhuma das duas superpotências, pois nenhuma tem mais países controlados no total do que a outra (3x3).
Pontuação:
A URSS faz 1 ponto pela presença (controla pelo menos 1 país qualquer na região) + 1 ponto por controlar 1 país disputado (Cuba) + 1 ponto por controlar Cuba (adjacente aos EUA) = 3 pontos
Os EUA fazem 1 ponto pela presença (controla pelo menos 1 país qualquer na região) + 2 pontos por controlar dois países disputados (México e Panamá) = 3 pontos.
B)
A URSS controla Cuba (disputado), Costa Rica (comum) e Haiti (comum).
Os EUA controlam México (disputado), Panamá (disputado), El Salvador (comum), Nicarágua (comum).
Os EUA têm a predominância, pois possuem mais países controlados (no geral: 4x3)
e mais países disputados (2x1)
e pelo menos um país não disputado (El Salvador ou Nicarágua).
Pontuação:
A URSS faz 1 ponto pela presença (controla pelo menos 1 país qualquer na região) + 1 ponto por controlar 1 país disputado (Cuba) + 1 ponto por controlar Cuba (adjacente aos EUA) = 3 pontos
Os EUA fazem 3 pontos pela predominância + 2 pontos por controlar 2 países disputados (México e Panamá) = 5 pontos