Bom mas ai a logistica vai de acordo com cada empresa. Estou citando empresas dentro do noos hobbie, incuindo gente de fora pra estabelecer um paralelo. Essa empresas aqui e la fora são times de 5, as vezes 8 pessoas fazendo toda logiticad eopetação. Gloom teve todos esses upates e ainda atrasou fiacando nuita gente se perguntando quando ia vir...mesmo com 58 updates 
A reposição de dezembro n teve nenhum feedback a não ser “mês que vem” “mês que vem” “mês que vem”, reconhecem esse padrão de comportamento? Hahhahahaha....
A monolith empresa do Conan, Mythic Battles e agora Batman. São um time de 8 pessoas, que cuidam de tudo, do design a operação, não consigo nem numerar os prblemas de atraso, produção e comunicação (os caras mal falam inglês!!), depois de atraso e umas lágrimas tudo se resolveu.
Kingdom death monster, time de 5 pessoas cuidando do design, até operação...os produtos ficam meses em atraso...sem feedback quando o deadline bate na porta. Operação bagunçada, me mandaram uma expansão com conteudo errado nos eua. Enviaram declarações d exobeudo erradas que causaram n problemas pra quem recebeu aqui. Gente rcebendo core game dobrado e gente sem receber nada.
O meu ponto é geralmente essas empresas são pequenas e muitas vezes pouco profissionais, elas n tem gente sufiicente cuidando das operações de logistica e tercerizam boa parte delas. Acredito que elas se pudessem teriam operações maiores, não acho que hobbie de nicho tem esse luxo de passar consumidor pra trás. Elas não são a Microsoft ou a Sony, que em um mercado tão grande que podem colocar reclamações numa estatistica e pronto...fim do ano fiscal eles vão rever o que precisa mudar. E infelizmente é isso que quero dizer com mundo ideal...essa realidade se aplica aqui e la fora.
Eu discordo de algumas praticas da Galapagos, mas gosto de como eles lidam com essa relação do prazo e a ansiedade dos compradores, sessão de em breve, com sessões de tradução, produção, transporte e loja.