Imagino que você tenha sentido nossa falta (pelo menos eu espero, hehe), mas é fato que há mais de 2 meses o Deathmatch mudou um pouco o foco das atenções. Por isso, acabei parando de postar aqui no Ludopedia pra focar em outro tipo de publicação e mudar um pouco o alvo. Nos últimos meses, na verdade desde maio desse ano, o Deathmatch passou a contar também com um canal no site Medium, que é uma plataforma para publicações com ênfase nas mídias (vídeos, fotos e etc). Mas por que?
Adoro o Ludopedia e continuo usuário do site, participando, comentando e gerando conteúdo por aqui, de alguma forma. Porém, quando publico textos sobre o mundo dos boardgames, dando dicas para para novos gamers, compartilhando e publicando textos com conteúdo sobre o mercado, sobre jogos interessantes, fazendo listas, geralmente quero que esse conteúdo chegue ao meu público-alvo. Mas, infelizmente, esse público ainda não está aqui. As pessoas passam por um caminho - que pode ser longo ou curto, mas que em geral é mais demorado - entre conhecer o hobby e chegar ao portal. Eu mesmo demorei bastante. E, ao chegarem aqui, muitos não criam contas, não participam, se sentem intimidados pelos fóruns, pelos comentários cheios de expressões que fazem parte do nosso dia-a-dia e muitas vezes, muitas vezes mesmo - e isso é uma crítica - se deparam com um julgamento excessivo da nossa parte (nós, os "entendedores do assunto") com relação ao fato de que eles só conhecem War, Banco Imobiliário e Munchkin.
Só que meu foco nunca foi escrever pros "entendedores". Eu sempre quis trazer um conteúdo que fosse relevante pra comunidade sim, mas que também pudesse agregar valor pra essa pessoa que conhece muito pouco do hobby. Por isso, minhas escolhas de textos, reviews e artigos sempre passaram pelo crivo de qual é o assunto, tema ou jogo que é interessante pra essa pessoa. E aqui no Ludopedia esse público é escasso.
"Ah, cara. E por que você não escreve textos para trazê-los aqui?"
Meu caro, eu tentei. Por vários meses publiquei aqui os textos e convidei amigos para ler, pedi a outros que me ajudassem a divulgar e etc, mas no final, a participação acaba ficando focada em que é da comunidade. Hoje, o site até tem o login integrado com o Facebook (coisa que não tinha quando o canal começou), mas ainda assim ele é pouco convidativo pela quantidade de informações na primeira página. Claro, comparando com o BGG, o Ludopedia é bem mais limpo, mais organizado, mas ainda assim é assustador pra algumas pessoas.
Enquanto isso, quando publico alguma coisa no Medium, consigo organizar como eu quero, deixar em destaque o texto que quero, separar artigos de reviews e manter uma relação que considero mais interessante visualmente para o visitante de primeiro click. Além do mais, quando você está na página do texto em si, é notável o fato de que realmente o foco está na mídia: consigo colocar fotos grandes, várias informações adicionais com citações, links e etc, sem deixar o site poluído.
Isso é uma reclamação sobre o Ludopedia? De maneira alguma. O Ludopedia é um fórum, um portal para jogadores e ele cumpre seu papel perfeitamente. Por isso eu, repito, sou usuário, participo e adoro o site. Acontece que o foco dele não são as publicações, os canais. Apenas isso. Então decidi migrar para uma plataforma que me desse esse suporte. E bom, pelo que tenho acompanhado das estatísticas, surtiu efeito. Tenho conseguido atrair mais visitas, os redirecionamentos de outros links publicados no Facebook e outras fontes tem sido convertidas em acessos (esse é um controle que não conseguia ter aqui)... Além das discussões interessantes que surgem.
"E o que eu perdi nesse tempo?"
Meu amigo, muita coisa. entre maio e julho desse ano, foram cerca de 24 textos publicados por lá, entre vários reviews novos e artigos, e algumas publicações de textos que já estavam por aqui. Quer uns exemplos? Veja os textos a seguir:
- Martians: A Story of Civilization
- Coldwater Crown
- Yamataï
- Gen Con 2017 Preview
- Clássicos na Mesa
"Mas você nunca mais vai publicar no Ludopedia?"
A intenção é focar lá no Medium. Mas tenho pensado em começar a colocar um link chamando para o texto aqui, e deixar alguma forma de chamar a atenção para o click. Aí você, que é usuário do Ludopedia e que só acompanhava por aqui, pode entrar lá, ler o texto, e comentar por aqui mesmo. Vamos ver se vai funcionar.
"Ah, tudo isso é só pra atrair clicks? Quer ganhar com acessos ao site?"
Diferente de outros sites, o Medium não tem publicidade. Não ganho nenhum centavo sequer com o seu click. É só uma questão de acompanhar os acessos e saber qual texto é mais relevante, qual tem mais engajamento e etc. E, também, para ter um espaço fora do Ludopedia que possa falar de boardgames com outra linguagem.
Ah, ainda tem novidades pra contar. Em breve, mas ainda sem data, devo começar um canal de vídeo. Mas nada de gameplays, ensinar regras de jogo e etc. Tem muita gente já fazendo ótimo trabalho com essas cosias. A ideia é ter um canal pra conversar sobre coisas, falar de novidades, discutir o mercado e etc.
Então, clica aí na imagem abaixo para conhecer o canal do Deathmatch lá no Medium. 
