Escrita por: Rodrigo Neves.
Convidado para segunda opinião: igorknop do Canal “Jogatina na Batista”
Sinopse do Jogo:
Xia: Legends of a Drift System é um jogo de simulação espacial, com um inovador sistema de pontos de ação, com foco em exploração, comércio e combate. O vencedor do jogo será o primeiro jogador a atingir uma quantidade fixa de pontos de fama através de vários meios, como destruir outras naves, efetivar comércio, atualizar para uma nave melhor, explorar novos setores e cumprir missões, entre tantos outros. Lançado por financiamento, via Kickstarter em 2014, embora tenha tido uns poucos de meses de atraso, foi um grande sucesso. Foi um dos poucos jogos que se pode considerar um verdadeiro projeto e não uma preorder de um fabricante grande. Cody Miller é o homem responsável pelo Xia, e a cada atualização do projeto deu para sentir que este foi um trabalho feito com muito carinho. Produzido pela Far Off Games, é um jogo que admite de 3-5 jogadores, tem uma boa dependência de idiomas por conta das cartas de missão, e pode levar de 2hs a até incríveis 5hs de partida, considerando o nível do jogo e o AP da galera na mesa.


Mecânicas:
- Colocação de Peças,
- Jogadores com Diferentes Habilidades,
- Movimento em Grades,
- Pegar e Entregar,
- Rolagem de Dados,
- Sistema de Pontos de Ação,
- Tabuleiro Modular,
- Rolar e Mover
Síntese do Jogo:
Xia é um jogo sandbox de aventura espacial competitivo, onde cada jogador começa em uma pequena nave, voando sobre um sistema formado por um tabuleiro modular, completando missões, explorando novos setores e lutando contra outras naves. Os capitães competem entre si para os títulos, riquezas, e o mais importante: por fama. Cada jogador começa escolhendo e personalizando uma nave de nível 1. São 18 naves jogáveis, todas possuindo uma habilidade especial única, que pode ser ativada uma vez por rodada. Existem três níveis de naves, e você sente um real senso de realização quando atualiza para uma nave maior e ainda melhor. Internamente, todas as naves têm layouts, resistência e velocidade diferentes e cada uma delas tem uma única capacidade especial. Isto torna a seleção das naves uma escolha significativa e agradável.


É possível se investir em peças como misseis ou canhões para atacar os inimigos, em propulsores para aumentar as distâncias viajadas e em escudos que ajudarão na defesa durante combates. De forma interessante, cada peça tem seu custo e um dado correspondente dentre d6, d8, d12 e d20. Ao ativar um componente da nave, rola-se o dado respectivo e define o valor do movimento, dano ou defesa. Peças podem ser vendidas depois e mesmo que a nave seja destruída, elas se mantêm na fase de respaw.

Existem diversos setores como nebulosas; campos de asteroides e lixo espacial; planetas aliados, neutros ou ilegais; portais e até uma estrela. Um ponto legal deste jogo são os NPCs, naves controladas por IA como a "polícia" que caça as naves ilegais, o "pirata" que caça as naves inocentes e o "mercador" que viaja sob uma rota fixa acumulando grana e se tornando um alvo cada vez mais apetitoso. Ao atacar naves legais, realizar missões obscuras, entrar em planetas ilegais e tentar furar os escudos de qualquer planeta, os jogadores recebem recompensas por suas cabeças, se tornando alvos das naves dos "mocinhos".


Sobre o seu turno, cada jogador pode ativar até 4 marcadores de ação, que podem ser gastos em movimento, ativação de escudos ou para abrir fogo nos adversários. Outras ações que não requerem marcadores de ação incluem: comprar ou vender carga em planetas, levantar missões, mineração de bens, coleta de dados, varredura das bordas, pegar marcadores de exploração e muitos outros pequenos detalhes. A quantidade de opções em termos de ações não é limitada de forma alguma, o limite é apenas a sua capacidade de chegar lá. Porém, uma questão importante de ressaltar, é que a maioria das ações envolvem rolagem de dados.
Depois de sua fase de ação os jogadores que terminam em um planeta, podem iniciar uma fase de negócios onde é possível comprar uma nova nave, atualizar seus componentes, etc. Por fim, há uma fase de status que é usado principalmente para rearmar seus marcadores de ação, que é de graça em planetas, mas gasta energia no espaço.
Avaliação:
Xia é um jogo de caixa grande por uma razão. Todos os componentes são de bom tamanho e ótima qualidade de produção. Destaque para as moedas dos jogos: grandes, pesadas, customizadas e feitas de metal. E as miniaturas das naves... ah... o jogo conta com várias delas, individualmente modeladas e pré-pintadas na caixa, sem exigir nenhuma montagem, exceto para colá-las em seus suportes mesmo. Os componentes de papelão também são muito bons, punchboards são muito fáceis de destacar, a impressão é nítida, a arte e cores são agradáveis. Os dados são comuns mesmo, não customizados. Sugiro adicionar um par de dados extra para cada tipo, se for jogar muitas vezes, pois o que não falta no jogo é um monte de dados rolando.
O manual descreve Xia como um "sandbox" e isso é exatamente o que você recebe. Você viaja através de exploração espacial, negociação, cumprindo missão legal e não-legal e, claro, disparando adoidado em outras naves com canhões e mísseis. Xia: Legends of a Drift System é muito temático! Você pode realmente sentir que tudo neste jogo foi projetado com tema em mente. Durante a explicação das regras, que não são poucas, é visível a facilidade dos outros jogadores de entenderem de imediato e dificilmente há perguntas sobre regras, porque tudo faz um sentido temático perfeito e cria uma atmosfera muito intuitiva. Xia é impecável nesse aspecto.
Não há estratégia definida de jogo, os jogadores podem escolher ser pacíficos comerciantes, piratas ferozes, trabalhadores, mineiros ou oportunistas. O tabuleiro de jogo é definido aleatoriamente e explorado cada vez que você jogar. A proposta do jogo também é épica, tipo... você pode ser um paladino do espaço ou um Senhor das Galáxias / Han Solo, e a experiência promete muito, por conta das diversas formas de pontuar: comércio, combate, naves novas, títulos, missões e até na pura sorte. O grande problema é que isto não funciona muito bem na prática, pois além do comércio ser uma das formas mais seguras e fáceis de pontuar, existem alguns desafios em jogo que ninguém se arrisca porque eles são muito perigosos de tentar.
Os maiores desafios do Xia são tempo absurdo de duração da partida, o downtime altíssimo e quase intolerável que rola com a mesa cheia e o forte AP que alguns jogadores podem ter pela grande variedade de ações. Com 5 jogadores na partida, o tempo de espera inativo pode chegar ao ponto ao limite para se levantar da mesa e desistir do jogo... é bastante surreal. Não aconselho partidas com mais de 3 jogadores, esta é a configuração que proporciona o melhor custo-benefício.
Cada vez que você joga, situações diferentes ocorrem, pois ele foi projetado visando uma alta rejogabilidade. Isto é muito claro pela modularidade do tabuleiro, assim como as inúmeras naves e missões. No entanto, a maioria das missões, quer se trate de uma missão de escolta, política ou de entrega, no fim se resume tudo à mesma coisa. Voe de um lugar para outro e role um dado. Isso não é ruim, para o jogador certo, porém para alguns, será repetitivo e sem graça. A dependência da sorte também pode ser frustrante... a ponto de uma rolada de dado de gerar ponto de vitória ou simplesmente te destruir. Tudo bem que garante boas risadas aos adversários, mas vai certamente desanimar jogadores mais competitivos. O fator diversão dependerá novamente do jogador. E embora a jogabilidade possa ser divertida, falta um pouco de profundidade.
Em resumo, Xia é um jogo muito bem feito, caprichosamente produzido e que pode trazer experiências épicas ou uma boa noite de diversões... ou não. Eu aconselho você a jogar uma partida antes de comprar.
Xia foi um jogo que quando saiu o KS, imediatamente entrou no meu radar. Um jogo onde posso jogar de mercador espacial? Fantástico! Você pode customizar sua nave decidindo os atributos e se quer um perfil mais agressivo ou se vai liberar espaço para a carga? Genial! E ainda é um sandbox com componentes lindos? Pegue o meu dinheiro! Oops, agora não dá Kickstarter fechou e perdi.
Te pego na próxima Xia!
Meses depois, começam a aparecer as cópias no “por fora”. Hora de juntar os créditos aqui e ali para chegar no pé do ouvido de alguém e fazer a proposta indecente: “Me vende seu pledge?”. Mas epa! Chegou uma cópia do amigo Dudu, a galera está toda animada com o jogo! Bora lá jogar antes!
Após uma passada geral nas regras, estamos em jogo! Muito bem, faço ponto levando essa carga para lá e ainda tiro um dinheiro, mas o NPC pode ser um problema. Com dinheiro posso comprar mais pontos. Explodir o amiguinho dá ponto. Explorar dá ponto (< 3 cartografia espacial), legal. Missões dão pontos baseadas na distância, top! Rolar um 20 dá ponto. Oi?
Eu e mais um jogador partimos para um plano de contrabandista enquanto um segundo jogador já parte para uma direção mais agressiva. Sem muita opção dada a quantidade de grana. Rolo para mover, exploro uma região do espaço, caio em um campo de asteroides. Rolo para ver se tomo dano, tomo. Uso meus escudos, rolo para ver se consigo bloquear o dano. Ok, uma boa quantidade de rolagens só na primeira rolada, digo, rodada.
O jogo se desenrola por mais algumas rodadas. Quando a configuração da nave começa a importar, está na hora de você trocar. O NPC fica andando na rota dele sem fazer algo realmente interessante. Por azar, portais se abrem um do lado do outro, deixando-os bem inúteis. Jogadores usando as naves como aríete para derrubar o coleguinha (“Mais eficiente!” disse um jogador experiente). Rolar para cortar caminho por um sistema de defesa planetário, se explodir, explodiu. Um jogador se atira dentro de uma estrela durante uma exploração. Todo mundo ri.
Rapidinho a partida acaba, todos felizes com os bons momentos. Pessoal começa a falar de variantes para mudar isso ou aquilo. Que falta controle no movimento e que rolar para mover pode ser frustrante etc e tal. Mas sério, pra que? O jogo é um role-para-qualquer-coisa: quando você se sentar, tem que estar ciente que é uma espécie de Can’t Stop no espaço. E não falo isso de forma pejorativa, mas como um elogio pois é um jogão.
O Xia é um jogo novo feito quase inteiramente, e não sei se propositalmente, com mecanismos de jogos velhos. Mas o que importa é que o resultado final o colocou entre os 200 melhores jogos do mundo. É um exemplo vivo que a diversão não é atrelada às partes componentes, mas ao todo. Teoricamente, há a chance de alguém ter uma partida frustrante. Mas na prática, a coisa parece ser bem diferente.