Descolado::Caraaaaca... Um jogo lançado em 2008, praticamente "out of print" e ainda tem gente postando RESENHA dele como se ele fosse novinho??? AHUAHUHAUHUA Que show!!! Adorei. VIDA LONGA E PRÓSPERA ao nosso querido FORMULA D!
Foi um de meus primeiros jogos. Quem é apaixonado por corridas não tem como deixar de lado essa criança, é um ótimo Party Game, todo mundo que joga adora (ok, nem todo mundo, vai), e seu câmbio tem um charme todo especial.
Eu comprei a expansão dele, as pistas de HOCKENHEIM e VALÊNCIA (mandei fazer uma INTERLAGOS também), mas fiquei meio ressabiado pois me pareceu "mais do mesmo", não vi lá tanta diferença assim para a já tradicional pista de MÔNACO, mas nem acho que esse seja o foco do FORMULA D, ele foi criado para ser um jogo simples mesmo, seu fator sorte impede um planejamento a longo prazo (entenda-se "estratégias de corrida"). Ainda assim recomendo a compra da expansão, para que os fãs não fiquem sempre na mesma pista.
O FORMULA D tem uma vantagem em relação aos demais pois seus maiores concorrentes (jogos de F1) hoje são o Grand Prix, que não me passa a sensação de uma corrida de F1 apesar de ter muito mais elementos de corrida que o FORMULA D (além de não vir com miniaturas) e o Ultra-punk-hardcore Race! Formula 90, que passa anos luz de jogadores casuais.
Tem uma novidade chegando ai no mercado (deve chegar mês que vem) que deve ameaçar bastante o reinado do FORMULA D, e se chama Championship Formula Racing, pois tem regras simples (se explica em 5 minutos), tem miniaturas e o menor fator sorte dentre todos os simuladores do mercado. Quem viver, verá.
Huahuhaua e lá vou eu mais uma vez discordar de leve do Ismael quando o assunto é Formula D.
Acho o jogo bem mais ou menos quando jogado apenas em uma volta, mas ele fica muito desafiador e estratégico com 3 voltas e vários jogadores, não tem nada de party game nele nessas condições. Correndo na chuva então, a tensão fica em todas as jogadas, pois existe sempre o risco de alguém lhe tocar e provocar acidentes e é preciso estar muito atento à forma que se conduz o carro na pista.
Na verdade, os que apreciam corridas, só deveriam jogar no avançado, com 3 voltas e 6 carros no mínimo.
A regra da distribuição manual dos pontos do carro faz muita diferença no estilo de pilotagem. No campeonato que fizemos era clara a diferença entre pilotos mais arrojados e mais conservadores. E também dos que faziam 2 paradas contra os que faziam 1 (em 3 voltas é IMPOSSÍVEL tentar vencer sem parar nos boxes). Dá pra se jogar de forma diferente sim, você pode aplicar uma estratégia de corrida sim!
As pistas também representam uma diferença absurda entre si. Em Hungaroring se precisa de muito freio e carenagem, na longa reta do Brasil muito pneu e motor e na gigantesca reta da França, com seu harpim mortal, era necessário muito câmbio. As corridas em pistas de alta velocidade eram muito rápidas (Monza especialmente), já Spa demorava uma eternidade. Enfim, acho que as pistas são bem diferentes entre si e não dá pra ir sempre com o mesmo setup em todas elas, as experiências das pistas são muito diferentes entre si.
Nós definimos pequenas regras para diminuir a influência dos dados em momentos críticos do jogo.
1 - Kers, uma vez por volta você poderia usar o Kers pra andar até mais 2 espaços, e o Kers só estava disponível ao se iniciar uma nova volta e depois de usar um ponto de freio na volta anterior.
2 - Gastar um ponto de motor para andar até mais 2 espaços.
3 - Uma única rerolagem durante a corrida inteira. Essa era usada normalmente para te livrar da eliminação.
Eu recomendo que todos experimentem o jogo de forma completa, só assim ele vai te entregar uma partida estratégica e onde os melhores vão vencer e não os que contam apenas com a sorte.