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  4. Formula D Tá na Mesa!

Formula D Tá na Mesa!

Formula D
  • Clauber
    476 mensagens MD
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    Clauber18/02/17 13:46
    Clauber » 18/02/17 13:46

    Gosto muito do jogo, foi um dos primeiros da coleção, e destes pioneiros é o que ainda continua vendo mesa com alguma frequencia. Acho que arte, temática e mecânica combinam muito bem e em um grupo mais "gamer" um campeonato pode ser muito interessante.

    Abraço.

    2
  • Rodirlei
    1 mensagens MD
    avatar
    Rodirlei18/02/17 22:12
    Rodirlei » 18/02/17 22:12

    Eu queria muito ter este jogo mas não consigo encontrar.
    Alguém saberia dizer onde posso encontrar este jogo.
    Seria legal se alguma empresa, tipo a galapagos, trouxesse este jogo.

    1
  • Descolado
    815 mensagens MD
    avatar
    Descolado06/03/17 18:52
    Descolado » 06/03/17 18:52

    Caraaaaca... Um jogo lançado em 2008, praticamente "out of print" e ainda tem gente postando RESENHA dele como se ele fosse novinho??? AHUAHUHAUHUA Que show!!! Adorei. VIDA LONGA E PRÓSPERA ao nosso querido FORMULA D!

    Foi um de meus primeiros jogos. Quem é apaixonado por corridas não tem como deixar de lado essa criança, é um ótimo Party Game, todo mundo que joga adora (ok, nem todo mundo, vai), e seu câmbio tem um charme todo especial.

    Eu comprei a expansão dele, as pistas de HOCKENHEIM e VALÊNCIA (mandei fazer uma INTERLAGOS também), mas fiquei meio ressabiado pois me pareceu "mais do mesmo", não vi lá tanta diferença assim para a já tradicional pista de MÔNACO, mas nem acho que esse seja o foco do FORMULA D, ele foi criado para ser um jogo simples mesmo, seu fator sorte impede um planejamento a longo prazo (entenda-se "estratégias de corrida"). Ainda assim recomendo a compra da expansão, para que os fãs não fiquem sempre na mesma pista.

    O FORMULA D tem uma vantagem em relação aos demais pois seus maiores concorrentes (jogos de F1) hoje são o Grand Prix, que não me passa a sensação de uma corrida de F1 apesar de ter muito mais elementos de corrida que o FORMULA D (além de não vir com miniaturas) e o Ultra-punk-hardcore Race! Formula 90, que passa anos luz de jogadores casuais.

    Tem uma novidade chegando ai no mercado (deve chegar mês que vem) que deve ameaçar bastante o reinado do FORMULA D, e se chama Championship Formula Racing, pois tem regras simples (se explica em 5 minutos), tem miniaturas e o menor fator sorte dentre todos os simuladores do mercado. Quem viver, verá.

    3
  • doizinho
    222 mensagens MD
    avatar
    doizinho07/03/17 09:53
    doizinho » 07/03/17 09:53

    Descolado::Caraaaaca... Um jogo lançado em 2008, praticamente "out of print" e ainda tem gente postando RESENHA dele como se ele fosse novinho??? AHUAHUHAUHUA Que show!!! Adorei. VIDA LONGA E PRÓSPERA ao nosso querido FORMULA D!

    Foi um de meus primeiros jogos. Quem é apaixonado por corridas não tem como deixar de lado essa criança, é um ótimo Party Game, todo mundo que joga adora (ok, nem todo mundo, vai), e seu câmbio tem um charme todo especial.

    Eu comprei a expansão dele, as pistas de HOCKENHEIM e VALÊNCIA (mandei fazer uma INTERLAGOS também), mas fiquei meio ressabiado pois me pareceu "mais do mesmo", não vi lá tanta diferença assim para a já tradicional pista de MÔNACO, mas nem acho que esse seja o foco do FORMULA D, ele foi criado para ser um jogo simples mesmo, seu fator sorte impede um planejamento a longo prazo (entenda-se "estratégias de corrida"). Ainda assim recomendo a compra da expansão, para que os fãs não fiquem sempre na mesma pista.

    O FORMULA D tem uma vantagem em relação aos demais pois seus maiores concorrentes (jogos de F1) hoje são o Grand Prix, que não me passa a sensação de uma corrida de F1 apesar de ter muito mais elementos de corrida que o FORMULA D (além de não vir com miniaturas) e o Ultra-punk-hardcore Race! Formula 90, que passa anos luz de jogadores casuais.

    Tem uma novidade chegando ai no mercado (deve chegar mês que vem) que deve ameaçar bastante o reinado do FORMULA D, e se chama Championship Formula Racing, pois tem regras simples (se explica em 5 minutos), tem miniaturas e o menor fator sorte dentre todos os simuladores do mercado. Quem viver, verá.


    Huahuhaua e lá vou eu mais uma vez discordar de leve do Ismael quando o assunto é Formula D. 
    Acho o jogo bem mais ou menos quando jogado apenas em uma volta, mas ele fica muito desafiador e estratégico com 3 voltas e vários jogadores, não tem nada de party game nele nessas condições. Correndo na chuva então, a tensão fica em todas as jogadas, pois existe sempre o risco de alguém lhe tocar e provocar acidentes e é preciso estar muito atento à forma que se conduz o carro na pista. 
    Na verdade, os que apreciam corridas, só deveriam jogar no avançado, com 3 voltas e 6 carros no mínimo. 
    A regra da distribuição manual dos pontos do carro faz muita diferença no estilo de pilotagem. No campeonato que fizemos era clara a diferença entre pilotos mais arrojados e mais conservadores. E também dos que faziam 2 paradas contra os que faziam 1 (em 3 voltas é IMPOSSÍVEL tentar vencer sem parar nos boxes). Dá pra se jogar de forma diferente sim, você pode aplicar uma estratégia de corrida sim!
    As pistas também representam uma diferença absurda entre si. Em Hungaroring se precisa de muito freio e carenagem, na longa reta do Brasil muito pneu e motor e na gigantesca reta da França, com seu harpim mortal, era necessário muito câmbio. As corridas em pistas de alta velocidade eram muito rápidas (Monza especialmente), já Spa demorava uma eternidade. Enfim, acho que as pistas são bem diferentes entre si e não dá pra ir sempre com o mesmo setup em todas elas, as experiências das pistas são muito diferentes entre si.
    Nós definimos pequenas regras para diminuir a influência dos dados em momentos críticos do jogo.
    1 - Kers, uma vez por volta você poderia usar o Kers pra andar até mais 2 espaços, e o Kers só estava disponível ao se iniciar uma nova volta e depois de usar um ponto de freio na volta anterior.
    2 - Gastar um ponto de motor para andar até mais 2 espaços.
    3 - Uma única rerolagem durante a corrida inteira. Essa era usada normalmente para te livrar da eliminação.
    Eu recomendo que todos experimentem o jogo de forma completa, só assim ele vai te entregar uma partida estratégica e onde os melhores vão vencer e não os que contam apenas com a sorte.

    1
  • doizinho
    222 mensagens MD
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    doizinho07/03/17 09:57
    doizinho » 07/03/17 09:57

    Clauber::
    joaoclaudio::Adoro Formula D, queria jogar mais. A minha única reclamação é que ele demora mais do que devia para um jogo que tem eliminação de jogadores. 


    Em casa raramente ocorrem eliminações, quando ocorrem é no final do jogo em tentativas desesperadas de ultrapassagens, caso ocorra uma eliminação muito precoce, especialmente de novos jogadores, permitimos que este continue jogando após 3 ou 4 rodadas (o que elimina qualquer chance de uma boa posição, mas pelo menos o sujeito não fica reclamando da vida).

    Abraço.

    Vi muitas eliminações. Numa partida na travada pista de Cingapura, com 9 carros e com a corrida começando sob chuva, teve um eliminado antes da metade da primeira volta. Nessas condições as curvas são um verdadeiro inferno, não existe espaço pra todo mundo, e como os choques na chuva são mais recorrentes, as eliminações aconteciam aos montes. Outra situação que gerava bastante stress era na mudança de seco pra molhado no meio da prova. Isso aconteceu algumas vezes e as explosões de pneus aconteciam aos montes.

    2
  • Descolado
    815 mensagens MD
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    Descolado07/03/17 10:52
    Descolado » 07/03/17 10:52

    Ô doizinho, a quanto tempo cara! Pode discordar sim, já jogamos juntos vários jogos e entendo bem seu senso crítico. Você pode até falar com mais propriedade sobre o FORMULA D já que disputou um CAMPEONATO (acho que foi o primeiro do Brasil).

    Só algumas ressalvas então. Bom, você citou algumas pistas que não existem no FORMULA D (e sim no FORMULA DÈ), tais como MONZA, SPA, FRANÇA e BRASIL, provavelmente esteja falando do CAMPEONATO que vocês jogaram usando as pistas da versão antiga. Talvez se eu tivesse jogado nelas tivesse percebido essa diferença, mas nas que possuo não vi muita coisa que me chamasse atenção, mesmo em vários jogadores. Como citou o Clauber, a quantidade de colisões em vários jogadores é absurda, logo na primeira ou segunda volta tem carro fora da prova (claro que nunca retiramos um carro, ele toma uma megapenalidade mas deixamos ele na corrida).

    Vocês fizeram várias adaptações para reduzir o fator sorte do jogo nesse campeonato e mexer no fator sorte do FORMULA D é praticamente mudar o jogo porque ele é o que é justamente por causa disso. Uma coisa que permite acrescentar alguma ESTRATÉGIA ao FORMULA D (aliás em qualquer jogo de corrida) é justamente o PIT STOP (o que exige 2 voltas ou mais). Assim é possível planejar o tipo de corrida que você vai fazer, se vai gastar mais o menos recursos em cada volta já que pode repô-los, mas só isso - no caso do FORMULA D - não basta, é preciso mexer nas rolagens para reduzir essa quantidade grande de casas nas marchas mais altas.

    Eu não tenho nada contra o fato do FORMULA D ser um 'party game', muito pelo contrário, acho que ele tem muito mais chance de ver mesa justamente sendo um jogo divertido pois se passar a ser desafiante o público dele pode mudar um pouco, acabamos "burocratizando" um jogo que foi feito para ser simples e alguns podem preferir ir direto para algo mais "pesado", mas a dica está dada, o modo AVANÇADO do Formula D permite sim (com algumas modificações nas regras) acrescentar um grau de desafio bem confortável para quem acha que tem um jogo "morno" em casa.

    Bom, eu tenho os melhores jogos de corrida em minha coleção e o FORMULA D sempre terá espaço, com ou sem sorte!



    1
  • doizinho
    222 mensagens MD
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    doizinho07/03/17 11:17
    doizinho » 07/03/17 11:17

    Descolado::Só algumas ressalvas então. Bom, você citou algumas pistas que não existem no FORMULA D (e sim no FORMULA DÈ), tais como MONZA, SPA, FRANÇA e BRASIL, provavelmente esteja falando do CAMPEONATO que vocês jogaram usando as pistas da versão antiga. Talvez se eu tivesse jogado nelas tivesse percebido essa diferença, mas nas que possuo não vi muita coisa que me chamasse atenção, mesmo em vários jogadores. Como citou o Clauber, a quantidade de colisões em vários jogadores é absurda, logo na primeira ou segunda volta tem carro fora da prova (claro que nunca retiramos um carro, ele toma uma megapenalidade mas deixamos ele na corrida).

    Realmente as pistas novas são muito semelhantes, Cingapura, Moscou e Valencia são todas de rua e bem parecidas, as pistas antigas do Fomula Dé são bem mais diversas mesmo. Como eu considero os 2 jogos praticamente a mesma coisa, acabei botando todas as pistas num mesmo balaio. Mas que fique um aviso aqui, o fato de serem pistas parecidas não as deixa chatas, a corrida de Cingapura foi uma das mais emocionantes do nosso campeonato.

    Descolado::
    Vocês fizeram várias adaptações para reduzir o fator sorte do jogo nesse campeonato e mexer no fator sorte do FORMULA D é praticamente mudar o jogo porque ele é o que é justamente por causa disso. Uma coisa que permite acrescentar alguma ESTRATÉGIA ao FORMULA D (aliás em qualquer jogo de corrida) é justamente o PIT STOP (o que exige 2 voltas ou mais). Assim é possível planejar o tipo de corrida que você vai fazer, se vai gastar mais o menos recursos em cada volta já que pode repô-los, mas só isso - no caso do FORMULA D - não basta, é preciso mexer nas rolagens para reduzir essa quantidade grande de casas nas marchas mais altas.

    Na verdade não mudamos tanto o jogo assim. Uma corrida longa tem entre 60 e 70 rolagens de dados e com as nossas alterações de regras nós mudamos 5 ou 6 no máximo. O problema no Formula D é que as pessoas culpam uma única rolagem de dado desfavorável, mas normalmente uma rolagem ruim não mata ninguém, o que mata uma partida é uma sequencia de más decisões, ou de rolagens arriscadas. Isso era visto no campeonato, os que faziam escolhas questionáveis sempre acabavam ficando pelo caminho, enquanto que os que planejavam 2 ou até 3 rolagens à frente não sofriam tanto assim. Exemplo: uma curva qualquer pode ser feita em 5ª marcha e a próxima, logo a frente, em 2ª. O jogador casual entra nessa ordem e se estrepa inteiro quando ele passa reto pela primeira curva comprometendo completamente a próxima; o jogador mais calculista entra mais lento na primeira curva se preparando pra segunda. Essas coisas influenciam muito mais do que a sorte ou azar nos dados.

    1
  • Clauber
    476 mensagens MD
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    Clauber07/03/17 15:23
    Clauber » 07/03/17 15:23

    doizinho::
    Clauber::
    joaoclaudio::Adoro Formula D, queria jogar mais. A minha única reclamação é que ele demora mais do que devia para um jogo que tem eliminação de jogadores. 


    Em casa raramente ocorrem eliminações, quando ocorrem é no final do jogo em tentativas desesperadas de ultrapassagens, caso ocorra uma eliminação muito precoce, especialmente de novos jogadores, permitimos que este continue jogando após 3 ou 4 rodadas (o que elimina qualquer chance de uma boa posição, mas pelo menos o sujeito não fica reclamando da vida).

    Abraço.

    Vi muitas eliminações. Numa partida na travada pista de Cingapura, com 9 carros e com a corrida começando sob chuva, teve um eliminado antes da metade da primeira volta. Nessas condições as curvas são um verdadeiro inferno, não existe espaço pra todo mundo, e como os choques na chuva são mais recorrentes, as eliminações aconteciam aos montes. Outra situação que gerava bastante stress era na mudança de seco pra molhado no meio da prova. Isso aconteceu algumas vezes e as explosões de pneus aconteciam aos montes.


    Joguei pouquíssimas vezes com variação do clima, sempre que tem gente nova na pista acho que é uma aleatoriedade desnecessária, mas sei que obriga pilotos mais experientes a se adaptarem e pode ser interessante.
    De tudo em Formula D, possivelmente o que realmente me incomoda é a regra de colisão, eu sei que ela "obriga" o jogador a interromper o movimento antes pra ser mais precavido, mas na prática todo mundo arrisca (já que a chance de colisão é pequena) e quando alguém sai do jogo por isso é sempre muito chato (mesmo permitindo que este possa continuar correndo), uma coisa é rodar por ter usado uma estratégia mais agressiva, outra, a meu ver bem diferente, é rodar por uma ou duas rolagens de dado azaradas...
    Acho que o jogo realmente brilha quando há 7, 8, 9, 10 carros na pista, ele ganha toda uma camada nova de estratégia...

    Abraço!

    1
  • doizinho
    222 mensagens MD
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    doizinho07/03/17 15:28
    doizinho » 07/03/17 15:28

    Clauber::
    doizinho::
    Clauber::
    joaoclaudio::Adoro Formula D, queria jogar mais. A minha única reclamação é que ele demora mais do que devia para um jogo que tem eliminação de jogadores. 


    Em casa raramente ocorrem eliminações, quando ocorrem é no final do jogo em tentativas desesperadas de ultrapassagens, caso ocorra uma eliminação muito precoce, especialmente de novos jogadores, permitimos que este continue jogando após 3 ou 4 rodadas (o que elimina qualquer chance de uma boa posição, mas pelo menos o sujeito não fica reclamando da vida).

    Abraço.

    Vi muitas eliminações. Numa partida na travada pista de Cingapura, com 9 carros e com a corrida começando sob chuva, teve um eliminado antes da metade da primeira volta. Nessas condições as curvas são um verdadeiro inferno, não existe espaço pra todo mundo, e como os choques na chuva são mais recorrentes, as eliminações aconteciam aos montes. Outra situação que gerava bastante stress era na mudança de seco pra molhado no meio da prova. Isso aconteceu algumas vezes e as explosões de pneus aconteciam aos montes.


    Joguei pouquíssimas vezes com variação do clima, sempre que tem gente nova na pista acho que é uma aleatoriedade desnecessária, mas sei que obriga pilotos mas experientes a se adaptarem e pode ser interessante.
    De tudo em Formula D, possivelmente o que realmente me incomoda é a regra de colisão, eu sei que ela "obriga" o jogador a interromper o movimento antes pra ser mais precavido, mas na prática todo mundo arrisca (já que a chance de colisão é pequena) e quando alguém sai do jogo por isso é sempre muito chato (mesmo permitindo que este possa continuar correndo), uma coisa é rodar por ter usado uma estratégia mais agressiva, outra, a meu ver bem diferente, é rodar por uma ou duas rolagens de dado azaradas...
    Acho que o jogo realmente brilha quando há 7, 8, 9, 10 carros na pista, ele ganha toda uma camada nova de estratégia...

    Abraço!

    Pra esses casos de colisões causadas por terceiros que a gente criou a regra da rerolagem única. Era uma salvação, mas, mesmo assim, uma vez uma pessoa tirou uma sequencia de 1's e, mesmo com a rerolagem, ele acabou caindo fora da corrida. Quando o cara tá cag...o de azar não tem rerolagem que ajude.

    1
  • Descolado
    815 mensagens MD
    avatar
    Descolado07/03/17 17:24
    Descolado » 07/03/17 17:24

    De tudo em Formula D, possivelmente o que realmente me incomoda é a regra de colisão, eu sei que ela "obriga" o jogador a interromper o movimento antes pra ser mais precavido, mas na prática todo mundo arrisca (já que a chance de colisão é pequena) e quando alguém sai do jogo por isso é sempre muito chato (mesmo permitindo que este possa continuar correndo), uma coisa é rodar por ter usado uma estratégia mais agressiva, outra, a meu ver bem diferente, é rodar por uma ou duas rolagens de dado azaradas...


    É, aqui em minhas partidas NINGUÉM abandona prova não. O cara perde um turno (como se fosse para os boxes consertar o bico quebrado) e volta pra corrida.
    No Race! Formula 90 tem um lance onde, numa curva, sempre que dois carros tiram A MESMA SOMA nas cartas, ocorre um contato e ambos tomam um dano.

    Acho que daria pra fazer o mesmo no FORMULA D, ou seja, ambos rolam um dado e se ambos tirarem O MESMO VALOR, isso indicaria um CONTATO e portanto um prejuízo. Como o dado preto tem uma variação muito alta, talvez a rolagem do dado LARANJA ou o VERMELHO fosse mais indicado.

    Isso deixaria os contatos mais raros sem tirar a "intenção" da regra, pois coincidir dois valores iguais em duas rolagens indica que ambos fizeram "a mesma coisa" naquela curva, simulando um toque.

    https://cf.geekdo-images.com/images/pic1025095_md.jpg

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