caieme::Lpporto::Acho que os elementos novos tiram parte da tensão de alguém roubar tua rota e vc não ter mais opção nenhuma, poder perder o jogo ali. Com estação, vc deixa de ganhar pontos ao usar só.
Exato. Embora traga algumas regras a mais, o Europa é uma versão "ultra easy" do Ticket to Ride. É simples demais concluir os bilhetes nesse mapa. Bloquear rotas é uma das mecânicas fundamentais em T2R, e a possibilidade de colocar estações praticamente elimina essa parte do jogo.
Por outro lado, a grande vantagem do Europa em relação ao USA é que todos saem com um bilhete longo. Isso balanceia muito a pontuação. É raro alguém vencer no mapa original se sair só com bilhetes curtos, de 6-8 pontos, enquanto os oponentes têm bilhetes leste-oeste, de 17-21 pontos.
Entre o USA e o Europa, particularmente, eu ainda prefiro o USA. Além da competitividade pelas rotas (pela ausência de estações), o mapa original é melhor distribuído e tem muito mais rotas grandes, de 5 ou 6 trens (o Europa tem 3 rotas grandes, e só). Além disso, a expansão 1910 conserta definitivamente o problema dos bilhetes curtos.
Pra quem prefere um estilo de jogo menos (quase nada) punitivo, contudo, provavelmente o Europa seria a versão a escolher.
Versão "ultra-easy"?! rs Olha, apesar de ambos serem jogos bem leves, o "Europe" é reconhecidamente mais estratégico, justamente por todos os elementos que acrescenta (basta analisar os comentários, notas e "peso/profundidade" de ambos no BGG). As estações, ao contrário do que você disse, não facilitam o jogo, sendo utilizadas de forma estratégica para aproveitar rotas alheias, sem precisar gastar trens (aumentando a possibilidade de cumprir mais objetivos e gerando a penalidade que, no final, pode fazer uma grande diferença). Os túneis e as rotas que precisam de locomotivas são outros elementos que aumentam a tensão e deixam o jogo menos bobo. Para mim, apesar de raramente eu jogá-lo hoje em dia, não há nem comparação: o Europe é muito superior (ok, isso é gosto pessoal, mas versão "ultra easy" ele não é mesmo).