Cypher System
A jogabilidade do sistema Cypher envolve um simples rolamento de dados que determina o sucesso ou o fracasso de qualquer tipo de ação. Existem poucos modificadores para sobrecarregar esta rolagem; em vez disso, os jogadores aplicam suas habilidades e outros ativos para reduzir a dificuldade de uma tarefa. Eles também podem concentrar um recurso limitado chamado Esforço para reduzir ainda mais a dificuldade das ações realmente importantes para eles.
Cabe aos jogadores trazer vantagens que eles têm para diminuir a dificuldade de uma tarefa. Uma vez que eles fazem, eles jogam os dados. O trabalho do GM é apresentar situações imaginativas, não mexer com modificadores.
Os personagens ganham XP quando fazem descobertas novas e interessantes (não de matar coisas, embora o combate seja frequentemente necessário para fazer descobertas e realizar missões). Eles também ganham XP quando o GM "se intromete" na ação do jogo para introduzir novas complicações. Por fim, os jogadores têm a capacidade de conceder XP a outros jogadores por grandes ideias, ações úteis ou outras razões.
O XP pode ser gasto para aumentar as habilidades dos personagens, ou para afetar os eventos do jogo (como rolar os dados), ganhar benefícios de curto prazo ou avançar em nível.
O sistema Cypher foi projetado exclusivamente para facilitar as coisas do GM. O objetivo é diminuir a quantidade de tempo que o GM passa fazendo malabarismos com as estatísticas do jogo, e permitir que ele se concentre inteiramente na história e na ação em questão. Criaturas, NPCs e encontros inteiros são incrivelmente fáceis de fazer em tempo real - e ainda mais fáceis de serem executados - mas ainda apresentam desafios vívidos e interessantes.
Sistema - Cypher System