Update:
20/Jul/2022 - Há alguns anos comecei a desenhar um jogo chamado "O Obscuro". A proposta era interessante, porém, a falta de aprofundamento nas mecânicas já existentes limitaram o desenvolvimento criativo, então veio a pandemia e acabou nos forçando a deixar o jogo em segundo plano. Porém, hoje estamos de volta a mexer nessas idéias e quem sabe construir esse jogo para vocês. A proposta do jogo era trazer principalmente a narrativa como mecânica principal, quer dizer, o jogo todo se apoiaria em cenários e eventos narrados, algo como Above & Below, Legacy of the Dragonholt. Durante as pesquisas encontramos diversas definições para esse estilo de jogo e decidimos criar esse tópicos para organizar e definir o que de fato é Storytelling, Narrativa, Story, Paragraph-Story, Story-Driven etc, apontando diversos jogos para serem estudados. Bora lá
Para adicionar:
Sinta-se a vontade para colaborar, adicione os jogos que você achar que cabem nessa proposta, mas evite as expansões, vamos focar apenas no que é base, okay?
Proposta da lista:
A mecânica ou gênero (ainda não sei como definir isso) de narrativas imersivas dentro dos jogos de cartas e tabuleiros é algo bem controverso. Há quem ame e quem odeie, raramente há o meio termo. Quando se trata de contar histórias dentro de um jogo, há muitos fatores que influenciam a UX, e todos devem dialogar e maneira efetiva para não cair em contradição ou acabar trazendo más experiências.
O objetivo dessa lista é erguer alguns jogos que possuam desde leves narrativas de contextualização até jogos mais densos, reais Story-Driven. Há muitos jogos que trazem narrativas como headline ou flavor, então, vou considerar aqui, jogos que apresentam a narrativas como tema central, mas também jogo mais levianos como LCGs que necessitam do lore para fluírem. Por exemplo:
Above & Below é um jogo que apresenta uma narrativa ampla, ela não se fixa em uma cronologia ou linha narrativa, apenas em apresentações de experiências baseadas em explorações. Apesar da desconexão interna, ele traz a imersão no universo apresentado, portanto, Above & Below encaixa na nossa concepção de Story-Driven como um jogo leve. Podemos colocar aqui Stuffed Fables, Tainted Grail, talvez Dead Winter?
Tales of the Arabian Nights coloca os jogadores em momentos de decisão constante, trabalha o fator sorte baseado em keywords, o que é bem legal, e apesar de não apresentar uma narrativa linear ou que venha a construir a personagem ou dar um sentido objetivo a sua trajetória, ele faz uma imersão profunda na cultura, cotidiano e vários aspectos da vida das personagens. Sendo assim, Tales of the Arabian Nights se encaixa na nossa concepção de Story-Drive como um jogo mediano. Talvez aqui também se encaixe jogos como This War of Mine, Journey in the Middle-Earth, Mansion of Madness, e Arkham Horror LCG.
O Story-Driven intenso, bom, ainda estou em busca. Pensei em citar Legacy of the Dragonholt, mas este jogo é um tanto peculiar, pois se assemelha ao livros de aventura solo, Aventuras Fantásticas, lançada pela Jambo, mais famosas de Steve Jackson. Não sei até que ponto ele deveria entrar na nossa linha de pensamento, mas deixo aqui como um lembrete. Ah! Talvez Mice & Mystics?
É um pouco complicado distanciar a ideia de Storytelling e Story-Driven, pois para que um jogo realmente seja visto como uma narrativa imersiva há ainda alguns aspectos para serem analisados. Estou buscando mais informações e coletando-as para ver se consigo estabelecer um parâmetro, pois quando sabemos que de fato o jogos estão trazendo uma imersão e quando a narrativa é apenas um flavor, um floreio? Talvez se pensarmos "E se não tivesse história, esse jogo ainda faria sentido?"
Estou em busca da resposta... Enquanto isso, vamos continuando essa lista de referências para não nos perdermos Sugestões, deixa nos comentários, por favor, sinta-se livre para contribuir, só não esqueça de justificar a adição do jogo!
Obs¹: Nem todos os jogos dessa lista eu pude testar! Se houver algum que você tenha jogado e queira comentar, compartilha tudo aí!
Obs²: Sei que nesses momentos, jogos como Sherlock Holmes e Detetive são relevantes, mas vamos desconsiderar os de carácter investigativo, pois são jogos que trazem a narrativa como matriz, tal como a dedução.
Nenhum Jogo Encontrado
-
{{jogo.nm_jogo}} ({{jogo.ano_publicacao}}) {{jogo.nm_distribuidora}} {{jogo.qt_jogadores_str}} {{jogo.tempo_jogo}}
Nenhum Anúncio Encontrado
-
{{anuncio.nm_item}} {{anuncio.qtde}} anúncios A partir de {{anuncio.vl_venda|formataValor}}
Nenhum Tópico Encontrado
-
{{topico.titulo}} Por {{topico.usuario}} {{topico.nm_jogo}}
Nenhuma Lista Encontrada
-
{{lista.nm_lista}} Por {{lista.usuario}} {{lista.qt_itens|plural('item', 'itens')}}
Nenhum Usuário Encontrado
-
{{usuario.usuario}} Membro desde {{usuario.dt_cadastro|mesAnoExtenso}}
Nenhum Canal Encontrado
-
{{canal.nm_canal}} {{canal.qt_postagens|plural('postagem','postagens')}} Última {{canal.dt_ultima_postagem|dataHoraHuman}}