DESCRIÇÃO:
Em Ancient Terrible Things você joga no papel de um aventureiro intrépido, explorando um rio da selva escura.
Em cada turno, você deve viajar para um local fatídico, enfrentar um encontro sinistro e tentar desvendar os seus segredos antigos. Se você tiver sucesso (usando uma combinação de dados, fichas e cartas), você adiciona os segredos para a sua pontuação. Se você falhar, você desencadeia uma Coisa Terrível, que conta contra a sua pontuação no final do jogo.
O objetivo do jogo é ser o jogador com os segredos mais antigos quando o jogo terminar em um evento indescritível.
O jogo envolve rolar os dados para conseguir combinações (pares, três ou mais de um tipo, e único dado mostrando um determinado número ou superior). Dados combos são usados para superar as cartas de Encontro (vale pontos no final do jogo) e adquirir recursos (marcadores).
Há 4 principais fichas de recurso no jogo: Foco, Coragem, Tesouro e Talento.
- Foco é utilizado para rolar dados novamente.
- Coragem é gasta para superar um encontro, antes de lançar seus dados.
- Tesouro é gasto em cartas de Posto Comercial, que dão um efeito de jogo permanente.
- Talento é gasto para jogar cartas de sua mão, que permitem efeitos únicos.
DESIGNER: Simon McGregor
RANKING BGG: 1616
NOTA BGG: 6,9
ANÁLISE:
PONTOS / CRITÉRIOS / PESO ------- ESCALA DE ESTRELAS -----------------------------------
(7,0) DIVERSÃO (x10): CHATO 








MUITO DIVERTIDO
(6.0) MODO DE JOGO (x10): SIMPLES 








ESTRUTURADO
(5.0) ANDAMENTO (x5): EXAUSTIVO 








FLUÍDO
(2.0) ALEATORIEDADE (x3): PURA SORTE 








ZERO/POUCA INFLUÊNCIA DE SORTE
(2.0) DESAFIO (x2): MEH 








INTENSO
(4.0) FATOR REPLAY (x5): ZERO 








QUERO JOGAR MAIS VEZES
(6.0) SETUP (x1): PREGUIÇA 








TRANQUILO
(6.0) TEMA / MECÂNICA (x1): MEH 








HARMONIOSO
(10.0) ESTÉTICA (x1): FEIO 








BONITÃO
(6.0) TEMPO DE JOGO (x2): MUITO LONGO/CURTO 








PERFEITO
TOTAL = 219/40 = 5,4
10 = PERFEITO
9 = ÓTIMO
8 = MUITO BOM
7 = BOM
6 = OK
5 = REGULAR
4 = FRACO
3 = RUIM
2 = MUITO RUIM
1 = HORRÍVEL
0 = NUNCA MAIS!
PONTOS POSITIVOS:
+ O modo solo funciona como um tutorial, ideal para aprender as regras e poder ensinar a grupos maiores.
+ Arte sensacional
+ Divertido, quando dá certo.
PONTOS NEUTROS / NEGATIVOS:
- O Solo até é bem estruturado no início mas vai ficando maçante e fácil com andamento do jogo.
- Muita sorte, muita mesmo.
- Cartas que não fazem sentido no modo solo permanecem no deck (cartas de end game por exemplo).
- Regras omissas que geram confusão.
- Pouco desafio.
